Sem sombra de dúvidas, a vitrine de loja é um recurso de comunicação essencial para a estratégia de qualquer comércio. Seja uma vitrine virtual ou de loja física, esse elemento atrai o consumidor e o influencia fortemente na decisão de compra. Desse modo, as estratégias de vitrinismo serão fortes aliadas!
Por isso, uma vitrine bem planejada e executada é um diferencial para o lojista que deseja se destacar da concorrência. Além de expor seus produtos, ela é capaz também de reforçar a imagem da sua marca. Mas, você sabia que existem diferenças na montagem de uma vitrine para e-commerce e de outra para loja física? A seguir, vamos explicar cada uma delas e dar dicas para que você, lojista, possa criar alternativas incríveis.
Vitrine virtual
Capriche na escolha dos produtos
A vitrine de um e-commerce é bem diferente de sua versão na loja física. Na internet, a abrangência geográfica é muito maior e seus produtos concorrem com opções de todo país e até do exterior. É por isso que a vitrine virtual precisa ser bem caprichada.
Então, o primeiro cuidado que se deve tomar diz respeito à quantidade de produtos. O ideal é colocar itens que chamem a atenção do consumidor, sem poluir a página. Por isso, aposte nas opções que estejam em alta, que sejam lançamentos ou que tenham preço atraente, por exemplo.
Mas, não caia na tentação de expor somente produtos com preço muito abaixo do mercado. Entenda que, na internet, o consumidor pode rapidamente tirar suas próprias conclusões e ficar desconfiado com a idoneidade de sua loja virtual. Portanto, seja honesto e transparente!
Aposte na renovação
A tecnologia permite um dinamismo muito grande para a vitrine de um e-commerce. É possível ir muito além da sazonalidade do mercado e oferecer, por exemplo, vitrines personalizadas para cada cliente. Por isso, esteja sempre atualizado com as melhores tecnologias de navegação, para sua loja ser única.
Renove sua loja também, nas datas festivas como Dia das Mães, Black Friday e Natal. Sua loja virtual deve exibir os produtos adequados para cada momento do comércio.
Cuide dos detalhes
Uma loja física possibilita uma liberdade maior na criação de uma vitrine. Por exemplo, com produtos de diversos tamanhos expostos em ângulos e alturas diferentes. Já o ambiente virtual, exige a padronização das imagens. Por isso, no e-commerce é recomendável que as imagens tenham a mesma orientação (vertical ou horizontal) e o mesmo tipo de fundo. Ou pelo menos, que estejam dentro do mesmo contexto, para um visual harmonioso.
Assim, é importante investir em fotos de ótima qualidade. Pois, na internet, não é possível tocar fisicamente no produto e o cliente só poderá acreditar que o produto é bom se a foto o convencer disso.
Vitrine de loja física
Considere seu público
Uma loja física precisa considerar o entorno onde está localizada e isso impacta bastante na concepção de sua vitrine. Além de conhecer o perfil de seu cliente, é preciso estudar também o público que circula na região. Por exemplo, qual sua faixa etária, nível de educação, poder aquisitivo e estilo de vida?
Para ser efetiva, a vitrine precisa dialogar com o público local e oferecer os itens adequados a ele.
Explore a iluminação
Aqui está uma vantagem que as vitrines físicas possuem em relação às virtuais: a possibilidade de criar maravilhas com a iluminação. Esse recurso mexe com os sentidos humanos e provoca emoções no consumidor. Além disso, a iluminação direciona a atenção para os produtos que você quer e destaca pontos que passariam despercebidos.
Se você precisar de um pouco de inspiração, conte com a internet. Você encontrará ótimas ideias que podem ser colocadas facilmente em prática, inclusive com baixo investimento financeiro. Aposte nas lâmpadas LED, mais baratas e eficazes para destacar os produtos, sem danificá-los.
Use a regra de três
Quando os olhos se deparam com algo simétrico, a tendência é que se fixem nesse ponto. Por outro lado, objetos assimétricos estimulam o movimento e fazem com que as pessoas vejam tudo o que está ao redor.
Em uma vitrine, prefira esse comportamento mais dinâmico. A regra de três é uma técnica que consiste no agrupamento lado a lado de produtos em lotes de três unidades, com alturas diferentes. Essa forma de organização proporciona uma visão do todo, fazendo com que os itens de sua vitrine não sejam ignorados.
Como você deve ter percebido, a vitrine virtual e a de loja física possuem características próprias que as diferenciam uma da outra. Você possui experiência nas duas modalidades de comércio? Como lida com essas diferenças? Conte para a gente nos comentários!