A história da lingerie tem início no uso de peças de linho semelhantes a camisões e a anáguas no século 19. Acredite ou não, foi durante a Primeira Guerra Mundial que a lingerie começou a tomar formas parecidas com as que usamos hoje. Afinal, as mulheres começaram a trabalhar em fábricas e precisavam de mais conforto e liberdade de movimento.

A primeira calcinha existente, chamada pantaloon, apareceu em 1800 e chegava à altura dos joelhos. Já o primeiro protótipo de sutiã, chamado de corpete para seios, apresentava alças apoiadas nos ombros e surgiu em 1889. Continue lendo este conteúdo e saiba mais curiosidades sobre a evolução da lingerie!

Tipos de lingerie

O primeiro sutiã comercializado foi criado em 1914 e tinha um formato triangular, com bojo em tecido e tiras laterais. Enquanto a primeira calcinha vendida em lojas surgiu em 1920 e cobria todo o quadril.

Apenas na década de 1960 é que novos tipos de lingerie surgiram e tornaram-se mais sensuais. Apresentando formatos variados de alças, tecidos, bojo, detalhes em renda ou feitos todo em renda. Nas décadas que se seguiram, outros estilos apareceram, trazendo ainda mais sensualidade, como o bodysuits, sutiã com enchimentos, aros, cintas-ligas e cores mais variadas.

Tecidos

O termo lingerie vem do francês “linge”, que significa “linho”, já que esse era o tecido usado para as peças íntimas. Foi na década de 1940 que os sutiãs foram aprimorados e passaram a ser feitos em náilon, garantindo maior conforto para a mulher. Pois desse modo os tecidos possuíam mas elastano, fibra que permite que o tecido “estique” e vista melhor acompanhando as curvas.

As rendas ganharam destaque a partir dos anos 1960, e peças transparentes começaram a aparecer. Já a partir dos anos 2000, novos tecidos tecnológicos surgiram, como a microfibra feita em poliamida e elastano. Desse modo, as lingeries se tornaram cada vez mais confortáveis, com tecidos que se adaptam ao formato do corpo.

Se quiser saber quais são os tecidos de lingerie mais utilizados atualmente, dá uma olhadinha neste post aqui!

Revoluções

A substituição dos corsets foi a primeira grande revolução do vestuário íntimo da mulher. Na década de 1920, as peças íntimas começaram a ganhar um novo aspecto. Desse modo, deixando de ser volumosas e passando a ser mais justas. Isso permitiu peças e silhuetas mais livres.

Mas a sensualidade feminina nas lingeries ganhou força apenas na década de 1950, devido à chegada das pin-ups. Essas mulheres revolucionaram a moda, exibindo-se em peças íntimas muito sensuais, com corsets, rendas coloridas e cintas-ligas. Ao contrário da tradição da época, na qual as mulheres se vestiam de maneira mais delicada e conservadora.

Tamanhos das lingeries

As peças que antecederam as calcinhas que conhecemos hoje eram chamadas de calçolas, sendo semelhantes a calças mais folgadas. Com o passar das décadas, foram se tornando mais curtas e passaram a ser fabricadas com tecidos mais leves e confortáveis. Porém, apenas nas décadas de 1970 e 1990 as calcinhas ficaram menores, até chegar aos tamanhos de calcinha atuais.

Já os sutiãs também acompanharam a tendência e foram diminuindo de tamanho. Até chegar aos modelos como meia-taça e tomara que caia que conhecemos hoje. Os bojos dos sutiãs, também mudaram ao passar das décadas.  E com o uso mais frequente de sutiãs com bojos moldados (em espuma, estruturados) também apareceram variados modelos de bojo, decotes e enchimentos internos. Atualmente existem diversos modelos, confira aqui os sutiãs da Fidelitá!

Gostou de saber mais sobre a história da lingerie? Como você pôde conferir neste artigo, a moda sempre se renova para se adaptar às necessidades de cada época. Além disso, conforto e identidade própria são cada vez mais valorizados nessas peças!

Se você quer ficar por dentro de curiosidades e novidades sobre a moda íntima, vem curtir agora mesmo a nossa página no Facebook!