Você sabe quais são os tecidos mais comuns utilizados nas lingeries? Confira neste post, o que é poliamida e quais são os usos desta fibra têxtil.

A poliamida é uma fibra sintética, ou seja, é obtida por meio de processos industriais. E, quando misturada com a lycra, forma a combinação perfeita para produzir sutiãs, biquínis, tops esportivos e calças legging.

Então, na hora de investir em uma lingerie nova ou até mesmo quando for apresentar novas peças às suas clientes, é essencial conhecer as características do tecido. Por isso, neste post, você vai aprender tudo sobre poliamida. Confira mais essa dica!

Quais as características da poliamida?

A poliamida é uma fibra sintética. E, a partir dela, são feitos tecidos elásticos e resistentes. Estes tecidos, possuem um toque leve e macio, que se assemelha ao algodão. Além disso, a poliamida absorve pouca umidade e tende a secar muito mais rápido que outros tecidos, o que permita maior ventilação para a região íntima.

Não é à toa que essa é um das melhores escolhas na hora de confeccionar peças que ficam em contato com a região íntima da mulher. Pois, podem sofrer com inflamações e infecções recorrentes, caso o tecido da roupa íntima não tenha essas propriedades.

Além dessas características, a poliamida também é conhecida por não deformar, não encolher, não amassar e por durar bastante tempo, mantendo a mesma qualidade.

Quais são os tecidos para lingerie, que utilizam poliamida?

A fibra têxtil de poliamida, pode ser utilizada na fabricação de diversos tecidos e elásticos. Mas, os mais comuns para as lingeries, são os tecidos conhecidos como Microfibra.

E ela pode ter diversas variações, sendo estampada, lisa, transparente, opaca, e assim por diante.

As coleções Confort e Confort Plus da Fidelitá são exemplos de lingeries confeccionadas com poliamida.

Mas, além dos tecidos, a poliamida também pode estar presente nas rendas. Garantindo aquele toque macio e durabilidade, para as lingeries sensuais. Confira a coleção New Majestic com renda em poliamida.

Quais as aplicações deste tecido?

As características que a poliamida apresenta fazem com que ela seja perfeita para a confecção de algumas peças, como explicamos no início do post. A moda íntima, praia e fitness são as maiores beneficiadas por esse material.

Na moda fitness

Por ser flexível, leve e confortável, a poliamida acaba casando muito bem com a prática de esportes. Seja ela realizada na academia, ao ar livre, no inverno ou no verão.

Seu toque frio, que resfria o corpo, e sua capacidade de favorecer a transpiração são mais motivos para apostar nos tecidos com poliamida para roupas esportivas.

Na moda íntima

Essas mesmas características favorecem, também, a confecção de lingeries, como sutiãs, calcinhas e outras peças. Pois, o conforto proporcionado pela poliamida é ideal para as lingeries dia a dia.

Por não deformar com facilidade, a poliamida aumenta a durabilidade dessas peças, que são usadas e lavada com muito mais frequência. E uma das maiores vantagens, está relacionada à saúde íntima da mulher, conforme ressaltamos no começo deste tópico.

Na moda praia

Na praia ou na piscina, seu biquíni é molhado com frequência e a tendência é que se passem muitas horas até que você tome banho e vista uma roupa seca.

Isso favorece a proliferação de fungos que atacam a região íntima e ainda pode gerar certo desconforto. Portanto, é importante que o tecido seja leve e seque com agilidade, como é o caso da poliamida.

Poliamida x Poliéster

Por fim, é importante explicar que poliamida e poliéster não são a mesma coisa, como muita gente acredita. A elasticidade e a secagem rápida estão presentes no poliéster, assim como estão na poliamida, o que é o ponto de confusão entre as duas fibras têxteis.

E os tecidos de lingerie, por exemplo, podem ser confeccionados tanto com poliamida, quanto com poliéster.

O poliéster tem um toque mais áspero e não favorece tanto a transpiração, embora também seque rápido, o que gera uma sensação de calor. Além disso, esse tecido desbota com mais facilidade, tem uma tendência maior a encolher em climas quentes e forma bolinhas em sua superfície.

Por isso, fique atenta à composição têxtil nas etiquetas de suas lingeries. Pois, lingeries de poliamida são as mais indicadas e de melhor qualidade!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a poliamida? Então, acompanhe mais dicas como esta em nossas redes sociais! Vem curtir nossa fanpage no Facebook e siga-nos no Instagram!