Quer saber como melhorar a experiência dos clientes na sua loja? Então confira o que fazer, para que cada momento da compra seja especial!

Primeiro, vamos entender o cenário:

Você tem produtos de excelente qualidade na sua loja e faz questão de sempre ir atrás das novidades. Tem preço competitivo, flexibiliza formas de pagamento. Mas, mesmo assim, vê potenciais clientes indo para a concorrência e fazendo suas compras por lá.

Esse cenário é familiar? Pode ser que você esteja deixando de lado um aspecto fundamental: a experiência do cliente dentro da sua loja. Para encantar e fidelizar, é preciso fazer com que cada minuto vivido no espaço seja especial e convincente.

Mas como fazer isso na prática? Aqui, reunimos algumas dicas para você melhorar a experiência do seu cliente e faturar mais!

Crie um ambiente visualmente agradável

Você certamente já sabe a importância de uma vitrine bonita e adequada para seu negócio. Ela é o grande chamariz para que o cliente compreenda que vale a pena entrar na loja e comece a pensar em comprar. Mas, se o espaço interno for incompatível com o que a vitrine transmite, a experiência de compra fica abalada.

Por isso, entenda e respeite a identidade visual da sua loja. Optando pela criação de um ambiente com cores que transmitem certo aconchego e conforto, mas também modernidade e despertem curiosidade. E lembre-se da iluminação: em uma loja de lingerie, ela pode ajudar a criar um interessante clima de mistério.

Leve em conta, ainda, a disposição dos móveis, a organização das araras e as mensagens que cada escolha na decoração pode passar.

Invista em música de fundo

Você sabia que o nosso estado de humor pode aumentar até 65% quando somos expostos a um som que nos remete a boas sensações? Por esse motivo, você deve criar uma boa trilha sonora para a experiência de compra do seu cliente. Desse modo, você usará a música a seu favor!

Mas atente-se a um detalhe: cada tipo de negócio e de público pede um tipo de sonorização diferente. Por isso, priorize as sensações de relaxamento e felicidade. E para uma loja de lingeries, por exemplo, mantenha um tom de sedução e glamour. Só lembre-se: o som não deve estar alto demais ou vai deixar a experiência desconfortável.

Aposte em aromas estratégicos

Assim como a música, aromas têm a capacidade de nos relembrar momentos agradáveis e despertar emoções. A escolha do cheirinho que a loja vai ter deve levar em conta, mais uma vez, qual tipo de sensação você quer despertar e qual é seu público.

Dica: confira como entender qual é o perfil do seu público-alvo, para acertar na escolha do aroma!

Há aromas frescos, que transmitem jovialidade. Assim como há os mais elegantes, que atendem bem a uma proposta madura. Já para uma loja de lingerie, um toque sensual é bem-vindo.

Tenha em mente que a escolha é sempre uma aposta: o que conquista alguns pode não funcionar para outros. Em todo caso, nada de exagerar na intensidade.

Cuide bem do provador

Uma pesquisa encomendada pelo Wall Street Journal e realizada com 8 mil pessoas atestou que, quando o consumidor utiliza o provador para experimentar uma peça, finaliza a compra em 67% das vezes.

Por isso, invista nesse espaço decisivo para a experiência do seu cliente. Provadores muito apertados, com iluminação insuficiente ou com espelhos pouco estratégicos não vão tornar nenhum produto atraente.

Preocupe-se, também, em oferecer muitos ganchos para facilitar a categorização das peças no provador. Por exemplo, “não gostei”, “vou levar”, e ainda “preciso rever o tamanho”.

Opte por portas para fechar os espaços. Pois, quando um consumidor troca de roupa protegido apenas por uma cortina ou porta com defeito, vai fazer tudo depressa por medo de ter sua privacidade invadida.

Confira aqui como acertar com o espaço do provador!

Ofereça área de descanso

Ofertar um espaço confortável para descanso aos acompanhantes faz com que os clientes passem mais tempo na loja. E assim, experimentem mais peças com calma e, consequentemente, comprem mais.

Nessa área, ofereça água, café, chá, biscoitos: pequenos mimos que fazem muita diferença na experiência do cliente. É comprovado que o único local em que o consumidor compra mais quando está com fome é o supermercado. Em todos os outros segmentos, o resultado são visitas rápidas e pouca abertura aos estímulos.

Percebeu o quanto é importante investir na experiência do cliente em sua loja? Com as estratégias certas, você garante que a soma das percepções que seu consumidor tem a cada contato com a empresa seja sempre positiva. E assim, alavanca suas vendas!

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