O controle de fluxo de caixa para revendedoras nada mais é que o registro de todas as movimentações financeiras de um negócio. Considerando todas as entradas e saídas de dinheiro em um período específico. Mas, esse controle não é uma exclusividade de empresas e grandes organizações. Por isso, também é uma ferramenta importante para revendedores e autônomos.

Ele é importante para que você não olhe apenas para o saldo final do mês e tenha uma perspectiva errada sobre sua realidade financeira. Sabendo dos ganhos e gastos reais, fica mais fácil fazer planejamentos financeiros e garantir sua lucratividade. Então, revendedora, quer saber como fazer um controle de fluxo de caixa eficiente? Confira a seguir!

1. Decida como registrar seu controle de fluxo de caixa

Em primeiro lugar, você precisa decidir como o seu controle de fluxo de caixa será registrado. Pode ser que você prefira usar a boa e velha agenda ou tenha o hábito de fazer esse controle com o auxílio de planilhas mais elaboradas. Hoje, é possível fazer o registro no celular e usar aplicativos que te auxiliem nesse gerenciamento do caixa.

Seja qual for o seu método preferido, é importante que ele ajude na manutenção da constância, já que anotações erradas e irregulares não ajudam em nada. Portanto, escolha o modelo que melhor se adequará a sua rotina para anotar todos as entradas e saídas de dinheiro!

2. Registre as contas a pagar e contas a receber

Decidiu como fazer o controle de fluxo de caixa? Agora é hora de começar a registrar suas contas a pagar e contas a receber. Em contas a pagar você pode incluir dados, como o parcelamento de compras de estoque, além de custos fixos que você tiver. Em contas a receber você precisa registrar as vendas realizadas em um determinado período e quaisquer movimentações que caracterizem entrada de dinheiro.

Caso não seja possível saber o valor exato de uma conta, é preciso fazer uma estimativa (previsão de gastos). Lembre-se de que o propósito do fluxo de caixa é justamente prever o saldo verdadeiro da conta no final do mês. Para isso, você pode se basear no valor de contas anteriores.

3. Inclua as receitas e despesas a prazo

É comum que o revendedor autônomo registre o valor cheio da venda, mesmo quando ela é feita a prazo. O ideal é que você registre todas as parcelas, com seus respectivos valores, ao longo dos meses parcelados. O mesmo vale para as compras realizadas a prazo.

Dessa forma você sabe quanto realmente vai gastar e receber no mês em questão. Isso também vai ajudar você a determinar metas de vendas diárias, entender quando pode realizar uma promoção e/ou quando não é viável realizar uma compra ou venda a prazo.

4. Tenha contas bancárias separadas sempre que possível

Se você está começando a empreender como revendedora de moda íntima, é possível que use a mesma conta bancária para guardar o dinheiro pessoal e o dinheiro do negócio. A longo prazo, esse hábito pode até mesmo prejudicar a sua organização financeira, já que fica mais fácil confundir as despesas pessoais com as profissionais.

Por isso, se for possível, é mais indicado ter uma conta separada. Existem contas de pessoa jurídica, que oferecem diversas vantagens para um negócio. Tais como taxas e tarifas menores, possibilidade de gerar boletos e assim por diante.

5. Sempre mantenha uma reserva de emergência

Mesmo com todas as suas finanças em dia e seu controle de fluxo de caixa fluindo, as emergências são inevitáveis. Seja na vida pessoal ou profissional, é sempre bom contar com uma reserva para cumprir os seus compromissos, principalmente se a sua receita estiver prejudicada.

Crie o hábito de separar uma parte dos seus lucros todos os meses e faça uma poupança. Comece com o valor que tiver disponível, afinal, um valor pequeno guardado todos os meses pode fazer uma grande diferença no futuro.

Viu só como o controle de fluxo de caixa é fundamental para controlar as finanças do seu negócio? O melhor é que essa é uma ferramenta simples, que pode ser usada diariamente e sem a necessidade de tecnologias exclusivas. Então comece a controlar seu fluxo de caixa hoje mesmo!

Gostou das dicas deste artigo? Acompanhe a Fidelitá Lingerie nas redes sociais e conheça nossas páginas do Instagram e do Facebook!