Trabalhar como autônomo pode ser desafiador. Se você vende ou quer vender lingeries, por exemplo, precisa entender de moda íntima e conhecer seu público. Mas só isso, não resolve. Você também precisa ser o gestor do seu negócio. Por isso, veja aqui algumas dicas para controlar as finanças, e fazer seu negócio dar lucro!

Como trata-se de um trabalho com renda variável, gastos desnecessários podem trazer grandes prejuízos. A estabilidade depende diretamente de métodos adequados de controle.

Pensando nisso, desenvolvemos este post com algumas dicas para gerenciar melhor suas finanças. Queremos te ajudar a entender e controlar ainda mais suas contas pessoais. Assim, você poderá fortalecer seu negócio, ampliando os resultados. Confira!

1. Acompanhe receitas e despesas

Vamos dar o primeiro passo para manter a saúde financeira do seu negócio? A primeira dica é ter um controle de todo o dinheiro que entra ou sai. Adquira o hábito de registrar valor, data e descrição de cada receita ou despesa.

Dessa forma, você conseguirá identificar se existem gastos excessivos, e corrigir possíveis falhas. Controlar todas as suas receitas e despesas, pode te ajudar a conseguir seus objetivos de longo prazo.

2. Faça um bom planejamento

O planejamento financeiro só será eficiente se houver disciplina. Mas um dos erros mais comuns que os autônomos cometem é misturar as contas pessoais com as do negócio. Aprenda a mantê-las separadas, pois isso facilitará questões burocráticas, como a declaração do imposto de renda e a medição de resultados do negócio.

Outro ponto importante, é dividir suas despesas em custos fixos (que repetem-se todos os meses, e são fáceis de prever) e variáveis. No caso das finanças pessoais, os custos fixos geralmente incluem água, luz, telefone, internet, alimentação e limpeza. Os variáveis podem ser compras e gastos sazonais, como material escolar ou viagens de férias, ou ainda impostos e seguros.

3. Crie uma reserva de emergência

Eventualmente, você terá que lidar com imprevistos. Esteja preparado, se houver atrasos no pagamento de algum cliente ou problemas pessoais que o afastem do trabalho por alguns dias. Portanto, é recomendável incluir, entre seus gastos, um valor fixo mensal para construir uma reserva de emergência.

O ideal é ter um fluxo de caixa. Ou seja, a quantia acumulada para a sua reserva de emergência, precisa ser suficiente para cobrir suas despesas por, pelo menos, três meses. Guardar sua reserva em uma poupança pode ser uma opção interessante para essa finalidade.

4. Pense no futuro

Com o avanço da idade, fica cada vez mais complicado manter o ritmo de trabalho que você tem agora. Por isso, é bom pensar na sua aposentadoria desde cedo. Você pode encontrar algumas opções de investimento que garantam uma renda futura. Quem é autônomo precisa cuidar pessoalmente desse tipo de detalhe para assegurar seu padrão de vida.

5. Conte com a tecnologia para vender lingeries

Use as facilidades tecnológicas a seu favor! Você pode fazer seu controle financeiro com planilhas do Excel, mas também há diversos aplicativos para smartphones desenvolvidos especialmente para isso.

Dedicar uma parte do seu tempo para se organizar financeiramente, poderá ser um diferencial para o seu negócio. Cuidar das finanças pessoais e profissionais, pode fazer você economizar um bom dinheiro. Além de colher resultados positivos, lembre-se de reinvestir esse valor no seu negócio, preparando-se para vender cada vez mais e garantindo a sustentabilidade no longo prazo.

E aí, gostou do post? Agora que você já sabe como controlar as finanças, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento sobre o assunto!