O primeiro sutiã é um marco na vida de muitas meninas, pois indica que ela está deixando a infância para trás e iniciando a fase da adolescência. Nesse momento, a ajuda da mãe é fundamental para que a filha possa escolher um sutiã que seja adequado às necessidades dessa fase.

É importante considerar características como modelo, alças, material e tamanho. O que vai ajudar a evitar problemas na hora de se adaptar ao uso do sutiã. Continue a leitura e saiba como orientar sua filha nessa decisão!

Quando comprar o primeiro sutiã?

O momento para iniciar o uso de sutiã é quando os mamilos começam a marcar na roupa. Além do surgimento de pelos pubianos e nas axilas, esse é um dos primeiros sinais de que o corpo da menina está passando pelas transformações da puberdade.

Mas, cada garota reage de forma diferente diante dessas mudanças. Enquanto algumas sentem-se felizes por entrarem na adolescência, outras demonstram certo desconforto com o próprio corpo.

Por essa razão, é importante prestar atenção ao desenvolvimento do corpo e às alterações de comportamento da sua filha. Já que há uma possibilidade de que ela esconda o surgimento das mamas por timidez ou por receio de chamar a atenção. Uma comunicação fácil, com conversas bem abertas, é o melhor caminho!

Quais são os modelos indicados nessa fase?

Nessa primeira fase, o ideal é que o modelo escolhido tenha como prioridade o conforto e seja fácil de ser colocado. É importante que sua filha tenha a liberdade para escolher o modelo que mais agrade aos seus gostos, mas também é preciso orientá-la sobre os mais adequados à idade.

Sutiãs muito sensuais, com bojos e enchimento que modifiquem a estrutura do corpo não combinam com esse momento. O ideal é que eles sejam mais discretos e bem adaptados ao corpo, sem a necessidade de escolher modelos muito elaborados.

Que detalhes considerar ao escolher o sutiã?

Como vimos, nem todos os modelos de sutiã são indicados às meninas que começaram a usar o acessório. A seguir, confira algumas dicas úteis para ajudar a escolher tamanhos, tecidos e outros detalhes importantes.

1.     Modelos

O ideal é optar pelos tradicionais, sem rendas ou muitos detalhes de acabamento. Os sutiãs que lembram tops também são bastante indicados para a menina se acostumar a usar essa nova peça. Pois são sutiãs mais discretos debaixo da roupa. Ainda é fundamental verificar o tamanho do sutiã e a espessura das alças na hora de escolher o modelo. Confira aqui como entender as medidas de sutiã.

2.     Tamanho adequado

É importante que o sutiã não fique largo e nem apertado. Ele deve se ajustar bem ao corpo da menina e fazer com que ela se sinta confortável. Além disso, é importante lembrar que usar o sutiã ou top muito apertados pode prejudicar a circulação sanguínea e provocar dores nas costas.

3.     Tecido

O algodão é considerado o melhor tecido para sutiã pois, além de ser macio, permite que a pele respire e evita o surgimento de reações alérgicas. Também há os modelos feitos em poliamida, mas é preciso ter o cuidado de verificar se ele não causa nenhuma irritação na pele.

4.     Aros metálicos

Os aros metálicos servem para dar uma melhor sustentação aos seios. Por esse motivo, não há a necessidade de que o primeiro sutiã tenha esse complemento. Já que as mamas ainda estão se desenvolvendo, e os aros poderão trazer desconforto para a sua menina.

Conversar sobre o primeiro sutiã é fundamental para introduzir essa nova peça de roupa da forma mais natural possível. É importante lembrar que, além de orientar sua menina sobre os modelos e a qualidade da lingerie, também é preciso considerar a opinião dela sobre o sutiã escolhido.

Gostou do post? A Fidelitá tem modelos de sutiãs e de tops ideais para essa fase, unindo conforto, leveza e estilo. Confira nesse link nossa linha Infantil completa!