A importância de um bom vitrinismo já é bastante conhecida no varejo, especialmente em dias tão competitivos como os de hoje. E dentro desse contexto, um toque super feminino pode ser utilizar flores na decoração da vitrine.

Mas é preciso saber passar a mensagem correta — seja ela sensualidade, conforto ou delicadeza. E, como em qualquer estratégia para atrair clientes, é importante saber como fazer as opções certas.

Você quer usar flores em decoração de vitrine, mas tem receio de errar na escolha? Nesse post, você vai aprender algumas práticas que transformarão a natureza em grandes aliadas de uma vitrine vendedora. Confira!

Utilizando os tipos de flores ideais

Se você pretende montar arranjos para decorações não relacionadas a datas comemorativas como o Dia dos Namorados ou o Dia das Mulheres, atente-se primeiro ao tempo de exposição das plantas. Pois, como um cenário de vitrine pode ser mantido por um tempo prolongado, as flores vão ficar expostas à luz ou em um ambiente pouco arejado por um longo período de tempo.

Nesse caso, escolha versões artificiais e deixe as verdadeiras apenas para casos de curta exposição!

E não é preciso muito para conseguir flores artificiais. Você pode até mesmo produzi-las com materiais simples, como papéis de gramatura alta (mais durinhos, que dão sustentação) e espuma como um material auxiliar. Se escolher flores de estilo japonês, por exemplo, componha suas criações com galhos encontrados em jardins. Você pode também criar arranjos em formato de esfera e colocá-los em pequenos vasos de flor.

Caso queira investir mais, procure a técnica dos origamis aplicada às flores, ou apresente arranjos artificiais personalizados e semelhantes aos naturais. Mas, lembre-se sempre das plantas de cada estação. Em época de primavera-verão, por exemplo, dê preferência para cravo, camélia, copo-de-leite, lírios e hortênsia. Já no outono-inverno, escolha angélica, boca-de-leão, gérbera, cerejeira, flor-de-ervilha ou tulipas.

Há também aquelas flores que combinam com todas as estações, como a rosa e as diferentes variedades de orquídeas. Mas como garantir que a escolha seja certeira? Confira a seguir:

Escolhendo as cores e os tamanhos certos

Se a sua vitrine possuir outros objetos de cena, como pequenas mesas ou suportes, dê preferência para plantas menores em formatos crescentes, triangulares ou com pétalas menores e mais abertas. É preciso ter em mente que os seus produtos merecem destaque e que existe um espaçamento adequado entre eles.

Vitrines mais amplas, como as das lojas de vestuário, dão mais possibilidades para você incrementar. Aproveite o espaço disponível e deixe a criatividade fluir de acordo com o conceito que pretende passar. Uma ideia que você pode considerar é a de criar grandes estruturas adornadas ou até mesmo arranjos pendurados.

Flores artificiais de maior tamanho utilizadas individualmente também dão um belíssimo efeito. Suas cores vão ser as protagonistas da vitrine.

Vamos analisar um exemplo, se você vende lingeries e roupas íntimas. Digamos que você está lançando uma linha confortável e quer transmitir casualidade. Então, aproveite a tonalidade verde do caule das flores e use copo-de-leite, tulipas e hortênsias com tons mais suaves.

Por outro lado, se a ideia é apresentar uma nova coleção de lingeries sensuais, abuse do formato das rosas e gérberas, por exemplo. As quais, possuem grande volume de pétalas e são encontradas ou feitas artificialmente em cores vivas.

Você já sabe que vai precisar de diferentes flores para fazer uma composição para a sua vitrine, certo? Então veja a seguir como lidar com essa necessidade de variedade.

Fazendo combinações originais

Uma ótima prática para decorações é buscar inovação. Faça um mix de tamanhos com flores maiores e menores para harmonizar a vitrine. Tenha sempre em mente que o contraste é seu aliado, e isso não vale apenas para o tamanho das flores. Utilizar cores opostas — magenta e verde ou amarelo e roxo, por exemplo — pode fazer a diferença na sua vitrine. Principalmente se a ideia é transmitir conceitos de verão.

