A moda é um dos segmentos mais cíclicos que existem. Ou seja, as tendências variam de acordo com o contexto comportamental e social da época. Com as roupas íntimas, por exemplo, a evolução da lingerie aconteceu conforme ela foi se moldando e se readequando às necessidades das mulheres.

Você tem curiosidade em saber como se deu a evolução da lingerie desde o século passado até os dias atuais? Então, continue a leitura deste post e descubra como esse conhecimento pode ajudar você a compor melhor suas peças íntimas!

O começo do século XX e o adeus ao espartilho

Até o início do século XX, o espartilho havia sido a principal “roupa íntima” por vários séculos. Extremamente desconfortável, sua função era puramente estética, e convenhamos que esse conceito mudou (ainda bem!) muito atualmente. Na década de 10, mais precisamente no ano de 1908, o estilista francês Paul Poiret apresentou novos modelos de vestido que vestiam de maneira mais natural no corpo da mulher. Com marcações acima da cintura e que davam mais conforto e movimento. Assim, o espartilho foi sendo cada vez mais deixado de lado devido aos novos modelos de vestimenta. Uma vez que estes proporcionavam muito mais liberdade de movimento às mulheres.

Alguns anos depois, o antecessor do sutiã foi criado pela americana Mary Tucek. Ela desenvolveu um modelo que prendia nas costas com colchetes e tinha bojo separado. Mas, foi somente em 1914 que o sutiã (como conhecemos hoje) foi aprimorado e patenteado por Mary Phelps, que criou uma peça simples, feita com tiras de seda.

Década de 20 e o fim das calçolas

Até os anos 20, a roupa íntima da parte inferior feminina era composta por calçolas nada atraentes, que iam até os joelhos. Outra mudança aconteceu, quando Gabrielle Chanel inventou um modelo mais delicado de calcinha que cobria somente a região do quadril, com rendas nas laterais.

Nessa mesma época, o modelo de sutiã em formato de triangulo estourou, com alças transpassadas que se prendiam na parte frontal. Era o início da lingerie no design que usamos atualmente.

Décadas de 30 e 40 e o “up” nos seios

Na metade dos anos 30, a tendência da moda íntima eram os sutiãs que empinavam os seios, sendo adicionados bojos às peças. Esse foi o primeiro tipo de sutiã “push-up” mas com o bojo extra adicionado ao sutiã. Na década de 40, esses enchimentos foram aprimorados, de modo a trazer mais conforto à mulher.

Atualmente, os bojos com enchimento push UP já trazem essa adição de espuma internamente no próprio bojo. Desse modo, o efeito no decote é muito mais natural e confortável!

Década de 50 e a era sensual

As famosas Pin Ups surgiram nessa época, uma vez que a moda íntima começou a acompanhar os modelos de biquínis e maiôs. A sensualidade foi ainda mais contemplada com o invento das “bolhas” de bojo e das alças grossas, que começavam na altura das axilas, o que juntava ainda mais os seios e os empinavam. Além da lingerie, essa década transformou todo o look feminino, trazendo muita sensualidade. Enfatizando as curvas femininas, as roupas tinham cinturas marcadas. E as calcinhas de cintura alta (que estão super em alta atualmente) completavam esse look. Já o busto, pedia o uso de sutiãs com bojos push up e bastante valorização no decote.

Décadas de 60 e 70 e a voluptuosidade das cintas-liga

As cintas-liga ganharam espaço, bem como as meias 7/8 com rendas na altura das coxas. Além disso, as calcinhas e os sutiãs ficaram mais transparentes e leves. Nessa década, as lingeries já eram confeccionadas em tecidos mais leves e finos.

Anos 80 e 90, o fio dental e a influência da moda esporte

Os modelos de calcinhas estreitas e fio dental se popularizam nessa época. Lingeries sem costura, uso de fechos e foco no conforto são as estrelas da época. Com a popularização da moda esportiva, ficou mais evidente também a influência dos estilos mais jovens e do street style.

Foi um período de sensualidade, com looks bem ousados. Além disso, o lado sexy também ganhou força com o surgimento de peças em látex.

A partir dos anos 2000

Hoje em dia, as peças íntimas são menores que as dos anos anteriores. Mas, devido à tecnologia dos tecidos, são bastante confortáveis e resistentes. Quanto às opções, existe uma grande liberdade de escolha, permitindo às mulheres que optem por usar aquilo que as deixam mais seguras e bonitas.

Como visto, a evolução da lingerie continua a todo vapor, trazendo mais confiança, conforto e até mesmo satisfação para as mulheres.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então confira as lingeries da Fidelitá aqui!