É tradição que o mês de novembro seja bastante aguardado em função das promoções. Além de ser ótimo para quem procura bons descontos, é a chance dos negócios aplicarem as estratégias para Black Friday e lucrarem ainda mais! E, por conta da pandemia da Covid-19, a expectativa para o lojista que possui e-commerce é ainda maior este ano. Afinal, esse novo cenário transformou o hábito de compras de boa parte dos consumidores. Os quais passaram a preferir adquirir os produtos pela internet.

Com essa mudança de comportamento, é fundamental preparar-se para oferecer a melhor experiência de compra. Por isso, se você quer conseguir novos clientes e ainda dar mais visibilidade às suas vendas, essa é a oportunidade ideal! Neste artigo, confira 8 dicas para arrasar nas estratégias para Black Friday 2020!

Mudanças no comportamento do consumidor

A Black Friday 2020 acontece no dia 27 de novembro e a expectativa é que supere as edições anteriores, apesar da crise causada pela pandemia e paralisação durante a quarentena. O setor do e-commerce foi o que mais cresceu este ano. Pois, foi motivado pelo desejo dos consumidores em encontrar tudo o que precisam no ambiente online ao invés de irem a uma loja física.

Porém, é bom ressaltar que o aumento nas compras online durante a pandemia também trouxe um aumento na quantidade de e-commerces. Assim, é fundamental encontrar alternativas para se destacar da concorrência e conquistar a atenção do consumidor. Afinal, uma boa experiência de compra na Black Friday aumenta as chances de o cliente voltar a comprar na sua loja no futuro.

Como aumentar as vendas na Black Friday

A seguir, confira estratégias eficazes que podem ser aplicadas no seu e-commerce para ganhar mais visibilidade e aumentar as vendas na Black Friday.

1. Defina suas ofertas

É vantajoso investir em estratégias para as vendas na Black Friday e vamos mostrar o motivo! A primeira tarefa é checar seus produtos. A primeira tarefa é checar seus produtos. Por isso, observe como está seu estoque. O que está no seu inventário que pode entrar na promoção? Seu estoque será suficiente?

Use sua criatividade! Com boas promoções e mais vendas, é interessante pensar em investir em embalagem personalizada, frete grátis ou um brinde. Estas estratégias são indicadas para fidelizar um cliente e conquistá-lo por muito mais que um dia no ano.

2. Escolha os melhores canais para divulgação

Ter um preço convidativo é excelente. Porém, é preciso a divulgação correta para apresentar seus produtos aos clientes e cultivar um relacionamento. É claro que as redes sociais não podem ficar de fora no pacote das divulgações.

Então, para fazer a propaganda ideal, saiba onde seus clientes estão. É no Facebook? Instagram? Twitter? Uma simples pesquisa é capaz de responder! Ao identificar e segmentar seu público-alvo, será possível ter uma precisão maior ao criar anúncios pagos e impulsionar as publicações.

3. Crie um cronograma de publicações

Você tem belas fotos, postagens interativas e escolheu as redes sociais perfeitas? Agora só falta criar um cronograma de publicação!

Essa ferramenta é importante para que você consiga dosar a exposição de seus produtos. Além de saber se todas as promoções foram apresentadas aos clientes. Criar um cronograma ainda facilita programar publicações e, ao mesmo tempo, interagir e atender seus clientes.

4. Divulgue suas ofertas com antecedência

A Black Friday acontece uma vez no mês de novembro, mas isso não quer dizer que sua divulgação deve acontecer apenas no dia ou na véspera. Pois, as pessoas costumam iniciar suas pesquisas sobre preços e lojas antes da data oficial. Além disso, criar um engajamento prévio com os consumidores permite que eles possam se organizar melhor para ter o dinheiro disponível no dia do evento.

