A realização de um pós-venda de alta qualidade é essencial para estabelecer um ciclo de vendas próspero e fidelizar o cliente. Mas, você sabe quais passos seguir? Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo sabe que é bom manter esse contato com os clientes. Por isso, selecionamos 5 dicas de pós-venda para que você continue um relacionamento mesmo depois da compra feita. Continue a leitura e confira!

1. Tenha uma lista de clientes atualizada

É muito importante manter atualizada a agenda com nome e contato de cada cliente. Esse controle pode ser feito no computador, no celular ou mesmo em uma agenda de papel. O objetivo é ter essas informações de fácil acesso quando você precisar.

Nessa lista de clientes, além dos dados, tenha informações de compra, como data do último pedido e lista do que foi comprado. Assim, conhecendo as preferências de cada cliente, você poderá sugerir novas compras de uma forma muito mais alinhada. Uma sugestão para quem revende lingerie, é anotar também o tamanho da cliente! Confira aqui como entender a tabela de medidas e indicar o tamanho correto.

2. Faça um atendimento personalizado

Uma das mais importantes dicas de pós-venda é fazer um atendimento personalizado. Pois, muitas pessoas ainda só se preocupam com a venda e, quando prestam atendimento pós-venda, está ligado a caso de problemas ou reclamações. E não é raro, nesse processo, dificultar a vida dos clientes, gerando burocracia, em vez de solucionar problemas de forma rápida e eficaz.

Então, se você quer deixar sua cliente feliz, seja sempre prestativa, educada e ágil. Uma forma de criar um serviço pós-venda eficiente e prestar muita atenção aos usuários é usar o WhatsApp Business. A ideia é solucionar problemas o mais rápido possível, de preferência logo após o pedido, e de forma padronizada e organizada.

3. Lembre-se de causar uma boa primeira impressão

Você conhece a expressão “a primeira impressão é a que fica”? No mundo dos negócios essa ideia é quase 100% correta, e você tem que pensar nisso o tempo todo. Se você vende lingerie, por exemplo, considere a embalagem em que ela é entregue e os eventuais mimos que acompanham o produto. Todos os detalhes são importantes!

Se você presta serviços, deve se vestir com capricho, ter conhecimento técnico sobre o produto que você vende e ser muito prestativa e atenciosa.

4. Cumpra o que foi prometido

Um dos erros mais comuns é prometer além do que pode oferecer ou não cumprir os requisitos mínimos da promessa, pois isso leva a um pós-venda ruim. Tempo de entrega ou falta de estoque são as reclamações mais recorrentes. Se você tem problemas com organização e controle do seu estoque de peças íntimas, confira aqui algumas dicas para te ajudar inclusive a manter as peças protegidas no armazenamento.

Imagine que você compra um produto, e o prazo de entrega são sete dias corridos, mas a mercadoria só chega duas semanas depois. Péssimo, não é mesmo? Então, prometa somente o que você pode cumprir!

5. Envie mimos em datas especiais

Uma das maneiras de conquistar a fidelidade do cliente é construir um bom relacionamento com ele. Portanto, preste atenção a algumas datas importantes para suas clientes – essas informações podem ser coletadas no momento do cadastro — e envie brindes para demonstrar carinho. Claro, suas clientes ficarão surpresas e se sentirão para lá de especiais com a lembrança.

Viu só como é importante manter o relacionamento com o cliente mesmo depois da venda realizada? Esperamos que com essas dicas de pós-venda você consiga fidelizar seus consumidores. Além de fazer com que eles se lembrem da sua marca sempre que precisarem de algum produto ou serviço que você comercializa.

Gostou do conteúdo? Quer acompanhar mais dicas como estas? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades em primeira mão! Até mais!