Desde 2016, o Brasil vem passando por um cenário de forte crise econômica e de inflação. Inclusive, vários setores foram gravemente afetados e o índice de desemprego chegou a 13%. Diante desse contexto, é preciso criatividade e dinamismo. Por isso, a saída é investir em setores que, além de resistir à crise, apresentam perspectivas otimistas. Como é o caso do mercado de moda íntima!
O segmento de moda íntima, nos últimos anos, apresentou crescimento de 33%. Então, se considerarmos que outros setores não ultrapassaram o crescimento de 2-3% ao ano, esse é um fator um tanto invejável.
Por isso, se você deseja conquistar a tão sonhada independência financeira e investir em um setor de sucesso, aposte no mercado de moda íntima! Continue a leitura, para descobrir por que vale a pena investir em uma atividade tão promissora como a da moda íntima feminina.
Por que o mercado de moda íntima feminina cresce tanto?
Segundo dados do Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira divulgado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) em 2015, o Brasil ocupa a quinta posição mundial na produção têxtil. De acordo com o mesmo relatório, o país produz dois milhões de toneladas de peças, o que representa 2% de toda a produção mundial do setor.
Outro estudo recente encomendado pela Nielsen revelou que, após pagarem as despesas básicas de alimentação e moradia, 28% das mulheres gastam seus salários com novas peças.
Portanto, as perspectivas para o mercado de lingerie em 2017 e 2018 são extremamente favoráveis. Uma vez que há uma diversificação nos modelos e criação de novos produtos, fazendo com que surjam diversas oportunidades de empreendimentos na área.
Mas, e quais os principais fatores dessa expansão?
Aumento no número de mulheres no mercado de trabalho
O aumento de quase 11 milhões de mulheres no mercado de trabalho nas últimas décadas é o principal fator responsável pela expansão do segmento de lingerie.
Pois, mulheres independentes e com poder aquisitivo maior, investem mais em produtos diferenciados e de alta qualidade.
Perfil de vendas brasileiro
Dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) demonstram que 70% da produção do estado é comercializada por revendedoras. Esse fator favorece ainda mais o mercado de moda íntima feminina, já que é voltado à experimentação das peças. As popularmente conhecidas “sacoleiras” também conseguem entregar um atendimento mais personalizado, inclusive indo até a casa da cliente.
Além disso, esse perfil de vendas demonstra que o mercado é democrático e voltado para diversos nichos. Por exemplo, você pode focar no segmento plus size, que tem se destacado muito e tem grande potencial de crescimento.
Expansão do conhecimento
Atualmente, existem variados cursos no ramo de design e moda, inclusive cursos EAD, que facilitam o acesso à informação. Com essa “facilidade” de adquirir conhecimento, tem sido possível que os profissionais desta área criem suas peças com mais simplicidade e rapidez.
Além das novas tecnologias, tecidos e técnicas de costura, outro fator é essencial. As redes sociais também aproximaram as marcas dos seus consumidores finais. Portanto, tem sido um pouco mais fácil identificar o que os clientes realmente querem. E desse modo, entregar produtos que sejam realmente atrativos.
Por que 2018 é um ano tão promissor para o mercado de lingerie?
As peças íntimas deixaram de ocupar um lugar escondido no guarda-roupa. A lingerie, e principalmente o sutiã, passou a ter grande importância na composição dos looks. Seja para o trabalho ou para ocasiões especiais. A realidade é que as mulheres buscam conforto e estilo nas lingeries que escolhem.
Outro fator, é que até poucos anos atrás, a moda íntima feminina era projetada para modelos magras. Hoje, a realidade é outra, sendo preciso incluir todo o público feminino. Por exemplo, você pode apostar em peças plus size, mas sem perder a qualidade e a elegância.
A crise econômica de 2017 tem demonstrado que os setores que buscam diversificar os seus produtos e implementar soluções criativas saem na frente. E com o segmento de lingerie não é diferente. Pois o mercado oferece diversas oportunidades para empreendedores, dispostos a inovar. Inclusive, para diferentes padrões de corpo, estilos e preferências.
Mas a boa notícia é que pequenos e grandes varejistas conseguem conviver nesse mercado tão heterogêneo. Pois, há espaço para todos os bolsos e estilos. Por isso não é preciso investir muito para se tornar um empreendedor de sucesso no ramo de lingerie.
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