A lingerie é um item essencial do guarda-roupa de qualquer mulher. Por serem peças que estão em contato direto com regiões íntimas e sensíveis, é importante que elas sejam de qualidade. Desse modo, o uso de lingeries confortáveis e com tecidos de qualidade, é imprescindível para garantir uma boa saúde íntima.

No entanto, é comum ouvirmos muitas recomendações errôneas, que podem confundir as mulheres sobre os cuidados ideais com as peças. Pensando nisso, criamos uma lista com 5 grandes mitos e verdades sobre as lingeries que você precisa conhecer. Ficou curiosa? Então confira a seguir!

1. Lavar a calcinha no banheiro faz mal para a saúde

Muitas mulheres têm o hábito de lavar a calcinha no chuveiro enquanto tomam banho. Essa é uma prática que ajuda a economizar tempo e água, mas vira e mexe ouvimos alguém dizer que o hábito não é saudável para a saúde da mulher.

A princípio, a história de que lavar a calcinha no chuveiro faz mal é um mito. Você pode, sim, lavar as suas calcinhas no banho, desde que utilize um sabão neutro — nada de sabonete! — e a coloque para secar em um local arejado, fora do banheiro.

Então, lavar calcinha no banheiro, pode sim! Mas, deixar secar no próprio banheiro é o problema. O cuidado aqui é em secar em local fresco e arejado. Outro cuidado importante é garantir que as calcinhas estejam completamente secas antes de guardá-las.

2. Dormir sem calcinha é melhor para a saúde íntima

Outra afirmação que sempre cai na categoria de mitos e verdades é a de que dormir sem calcinha é melhor para a saúde íntima. Essa afirmação é verdadeira, já que a ausência da peça nas horas de sono deixa a área mais arejada, diminui o excesso de suor e também pode diminuir os corrimentos.

No entanto, o fato de dormir de calcinha não é um sinônimo de falta de saúde ou higiene. Basta escolher uma peça mais folgada e confortável, composta de um tecido que permita a respiração da pele, com o algodão ou a microfibra.

3. As mulheres só devem usar a calcinha de algodão

Mais uma afirmação para a nossa lista de mitos. De fato, a calcinha de algodão faz bem para a saúde íntima, pois tem um tecido de fibra natural, que permite a respiração da pele e diminui as chances de irritações e alergias na área.

No entanto, a indústria de lingeries conta com tecnologias cada vez mais avançadas, que desenvolvem tecidos sintéticos tão apropriados quanto o algodão, como a microfibra e o modal.

4. Usar sutiã apertado prejudica o crescimento dos seios

Essa afirmação é bem antiga e sempre há quem fique em dúvida se trata-se de um mito ou uma verdade. Independentemente das superstições sobre o assunto, usar um sutiã apertado não vai atrapalhar o crescimento dos seios, mas vai machucá-los (e as costas) com o uso contínuo. Isso depende da genética de cada pessoa, e uma peça apertada não tem poder para determinar o crescimento dos seios.

No entanto, usar sutiãs ou calcinhas apertadas demais pode afetar a circulação sanguínea e fazer mal para a saúde, além de causar desconforto e até mesmo dor. Por isso, sempre escolha uma lingerie do tamanho adequado para o seu corpo. Se tratando do sutiã, é importante ainda você escolher o seu tamanho correto de busto e costas, para que a peça realmente vista de maneira confortável.

5. O sutiã certo pode evitar dores nas costas

Será mesmo que a escolha do sutiã causa algum impacto na dor nas costas? Podemos dizer que sim, desde que a dor seja fruto de seios muito grandes e pesados, como acontece com algumas mulheres que necessitam sutiãs de sustentação. O peso pode, sim, afetar a coluna de forma séria, tornando necessária a realização de cirurgia em casos mais graves.

Nesse caso, é preciso investir em um sutiã reforçado, com laterais largas, alças mais grossas e taça firme. Esse modelo vai fazer toda a diferença na modelagem, no conforto e na saúde de quem tem seios de tamanho grande.

Gostou de conhecer esses mitos e verdades sobre o uso de lingeries? Além de interessante, a verdade sobre essas informações pode ajudar a proteger a saúde, a fazer a escolha certa na hora de comprar uma lingerie e garantir mais conforto para o dia a dia.

Conhece alguém que ainda não sabe a verdade sobre o assunto? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!