Outra dica, é deixar os demais objetos, como os próprios manequins, interagirem com as flores. Além de acrescentar outros itens como regadores, suportes e pontos de luz para complementar. É interessante também apostar em jardins verticais externos ou arranjos que se projetem para fora da vitrine. Pois isso vai criar um ponto chamativo no exterior da loja e valorizá-la.

Usando flores conforme a estação do ano

sazonalidade é muito importante para garantir a sobrevivência de diversas empresas no varejo. Afinal, boa parte das lojas aumenta consideravelmente as suas vendas em datas especiais. Para a moda íntima, por exemplo, dentre as principais estão o Dia dos Namorados, o Natal, o Dia das Mães e o Ano Novo.

No entanto, é fundamental perceber que a época do ano e, mais especificamente, suas estações, são fatores cruciais para que você saiba como utilizar flores na decoração da vitrine de uma loja. Prestar atenção a esse detalhe garante não apenas mais resultados, como também permite encontrar arranjos e vasos mais bonitos vendidos por preços acessíveis.

Diante das variações climáticas de cada mês, não dá para escolher uma espécie específica que tenha as mesmas características de janeiro a janeiro. Pois um país tropical como o Brasil dificulta a produção de diversas plantas, especialmente em algumas épocas.

Então, o truque é apostar nas flores da temporada, que estarão mais belas, frescas e com um preço muito mais em conta.

Primavera

A primavera não é conhecida como a estação das flores à toa. O clima ameno e as características dos seus meses formam uma combinação perfeita para muitos tipos e espécies que crescem em nossas terras. Aproveite-se disso em suas campanhas e capriche no interior da loja e nas vitrines.

As alternativas aqui podem agradar até aos decoradores mais difíceis. E incluem, entre muitas outras, belezas como camélias, rosas, cravos, hortênsias, lírios, orquídeas, gérberas, copo-de-leite e agapantos.

Verão

O verão brasileiro é bastante quente na grande maioria dos estados. Por conta disso, algumas espécies apresentam um pouco mais de dificuldade em florescer. Mas muitas outras reforçam ainda mais sua beleza e características, sobretudo as que são pouco sensíveis às altas temperaturas.

Dentro desse contexto, a sua decoração e as vitrines ficarão ainda mais lindas se você optar por girassóis, rosas, hortênsias, lisianthus, alstroemérias e orquídeas. Prefere um pouco mais de ousadia? Então use cactos de acordo com a proposta da sua campanha ou se combinarem com a identidade visual da sua marca.

Outono

Não tem jeito: embora floresçam razoavelmente bem em todas as nossas estações, é no outono que as rosas ficam realmente em alta! No entanto, isso não quer dizer que sejam a única opção e nem que você precise usar apenas essa espécie na sua decoração e na vitrine.

Que tal apostar em combinações com angélicas, gérberas, boca-de-leão, flor de ervilha e orquídeas? Além de lindas, elas também florescem muito bem nessa época do ano.

Inverno

O inverno é a estação do ano favorita de muitas pessoas por conta da elegância trazida pelas temperaturas mais baixas. Certamente isso tem uma forte influência no cultivo das flores. E você pode fazer belas opções para acertar em cheio na decoração de vitrine do seu empreendimento.

Mas, as condições climáticas exigem que você use alternativas que se conservem melhor, como a flor de cerejeira, gérberas, copos-de-leite, tulipas e, como sempre, rosas e orquídeas.

Com certeza você esclareceu muitas questões em relação ao uso de flores na decoração de vitrine, certo? A vitrine é a cara da loja, e é muito importante saber montá-la adequadamente.

Gostou do post e quer saber sobre como deixar a decoração da sua loja cada vez mais interessante? Confira agora nosso post sobre como fazer uma vitrine atrativa!