Quando entramos em uma loja, percorremos um caminho por ela, certo? Até mesmo antes de entrar, já iniciamos um trajeto pela vitrine. Porém, você já parou para pensar que sua loja possui ambientes diferentes? Os quais podem funcionar como a zona fria da loja – de menor circulação – e a zona quente?

Esses ambientes podem ser específicos para cada tipo de produto. Além de que a disposição pode influenciar no seu faturamento. E, com a distribuição adequada das peças, é possível criar uma jornada que proporcione uma melhor experiência de compra para o cliente. E assim aumentar as vendas. Essa localização se refere às zonas quentes e frias, que existem em toda loja.

Quer saber mais sobre elas? Então, continue lendo e descubra como esse elemento do vitrinismo pode te ajudar a posicionar suas lingeries!

Qual é a diferença entre zona quente e zona fria?

Zona quente

A zona quente é aquela em que há maior movimentação de pessoas e por onde elas mais transitam em sua loja. Por exemplo, na entrada do estabelecimento e próximo aos caixas. Por isso, os produtos de compra impulsiva, promoções e os de menor saída devem estar localizados nela.

Você já deve ter notado que, perto do local de pagamento, costumam existir aqueles produtos menores para se comprar, como necessaires e pequenos mimos. Não é à toa, uma vez que todo cliente precisa passar por lá.

Um fato curioso é que as zona quentes costumam ficar no lado esquerdo das lojas. Considerando que as pessoas raciocinam e costumam percorrer o ambiente em sentido horário. Por isso, terminam seu trajeto no lado esquerdo.

Zona fria

Já a zona fria é aquela onde há uma passagem menos constante de pessoas. É lá onde devem estar presentes os itens que podem precisar de maior consideração para compra. Como os lançamentos e os mais vendidos, inclusive as peças de lingerie, por exemplo.

Por serem menos visitadas, você deve investir seus esforços e torná-las atraentes, equilibrando sua loja. Os produtos lá não vão vender menos — muito pelo contrário, inclusive — mas serão zonas em que o consumidor vai poder avaliá-los melhor.

Como posicionar minhas lingeries na zona fria pelo vitrinismo?

1. Manequins

Pense em colocar manequins com peças atraentes e faça com que a cliente consiga identificar como ela ficaria em seu corpo. Além disso, não se esqueça de colocar as peças usadas pelo manequim sempre próximas a ele.

Aposte neles no alto também, de forma que eles fiquem bem visíveis por toda a loja. Uma boa dica é posicionar partes separadas, como o busto para destacar sutiãs e quadris para as calcinhas.

2. Araras

Em araras, as lingeries sempre devem estar repetidas ao menos algumas vezes para que a cliente consiga assimilá-las. Tente deixar ao menos umas 4 juntas, de uma vez.

Considere também o ponto de visão da cliente. Os itens situados entre 1,8 m e 1,3 m têm maior exposição no campo da visão. Então, aposte nas peças mais elaboradas nesse campo de visão. Já no campo entre 1,3 m e 0,8 m, o toque prevalece, então que tal apostar em calcinhas e sutiãs com texturas e tecidos interessantes?

3. Posicionamento

A posição das zonas é feita para criar um caminho por onde o cliente encontre tudo o que ele precisa. Utilize também a iluminação para trilhar esse caminho.

Então, tente sempre manter as zonas frias de modo que os produtos de maior saída fiquem na direção do caixa, quase no limite da zona quente, como as peças básicas e essenciais para toda mulher. Já para os lançamentos e peças mais elaboradas, você pode deixá-las perto dos provadores e de espelhos.

É importante manter uma relação de equilíbrio entre as ações de marketing para que as zonas quentes e frias consigam atrair clientes e gerem vendas. Os investimentos podem ser diversos, incluindo todos os sentidos de cliente a serem trabalhados em sua experiência de compra.

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