Estar ciente da lei sobre política de troca e devolução é fundamental para evitar problemas com clientes. Pois, quando uma peça não correspondeu às expectativas ou apresentou algum defeito. E quando isso acontece, o consumidor pode solicitar a devolução do dinheiro ou troca do item.

Sendo assim, é importante contar com um sistema organizado para lidar com essa situação. Por isso, deseja saber como estabelecer uma política transparente para realizar a troca ou devolução na sua loja? Lojista e revendedora, confira neste post algumas dicas para te ajudar a administrar as trocas e devoluções em sua loja!

Defina prazos

Para começar, é fundamental que o prazo de entrega esteja presente na sua política de troca e devolução. Caso isso não seja definido previamente, sempre há a possibilidade de que algum cliente aja de maneira desonesta. E assim, exigir que seja feita a devolução de peças compradas há meses, por exemplo.

De acordo com a lei estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o prazo máximo para que a devolução ou troca seja realizada é de até 7 dias após a compra. Porém, esse prazo pode ser estendido se você desejar. O que é uma boa estratégia para ampliar a confiança das suas consumidoras.

Crie um check list para o recebimento

Quando um item é devolvido, isso envolve todo um processo de logística a ser seguido. Assim, procure esquematizar o passo a passo, definindo o estado em que o produto deve ser devolvido. Além de um prazo para devolução, documentos necessários do cliente para a realização da troca, entre outros.

Quando se trata de uma devolução feita dentro do prazo de 7 dias, você será responsável por arcar com os custos referentes ao frete. Por esse motivo, também é ideal já ter definida a melhor alternativa para o retorno do produto.

Tenha bom senso

Apesar da importância em seguir as regras estabelecidas para a troca e devolução dos produtos, também é fundamental ter bom senso e ser flexível em determinados casos. Afinal, você lidará com clientes, sendo por isso necessário cuidar para que estejam satisfeitos.

Em ocasiões de festividades como Natal, por exemplo, é comum acontecer de a pessoa não poder ir à loja ou aos Correios para realizar o trâmite desejado dentro do prazo. Nesse momento, é fundamental demonstrar empatia. Além de saber quando abrir mão das regras para conquistar a confiança desse consumidor.

Divulgue as regras de maneira clara

Para que as clientes estejam totalmente a par da política de troca e de devolução dos seus produtos, certifique-se de que o texto explica as condições de maneira clara e objetiva. Por isso, evite palavras difíceis ou que possam ser interpretadas de maneira equivocada pelos consumidores.

Descreva, por exemplo, as condições de uso em que as peças devem estar, se devem conter a etiqueta e podem ser devolvidas após o uso, a necessidade ou não do envio da nota fiscal etc. Isso vai permitir que as clientes não tenham dúvidas nesse momento, o que evita uma série de problemas. Após definir as regras, disponibilize-as de modo a serem facilmente encontradas em seu site ou e-commerce.

Gostou de saber algumas dicas para fazer uma boa política de troca e devolução? Para finalizar, é sempre bom lembrar que contar com produtos de qualidade faz toda a diferença. Isso vai reduzir significativamente as chances de que as clientes recebam peças defeituosas ou que não atendam às expectativas.

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