O setor de compras é um dos mais importantes para a manutenção e saúde financeira do negócio. Pois, comprar certo, aumenta as chances de realizar vendas e obter ganhos. Por isso, saber como comprar para revender, é uma estratégia importantíssima para seu negócio alcançar resultados positivos.

E essa regra não se aplica apenas a grandes empresas. Seu negócio de revenda de lingeries pode e deve criar uma boa estratégia de compras para aumentar as chances de sucesso e de expansão.

Por isso nós trouxemos 5 dicas cruciais para sua gestão de compras. Continue acompanhando este post e confira!

1. Mantenha o estoque organizado

Todo o seu fluxo de compras começa na organização do estoque. Pois, é por meio dele que você decide o que precisa de reposição, o que não deve ser mais comprado novamente, qual o momento certo para fazer promoções, como precificar os produtos e assim por diante.

Por isso, é crucial manter as peças organizadas, de forma que você visualize o que tem disponível e não deixe nada esquecido. Faça um registro, eletrônico ou manual, de todas as entradas e saídas dos produtos, assim como seus respectivos valores e quantidades.

2. Analise a demanda das suas clientes

Você conhece suas clientes ao ponto de saber quais são os estilos de lingeries mais comprados por elas? Pois é essencial levantar essa informação antes de realizar suas compras.

Quando você conhece sua demanda é possível fazer compras mais eficazes, sem medo de ficar com peças paradas no estoque por muito tempo. Além dos gostos, é importante conhecer também a frequência com que suas clientes compram com você.

3. Programe suas compras por períodos

Muitos autônomos fazem compras de acordo com os pedidos, mas essa prática pode fazer com que você perca oportunidades de negócio. Portanto, depois de conhecer sua demanda, será mais fácil estabelecer um estoque mínimo e máximo para cada peça.

Nesse momento, você pode programar suas compras, sejam elas semanais, mensais, trimestrais e assim por diante. Mas, o período deve ser definido de acordo com o tamanho do seu negócio, a quantidade de clientes e seu potencial de vendas.

4. Controle o fluxo de caixa do seu negócio

O processo de compras do seu negócio está totalmente ligado aos ganhos financeiros obtidos por meio das vendas. Portanto, o seu dinheiro também precisa estar organizado. Caso contrário, pode acontecer de não sobrar dinheiro para fazer a reposição de estoque adequada no período seguinte.

Para isso, controle seu fluxo de caixa, saiba quanto entra, quanto sai, quais são suas despesas fixas e variáveis e assim por diante. Com esse planejamento, fica muito mais fácil fazer previsões financeiras e garantir a reposição dos seus produtos.

5. Não misture dinheiro pessoal e profissional

Nossa última dica também diz respeito ao dinheiro: não misture suas finanças pessoais com as da empresa na hora de fazer suas compras. Se você precisa colocar dinheiro pessoal na empresa, quer dizer que algo não vai bem com as vendas ou com os preços praticados.

E, se você tira o dinheiro profissional para cobrir despesas pessoais, pode desfalcar o negócio e colocá-lo em risco. Então, procure o equilíbrio para que todos os aspectos da sua vida financeira sejam saudáveis e promissores.

Para um autônomo, a gestão de compras representa a sobrevivência do negócio. E, para que haja retorno financeiro e lucro, é essencial planejar as compras e cuidar do estoque de perto. Afinal, ele representa grande parte do seu investimento financeiro no negócio e precisa trazer resultados.

E falando em estoque, será que você sabe armazenar as lingeries da forma correta? Nós também temos dicas sobre esse assunto. Confira no post sobre cuidados essenciais no armazenamento de peças íntimas!