Os sutiãs e as calcinhas são as peças de roupa que mais têm contato direto com o nosso corpo. Por isso, além de serem feitas com tecidos que não causem alergias, precisam também ser bem cuidadas no uso e lavagem. Quer entender a importância de saber como lavar lingerie corretamente?

Esse cuidado envolve uma boa higienização e limpeza, mas é preciso prestar atenção para não estragar as peças. Especialmente as de tecido mais finos e delicados, com rendas, com bojos e aros.  Pensando nisso resolvemos elaborar este artigo, explicando como lavar lingerie corretamente. Ficou curiosa? Então continue a leitura!

Lavagem à mão ou à máquina?

Sem dúvida, a maioria das peças de lingerie devem ser lavadas à mão, principalmente os sutiãs com bojo e aro. E também peças com rendas e materiais mais delicados.

Mesmo colocados naqueles saquinhos específicos para máquina de lavar, essas peças mais delicadas podem estragar devido ao movimento brusco da lavagem. Usar máquina para lavar lingeries, pode acabar entortando o aro, deformando o bojo, rasgando a renda e estragando suas lingeries.

Por isso, opte sempre pela lavagem manual, preferencialmente em todas as suas lingeries. E, tome cuidado extra na hora de esfregar a parte do bojo, buscando sempre preservar o formato original dele.

Quais peças podem ser lavadas na máquina de lavar?

Independentemente do tipo da lingerie, é necessário que ela seja lavada sempre separadamente das outras peças quando for à máquina, de modo que se evite a proliferação de bactérias. Calcinhas feitas com tecidos mais resistentes e que não tenham renda ou acessórios/pingentes, podem ser colocados na máquina, desde que não sejam centrifugadas. E, para preservar as peças é necessário usar os saquinhos específicos para roupas delicadas. Além disso, o ciclo de lavagem na máquina também deve ser para peças íntimas/roupas delicadas.

Qual o melhor tipo de sabão?

Recomenda-se utilizar produtos próprios para roupa íntima, pois eles contêm PH neutro e não danificam as peças nem causam alergias. Mas, na falta deles, pode-se fazer uso de sabão de coco, que também tem um mecanismo de ação mais delicado e menos agressivo, e também é considerado um sabão neutro.

Pode usar amaciante?

Não pode. A dica é sempre evitar o uso de amaciante, porque eles impermeabilizam as fibras do tecido, que perdem a função de absorção do suor.

As peças podem ficar de molho?

Não é recomendado, pois a umidade em demasia danifica os tecidos, reduzindo a vida útil das peças. Por isso, evite ao máximo deixar as lingeries de molho e nunca as torça! Nessa hora, para retirar o excesso de água, utilize uma toalha ou apenas deixe escorrer! Você pode ainda espremer a água do tecido e do bojo com as mãos, mas não torcer.

Como estendê-las corretamente no varal?

É importante utilizar pregadores que não marcam as peças e nem que tenham partes de metal que podem enferrujar. Uma dica é pendurar as lingeries em cabides de plásticos, apesar de o ambiente não ficar muito agradável esteticamente.

Outra questão é o excesso de sol, que deve ser evitado para não desgastar as cores nem danificar o tecido. Por isso, sempre deixe a calcinha e o sutiã secando na sombra. Inclusive, para os sutiãs com alças, o sol pode danificar a elasticidade das alças e estragar sua peça. Então, secagem sempre na sombra em local arejado!

Mais um detalhe importante, em relação aos sutiãs de bojo, é deixá-los secando com o bojo no formato correto (sem virar ou amassar). Pois desse modo, você evita criar estrias na espuma do bojo e danificá-lo.

Como visto, para que as peças íntimas tenham uma boa durabilidade e continuem lindas e com aspecto bem-cuidado, é preciso investir algum tempo na lavagem correta. Além de utilizar os produtos adequados e fazer a secagem do jeito certo!

E então, gostou do artigo? Siga as nossas páginas nas redes sociais do Facebook e do Instagram para ficar por dentro de mais dicas sobre lingeries! Aproveite também para conferir como esterilizar suas peças íntimas nesse post aqui.