Sabendo disso, uma boa dica é criar uma história para chamar a atenção dos clientes. Isso pode incluir apresentar uma linha específica do seu produto, por exemplo. Outra estratégia é criar uma lista de “clientes vips”, aqueles que querem receber suas ofertas. Você pode fazer isso com uma lista de transmissão no Whatsapp ou por e-mail, desde que eles forneçam os dados de contato.

Também é possível apostar nas ideias de Black Week ou Black November. A primeira remete a uma semana com produtos em promoção. Já a segunda oferece descontos durante todo o mês, que duram até mesmo depois da data fixada. Tudo dependerá do seu estoque e objetivo! Lembre-se, se prometer uma Black Week aos seus clientes, mantenha as promoções até o fim da semana!

5. Capriche no atendimento

Nada cria mais afinidade com o cliente do que um bom atendimento, que deve começar desde a primeira interação até o pós-venda. Afinal, se o cliente tiver uma experiência ruim, isso pode afetar as compras futuras.

É fundamental ter um suporte adequado para dar conta da alta demanda de clientes nesse dia, ou o volume de vendas será prejudicado. Por isso, o recomendado é oferecer um treinamento aos colaboradores com foco na eficácia e agilidade no atendimento.

Ser sempre cordial e responder a todas as perguntas nas redes sociais e por e-mail é um ótimo começo. Depois que a venda for finalizada, é interessante fazer um novo contato para saber se o processo da aquisição do produto foi satisfatório. E, como as dúvidas e queixas são maiores na semana seguinte à Black Friday, o reforço no atendimento deve ser mantido nos próximos dias. Cliente feliz é sinônimo de propaganda boca a boca, além de garantir que ele volte!

6. Analise os preços da concorrência

Antes de definir os preços para a Black Friday, faça uma análise de como os valores estão definidos pela concorrência. Isso deve ser feito com antecedência para que você possa pensar nas melhores estratégias para atrair o público com ofertas que sejam mais chamativas.

É importante lembrar que o principal atrativo dessa data são os preços baixos. Por isso, para que o número de vendas seja elevado, é preciso definir valores em sintonia com o mercado para incentivar a decisão do consumidor em fechar negócio. Porém, não basta simplesmente abaixar o preço de forma desproporcional ao mercado. Os descontos devem ser vantajosos tanto para o cliente quanto para a sua empresa.

6. Elabore uma jornada completa

Apesar de os preços baixos serem atraentes, isso também está sendo feito pela concorrência. Por esse motivo, é fundamental pensar em um diferencial para ter sucesso na Black friday, oferecendo uma jornada completa para o cliente. Essa estratégia consiste em criar ações que vão além de apenas vender um produto e, assim, deixar o cliente encantado.

Para isso, é preciso prestar atenção naquilo que pode agradar o consumidor, colocando-se no lugar deles. É possível acrescentar benefícios que vão além da compra. Tais como oferecer brindes, cupons, cartões fidelidade, sorteios, frete grátis, prazos especiais e outras estratégias para conquistar a fidelidade do cliente.

8. OFEREÇA MEIOS DE PAGAMENTO DIVERSIFICADOS

Oferecer meios de pagamento variados pode fazer a diferença para que o público prefira comprar no seu e-commerce ao invés de ir para outra loja virtual. Sendo assim, pode ser necessário estruturar o seu site para aceitar outros formatos além do cartão de crédito. Uma vez que nem todos os brasileiros têm acesso a esse meio de pagamento.

As opções vão desde o boleto bancário, débito e cartão virtual até a possibilidade de uma quantidade maior de parcelas. Além da opção de usar dois cartões dependendo do valor da compra. Essa variedade de opções de pagamento pode não ser viável para o ano todo. E, se esse for o caso, use a estratégia apenas em datas especiais como a Black Friday.

Concluindo, para sua loja se destacar e ter um grande número de vendas na Black Friday em 2020, é importante definir estratégias com antecedência e considerar o cenário atual. Assim, será possível atrair a atenção de consumidores ansiosos por boas ofertas no e-commerce e usar essa oportunidade para alavancar seu negócio.

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