O que fazer quando é preciso vender os produtos do estoque?

Em tempos de vendas fracas, investir em visual merchandising é uma solução simples e barata e que você mesmo pode fazer.

Mas o que é isso? De maneira geral, é todo o esforço em torno da exposição do produto no ponto de venda.

Então, mesmo que você não seja uma especialista em decoração de loja ou não tenha muito tempo para ser criativa. Ainda assim, vale a pena conferir essas dicas de visual merchandising para aumentar as suas vendas! Vamos conferir?

Organize-se

Manter a sua mercadoria organizada evita dores de cabeça na hora de buscar um produto e assim é possível criar um ambiente propício para a compra. Organizar também é utilizar decoração e móveis, que conversem com a sua proposta.

Isso não significa comprar móveis caros e tecnologias de última geração, mas usar aquilo que estiver à sua disposição. Garimpe em lojas de móveis usados, use decoração natural, como flores – veja aqui como fazer. E cuide para que a sua loja pareça ter sido pensada especialmente para o seu cliente.

Para saber mais, você pode ler o artigo “Dicas de decoração para loja de lingerie

Exiba os produtos certos na vitrine

A vitrine é o primeiro contato que o cliente tem com a sua loja. Mas não adianta expor um amontoado de produtos e deixar o seu cliente confuso.

Prefira trabalhar com itens que mostrem a essência da sua loja, produtos em promoção acompanhados por grandes placas, por exemplo. Confira aqui dicas de vitrinismo.

Exibir situações que fazem parte do dia a dia do seu público é melhor que vender um produto de modo isolado. Fazendo isso, você agrega valor ao que está vendendo.

Invista em uma boa iluminação

A iluminação é a alma da vitrine. Com ela, é possível criar uma ideia de profundidade, sombra, realçar formas e cores. Tudo isso, para destacar uma peça especial, ou até mesmo aquela que está a muito tempo parada no estoque.

Algumas ideias que podem servir para iluminar a sua vitrine são:

  • Luzes de led;
  • Refletores;
  • Lâmpadas e lustres.

A dica é usar aquela que converse mais com o que a sua loja tem para oferecer.

Agrupe os produtos que combinam

A técnica faz parte do Visual Merchandising e se chama “Cross Merchandising”.

Numa loja de vestuário, por exemplo, coloque as peças que conversam entre si juntas, como conjuntos de lingeries, por exemplo. Dessa forma, você estimula a compra conjunta e oferece uma experiência mais completa ao seu cliente.

Aumente as vendas com o visual merchandising 

Aprendemos com tentativas e erros. Se você tem uma ideia, teste, meça os resultados e repita o processo.

Aplicando os conceitos do Visual Merchandising é possível atrair mais pessoas para dentro da sua loja e gerar mais vendas, mas é necessário registrar o que está sendo feito.

Quando medimos a eficácia das nossas ações de marketing é possível voltar a aplicar somente as melhores e assim, gerar mais vendas.

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