Dobrar roupas da maneira adequada nem sempre é fácil, principalmente quando se trata de uma roupa íntima. Por isso, acaba sendo muito comum ver gavetas cheias de peças de baixo misturadas, sem nenhuma organização.

A má notícia é que esse hábito pode danificar e inutilizar uma peça que estava em bom estado. O sutiã, por exemplo, pode perder toda a sua estrutura quando é dobrado e guardado do jeito errado. O bojo pode criar estrias danificando a espuma, e o aro pode entortar.

Mas, a boa notícia é que hoje nós vamos te mostrar algumas dicas sobre como guardar sutiã do jeito certo, para você aproveitar sua peça por muito mais tempo. Quer aprender? É só acompanhar as dicas deste post!

Destine uma gaveta para as roupas íntimas

O cuidado com as peças íntimas começa na separação de uma gaveta para guardar apenas essas lingeries. Essas peças estão em contato com regiões íntimas do nosso corpo, que podem ser acometidas por infecções bacterianas e fúngicas, causando diversos problemas de saúde.

Desse modo, ao destinar uma gaveta específica para elas, você diminui os riscos de contaminação, além de conseguir fazer uma organização mais eficiente. Caso você seja uma grande fã de sutiãs e tenha muitos no seu guarda-roupa, o ideal é destinar uma gaveta apenas para eles!

Guarde as peças de acordo com o tipo de sutiã

Agora que você já tem uma gaveta para suas peças íntimas, é hora de separar os sutiãs de acordo com o tipo. Podemos dividir essa peça em dois grupos principais: sutiã com bojo e sem bojo (bojo em tecido).

O sutiã com bojo precisa de um cuidado redobrado, já que o enchimento interno de espuma pode dobrar e não voltar mais ao formato original. Portanto, essa peça deve ser guardada aberta, mantendo sua estrutura. Você pode enfileirar as peças, mantendo a parte de trás fechada. Já as peças sem bojo podem ser dobradas, já que isso não compromete sua estrutura original.

Além da separação pelo bojo, outra dica para deixar sua gaveta bem organizada é agrupar seu sutiãs por modelo, tipos de decote, ou até por cores. Dependendo de sua necessidade de uso no dia a dia.

Use colmeias de TNT para facilitar a organização

Na hora de organizar seus sutiãs, você pode usar alguns acessórios que facilitam o trabalho. As colmeias de TNT ou de plástico são destinadas justamente para a organização de lingeries, evitando que elas fiquem soltas na gaveta e percam a ordem com facilidade.

Existem colmeias de diversos formatos, que comportam peças com ou sem bojo. As peças com bojos ficam abertas e em espaços maiores, enquanto as peças sem bojo podem ficar dobradas em espaços menores, evitando, por exemplo, que peças com renda desfiem ou adquiram bolinhas.

Isso ajuda a otimizar o espaço, para que ele comporte mais peças. Basta retirar e colocar as peças sempre que precisar, sem desorganizar o que já foi guardado.

Cuidados com cintas e blusas modeladoras

Algumas cintas e blusas modeladoras contam com a parte do busto, que geralmente vêm com um bojo. Essas peças são maiores, por isso, pode ser mais desafiador mantê-las guardadas adequadamente.

O ideal é que elas fiquem abertas, uma em cima da outra, para não perder sua estrutura, que, nesse caso, vai além da parte do busto e pode incluir barras modeladoras.

Viu só como guardar sutiã pode ser mais fácil do que você imaginava? Em poucos minutos você deixará todas as suas peças organizadas, de um jeito simples e mantendo a qualidade por muito mais tempo.

Gostou dessa dica? Então conte para todas as suas amigas compartilhando este post nas suas redes sociais!

Aproveite também, para conferir como esterilizar suas roupas íntimas em 5 passos. Confira aqui