Todo lojista que deseja destacar seu negócio no mercado deve, além de gerenciá-lo corretamente, também prestar um atendimento de qualidade aos clientes. Por isso, é fundamental também saber como organizar o estoque dos produtos da sua loja. Principalmente quando se trata de produtos pequenos e cheios de detalhes, como lingeries.

É muito importante manter a organização do estoque. Pois, somente assim é possível controlar os itens e encontrá-los de acordo com a demanda dos clientes, de forma ágil e eficaz.

Para ajudá-lo a otimizar o atendimento ao cliente e facilitar a busca pelos produtos, separamos neste post 6 dicas de como organizar o estoque de lingerie da sua loja. Confira!

1. Classifique os produtos

O primeiro passo para organizar o estoque é classificar todos os itens da loja. E essa classificação deve levar em consideração vários critérios, pois isso facilita na disposição dos produtos. As lingeries, por exemplo, podem ser classificadas de diversas formas, como:

  • Tipos: calcinhas, sutiãs, conjuntos, lingeries sensuais, lingeries funcionais, amamentação, entre outros.
  • Tamanhos: P, M, G, GG, plus size, infantil.
  • Cores: considerando uma mistura dos tons, em matizes que vão se complementando.
  • Tipos de tecido: microfibra, algodão, rendas.

O importante é definir uma classificação e separar os produtos corretamente. Quanto mais específicas forem as categorias, mais fácil será encontrar os itens quando os clientes solicitarem.

2. Separe os produtos de acordo com a classificação

Depois de devidamente classificadas as lingeries, os lojistas devem separar os produtos seguindo as categorias criadas. A forma de separar os itens pode variar bastante, podendo ser desde em uma bancada com delimitações. Ou até em diversos armários com gavetas identificando cada produto guardado.

O momento da separação é um dos mais importantes, pois caso sejam cometidos erros pode-se entregar aos clientes os produtos errados. Além disso, uma separação errada também pode dificultar o controle das quantidades estocadas. Prejudicando os pedidos e até mesmo fazendo com que faltem determinadas lingeries.

3. Crie processos internos

Para deixar um estoque organizado não se devem realizar as tarefas de forma aleatória, mas é preciso seguir processos bem definidos. Por isso, os lojistas devem criar processos de recebimento de itens, inspeção, reposição, entre outros.

Ao determinar o fluxo das tarefas e a forma como elas devem ser realizas, os lojistas garantem que os funcionários vão agir corretamente. Mantendo o estoque sempre organizado e evitando que ocorram erros.

4. Defina um fluxo de entrada e saída de produtos

O estoque da loja deve seguir uma estrutura lógica, garantindo que a entrada e a saída de produtos siga o fluxo correto. Essa movimentação de lingeries na loja deve condizer com os processos internos criados. Garantindo assim a total organização do estoque e facilitando o trabalho dos funcionários.

O fluxo de entrada e saída de lingeries no estoque deve contemplar desde o momento em que ela chega ao estoque até o instante em que ela é direcionada ao cliente. Ele pode contemplar um ou vários processos, sendo definido pelo lojista de forma que atenda melhor suas necessidades.

5. Registre as entradas e saídas

Para se ter um estoque organizado e manter o controle sobre o negócio, todas as movimentações (entradas ou saídas) devem ser registradas. Para isso, você pode utilizar uma planilha de controle ou um sistema (software) utilizado pela loja. Somente com os registros atualizados é possível ter certeza dos itens e das quantidades estocadas no estabelecimento.

6. Faça o inventário do estoque

Por último, os lojistas não podem deixar de fazer auditorias no estoque da loja. Esse procedimento é essencial para a confirmação de que as lingeries que estão no estoque condizem com as registradas. Desse modo, garantindo o total controle sobre o estoque e mantendo-o sempre organizado.

Gostou das dicas de como organizar o estoque de lingerie da sua loja? Então confira de como cuidar da lingerie para deixá-las ainda melhor conservadas em seu estoque!