Desde 2016, o Brasil vem passando por um cenário de forte crise econômica e de inflação. Inclusive, vários setores foram gravemente afetados e o índice de desemprego chegou a 13%. Diante desse contexto, é preciso criatividade e dinamismo. Por isso, a saída é investir em setores que, além de resistir à crise, apresentam perspectivas otimistas. Como é o caso do mercado de moda íntima!

O segmento de moda íntima, nos últimos anos, apresentou crescimento de 33%. Então, se considerarmos que outros setores não ultrapassaram o crescimento de 2-3% ao ano, esse é um fator um tanto invejável.

Por isso, se você deseja conquistar a tão sonhada independência financeira e investir em um setor de sucesso, aposte no mercado de moda íntima! Continue a leitura, para descobrir por que vale a pena investir em uma atividade tão promissora como a da moda íntima feminina.

Por que o mercado de moda íntima feminina cresce tanto?

Segundo dados do Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira divulgado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) em 2015, o Brasil ocupa a quinta posição mundial na produção têxtil. De acordo com o mesmo relatório, o país produz dois milhões de toneladas de peças, o que representa 2% de toda a produção mundial do setor.

Outro estudo recente encomendado pela Nielsen revelou que, após pagarem as despesas básicas de alimentação e moradia, 28% das mulheres gastam seus salários com novas peças.

Portanto, as perspectivas para o mercado de lingerie em 2017 e 2018 são extremamente favoráveis. Uma vez que há uma diversificação nos modelos e criação de novos produtos, fazendo com que surjam diversas oportunidades de empreendimentos na área.

Mas, e quais os principais fatores dessa expansão?

Aumento no número de mulheres no mercado de trabalho

O aumento de quase 11 milhões de mulheres no mercado de trabalho nas últimas décadas é o principal fator responsável pela expansão do segmento de lingerie.

Pois, mulheres independentes e com poder aquisitivo maior, investem mais em produtos diferenciados e de alta qualidade.

Perfil de vendas brasileiro

Dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) demonstram que 70% da produção do estado é comercializada por revendedoras. Esse fator favorece ainda mais o mercado de moda íntima feminina, já que é voltado à experimentação das peças. As popularmente conhecidas “sacoleiras” também conseguem entregar um atendimento mais personalizado, inclusive indo até a casa da cliente.

Além disso, esse perfil de vendas demonstra que o mercado é democrático e voltado para diversos nichos. Por exemplo, você pode focar no segmento plus size, que tem se destacado muito e tem grande potencial de crescimento.

Expansão do conhecimento

Atualmente, existem variados cursos no ramo de design e moda, inclusive cursos EAD, que facilitam o acesso à informação. Com essa “facilidade” de adquirir conhecimento, tem sido possível que os profissionais desta área criem suas peças com mais simplicidade e rapidez.

Além das novas tecnologias, tecidos e técnicas de costura, outro fator é essencial. As redes sociais também aproximaram as marcas dos seus consumidores finais. Portanto, tem sido um pouco mais fácil identificar o que os clientes realmente querem. E desse modo, entregar produtos que sejam realmente atrativos.

Por que 2018 é um ano tão promissor para o mercado de lingerie?

As peças íntimas deixaram de ocupar um lugar escondido no guarda-roupa. A lingerie, e principalmente o sutiã, passou a ter grande importância na composição dos looks. Seja para o trabalho ou para ocasiões especiais. A realidade é que as mulheres buscam conforto e estilo nas lingeries que escolhem.

Outro fator, é que até poucos anos atrás, a moda íntima feminina era projetada para modelos magras. Hoje, a realidade é outra, sendo preciso incluir todo o público feminino. Por exemplo, você pode apostar em peças plus size, mas sem perder a qualidade e a elegância.

A crise econômica de 2017 tem demonstrado que os setores que buscam diversificar os seus produtos e implementar soluções criativas saem na frente. E com o segmento de lingerie não é diferente. Pois o mercado oferece diversas oportunidades para empreendedores, dispostos a inovar. Inclusive, para diferentes padrões de corpo, estilos e preferências.

Mas a boa notícia é que pequenos e grandes varejistas conseguem conviver nesse mercado tão heterogêneo. Pois, há espaço para todos os bolsos e estilos. Por isso não é preciso investir muito para se tornar um empreendedor de sucesso no ramo de lingerie.

Gostou do nosso conteúdo sobre as tendências de crescimento do mercado de moda íntima feminina? Então, que tal compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais! Talvez, você pode incentivá-los a pesquisar mais sobre esse próspero setor.