O mercado de moda atrai muitas pessoas que buscam oportunidades de empreender. E existem diversas opções no mercado de moda que, se bem exploradas, podem levar a ganhos muito interessantes para quem vê o setor como uma forma rentável de negócio.

Um ponto relevante para a expansão do setor diz respeito à proliferação dos cursos universitários voltados à moda. Além da gama de novos tecidos, técnicas e tendências que têm ampliado ainda mais o investimento em inovações nesse mercado.

Então, se você deseja investir nesse mercado, confira algumas oportunidades nas quais vale a pena ficar de olho!

1. E-commerce de moda: vender online

As lojas físicas continuam tendo sua parcela de investimento nos negócios de moda, porém o e-commerce é a grande tendência, e principal aposta para os próximos anos. E vem vem ganhando cada vez mais espaço, tanto na vida de lojistas e empreendedores quanto na dos consumidores. De acordo com a 32ª edição do relatório Webshoppers, a categoria de moda é uma das líderes em volume de pedidos feitos por meio do comércio eletrônico, levando 15% do mercado.

Conforme o tempo passa, as lojas virtuais têm se mostrado uma ótima oportunidade no mercado de moda. Principalmente porque a compra de roupas e de acessórios pela internet tem se tornado cada vez maior no Brasil.

As vendas online tem beneficiado, principalmente, os pequenos e médios empresários. Em contrapartida, muitos lojistas exploram pouco o potencial da internet usando as plataformas digitais apenas para a divulgação do negócio. Enquanto um e-commerce tem alto potencial para também vender seus produtos.

2. Investimento em nichos de mercado

Apostar em pequenas parcelas do mercado é um diferencial na hora de concentrar esforços. Já dizia o velho ditado que quem muito quer nada tem e essa é uma verdade ainda mais forte quando o assunto é a moda!

Mas, não adianta ser generalista nessas horas. Primeiro, identifique qual nicho de mercado será o foco de seus produtos e ações. Essa é uma das definições que podem fazer a diferença para a sua loja, seja ela física ou virtual.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou que 71,9% dos consumidores tem a intenção de adquirir artigos de vestuário. E, mesmo em tempos de crise, esse ainda continua sendo um fator de necessidade. Por isso, os especialistas afirmam que o brasileiro não deixou de consumir. Mas, apenas tem escolhido de forma criteriosa o que realmente vale o investimento.

3. Criações diferenciadas

Apostar em modelos diferenciados e que atendam todos os tipos de corpos parece um assunto batido. Porém ainda é um desafio encontrar peças que estejam de acordo com os mais diferentes públicos. A moda plus size, por exemplo, ainda é um mercado em expansão e que tem sido explorado aos poucos.

Mesmo assim, ele cresce cerca de 6% ao ano e movimenta R$ 5 bilhões. A moda para gestantes também é uma oportunidade pouco explorada. Portanto, quem investir em peças diferenciadas pode sim, passar na frente dos concorrentes.

4. Moda íntima

Foi-se o tempo em que a moda íntima era usada de forma escondida, apenas para ser vista entre quatro paredes. Hoje, esse mercado tem ganhado ainda mais destaque e possui lugar cativo no guarda-roupa das consumidoras. Por isso, as lingeries fazem parte do vestuário, e acompanham diversas ocasiões no dia a dia das mulheres.

Então, uma opção de investimento, é estar antenado a essa fatia do mercado. Oferecendo modelos diferenciados, os quais atendem a variados tipos de corpo. Já pensou em ser uma consultora de moda íntima para suas clientes?

Concluindo, a variedade de estilos é o que mais movimenta o mercado de moda atualmente. E essa é uma oportunidade para investir em nichos específicos, num mercado que movimenta mais de US$30 bilhões por ano. No Brasil, o cenário também é muito positivo para lojas que investem em moda íntima, sendo o 5º maior produtor mundial no segmento.

Portanto, fique de olho nessas oportunidades de mercado. Investir em, pelo menos, uma dessas dicas pode mudar consideravelmente o faturamento da sua loja a longo prazo.

Então, quer saber mais sobre as possibilidades para alavancar seu negócio? Confira coisas que você precisa saber para expandir sua loja, e esteja preparada para crescer com sucesso!