A realização de um pós-venda de alta qualidade é essencial para estabelecer um ciclo de vendas próspero e fidelizar o cliente. Mas, você sabe quais passos seguir? Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo sabe que é bom manter esse contato com os clientes. Por isso, selecionamos 5 dicas de pós-venda para que você continue um relacionamento mesmo depois da compra feita. Continue a leitura e confira!
1. Tenha uma lista de clientes atualizada
É muito importante manter atualizada a agenda com nome e contato de cada cliente. Esse controle pode ser feito no computador, no celular ou mesmo em uma agenda de papel. O objetivo é ter essas informações de fácil acesso quando você precisar.
Nessa lista de clientes, além dos dados, tenha informações de compra, como data do último pedido e lista do que foi comprado. Assim, conhecendo as preferências de cada cliente, você poderá sugerir novas compras de uma forma muito mais alinhada. Uma sugestão para quem revende lingerie, é anotar também o tamanho da cliente! Confira aqui como entender a tabela de medidas e indicar o tamanho correto.
2. Faça um atendimento personalizado
Uma das mais importantes dicas de pós-venda é fazer um atendimento personalizado. Pois, muitas pessoas ainda só se preocupam com a venda e, quando prestam atendimento pós-venda, está ligado a caso de problemas ou reclamações. E não é raro, nesse processo, dificultar a vida dos clientes, gerando burocracia, em vez de solucionar problemas de forma rápida e eficaz.
Então, se você quer deixar sua cliente feliz, seja sempre prestativa, educada e ágil. Uma forma de criar um serviço pós-venda eficiente e prestar muita atenção aos usuários é usar o WhatsApp Business. A ideia é solucionar problemas o mais rápido possível, de preferência logo após o pedido, e de forma padronizada e organizada.
3. Lembre-se de causar uma boa primeira impressão
Você conhece a expressão “a primeira impressão é a que fica”? No mundo dos negócios essa ideia é quase 100% correta, e você tem que pensar nisso o tempo todo. Se você vende lingerie, por exemplo, considere a embalagem em que ela é entregue e os eventuais mimos que acompanham o produto. Todos os detalhes são importantes!
Se você presta serviços, deve se vestir com capricho, ter conhecimento técnico sobre o produto que você vende e ser muito prestativa e atenciosa.
4. Cumpra o que foi prometido
Um dos erros mais comuns é prometer além do que pode oferecer ou não cumprir os requisitos mínimos da promessa, pois isso leva a um pós-venda ruim. Tempo de entrega ou falta de estoque são as reclamações mais recorrentes. Se você tem problemas com organização e controle do seu estoque de peças íntimas, confira aqui algumas dicas para te ajudar inclusive a manter as peças protegidas no armazenamento.
Imagine que você compra um produto, e o prazo de entrega são sete dias corridos, mas a mercadoria só chega duas semanas depois. Péssimo, não é mesmo? Então, prometa somente o que você pode cumprir!
5. Envie mimos em datas especiais
Uma das maneiras de conquistar a fidelidade do cliente é construir um bom relacionamento com ele. Portanto, preste atenção a algumas datas importantes para suas clientes – essas informações podem ser coletadas no momento do cadastro — e envie brindes para demonstrar carinho. Claro, suas clientes ficarão surpresas e se sentirão para lá de especiais com a lembrança.
Viu só como é importante manter o relacionamento com o cliente mesmo depois da venda realizada? Esperamos que com essas dicas de pós-venda você consiga fidelizar seus consumidores. Além de fazer com que eles se lembrem da sua marca sempre que precisarem de algum produto ou serviço que você comercializa.
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