A inadimplência é algo desconfortável na vida de qualquer comerciante. Afinal, além de ter que cobrar o cliente, ainda é possível ficar sem receber ou passar muito tempo para que isso aconteça. Por isso, pensar em formas diferentes, pode te ajudar a saber como não vender fiado, e evitar assim possíveis desentendimentos.
Mesmo que seja impossível evitar 100% dos casos, é preciso adotar medidas que diminuam as chances do cliente não cumprir com seus prazos. Assim, você evita que sua renda fique comprometida e ainda terá mais chances de fidelizar seus clientes.
Para te ajudar a não vender fiado, nós elegemos cinco dicas eficientes, que podem ser facilmente adotadas em seu negócio. Então vamos às dicas!
1. Ofereça mais de uma forma de pagamento
Facilitar o pagamento é uma das maneiras mais simples e eficientes de evitar que suas clientes deixem de cumprir seus prazos. Portanto, parcelar as compras em algumas vezes e contar com uma máquina de cartão de crédito pode fazer toda a diferença.
Mas, é claro que não vale prejudicar seu negócio. Por isso, avalie questões como taxas e juros, ou tempo para receber o valor na sua conta. Assim, você saberá o valor final que irá receber de cada compra.
2. Incentive o pagamento com cartão de crédito
Além de oferecer mais formas de pagamento, é interessante incentivar suas clientes a parcelarem suas compras no cartão de crédito.
Isso vai garantir o pagamento, afinal, mesmo que ela atrase as faturas do cartão, a compra já estará paga. E, quem assume as dívidas é a administradora do cartão. Portanto, é hora de começar a pensar em investir em uma maquininha.
3. Mantenha um histórico de compras dos clientes
Depois de um tempo atuando em um ramo, é fácil construir um histórico com o pagamento dos clientes. Saber quem sempre paga as dívidas e quem sempre atrasa é essencial na hora de escolher sua clientela.
Clientes que sempre pagam no prazo precisam ser tratados com mais paciência caso haja um caso de falta de pagamento. Já outros clientes que sempre atrasam ou acabam não pagando devem ter o crédito reduzido para comprar com você.
4. Conheça sua clientela antes de vender
Se você está vendendo pela primeira vez a uma pessoa e não existe um relacionamento estabelecido, o ideal é ser cauteloso e estabelecer limites. Evite deixar que esse cliente saia com peças sem pagar, para experimentar e devolver em outro momento, por exemplo.
Por mais desconfortável que possa parecer, é preciso estabelecer limites de segurança para seu negócio. Então, incentive o pagamento com cartão de crédito ou débito e só depois abra mais possibilidades.
5. Negocie as dívidas no começo do atraso
Não deixe que as dívidas dos seus clientes fiquem muito tempo sem pagamento. Demonstre que você se preocupa em resolver a situação, oferecendo parcelamentos, removendo juros ou estendendo prazos.
Assim, será muito mais fácil identificar quando a falta de pagamento foi só um imprevisto e quando é irresponsabilidade do comprador. Esse último, aliás, deve ficar na lista de pessoas sem crédito com sua marca.
A melhor dica é se colocar como um profissional que valoriza seu trabalho e sua empresa. Toda empresa tem regras e políticas, e com a sua não pode ser diferente.
Deixar que alguns clientes saiam sem pagar parece uma forma de não perder vendas, mas caso não haja pagamento, essa medida não valerá a pena. Portanto, só abra exceções para quem já tem um relacionamento estabelecido com você!
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