Para despertar o desejo dos consumidores e aumentar constantemente a qualidade dos produtos, a Fidelitá está sempre em busca de tecidos de lingeries, que proporcionem mais conforto e que sejam duráveis.

Por isso, é importante conhecer as fibras têxteis, que podem ser naturais ou artificiais, e que são a matéria-prima fundamental para compor os tecidos de lingeries.

Nossa proposta neste artigo é apresentar as fibras têxteis mais comuns para a fabricação de peças íntimas. Dessa forma, você conseguirá entender melhor, a função e diversificação de cada tecido. Confira!

1. Algodão

Por ser uma fibra natural bastante leve e absorvente, o algodão é aplicado em praticamente todas as lingeries. A fibra de algodão é perfeita para peças dia a dia, com um toque extra de conforto.

As lingeries de algodão, geralmente estão entre as preferidas das mulheres. Lingeries de algodão são ideais para dormir ou ir para a academia, pois absorvem a umidade e permitem que a pele respire melhor.

2. Seda

Descoberta pelos chineses há mais de 4.000 anos, a seda é obtida em casulos de lagartas e, ao contrário de outras fibras naturais, seus filamentos são mais longos.

Uma de suas principais vantagens é ser extremamente flexível e não amassar facilmente. Além disso, ela proporciona um toque macio, evita a transpiração excessiva e ainda mantem a temperatura corporal.

3. Elastano

Inventada em 1959, essa fibra sintética tem a elasticidade como principal característica. Embora não existam tecidos fabricados com 100% de elastano, os que utilizam até 3% desta fibra, são ideais para fabricar lingeries dia a dia.

Quando o percentual está entre 10% e 20%, o tecido torna-se bem fluido e adapta-se aos vários modelos de corpo com muita facilidade, proporcionando uma leve sustentação.

Além de ser menos quebradiço, o elastano resiste a oxidações e é pouco afetado pelo cloro e pela água do mar. Por isso, além de ser muito presente em lingeries, também é essencial na moda praia.

4. Poliéster

Esta é uma das fibras sintéticas mais resistentes à luz e aos produtos químicos. Porém, a textura do poliéster é um pouco mais áspera do que a da poliamida.

Por ter pouca flexibilidade, peças construídas com poliéster são mais “secas” na vestibilidade, e portanto mais baratas.

5. Poliamida

Sem dúvidas, esta é a fibra sintética mais nobre. Uma de suas principais vantagens é absorver menos líquido que o algodão, algo que facilita a secagem.

Por ser versátil e confortável, a poliamida é utilizada na confecção de todos os tipos de lingeries.

Ela também está presente nos tecidos mais leves, com acabamentos diferenciados (como os brilhosos). E inclusive nas lingeries de renda, esta é a melhor opção de fibra têxtil para ser utilizada.

Se você revende, ou quer revender lingeries, precisa ser um expert no assunto. Por isso, compreender as particularidades de cada tecido, o ajudará a selecionar produtos de qualidade e dará um toque diferenciado ao atendimento.

Como vimos, a poliamida está entre as principais fibras têxteis utilizadas em lingeries. Aproveite para aprender ainda mais e confira nosso artigo com as três maiores dúvidas sobre as peças íntimas feitas em poliamida.