Começar um negócio é uma chance maravilhosa de conseguir realizar seus sonhos e garantir independência financeira, fazendo o que você ama verdadeiramente. Porém, alguns desafios fazem parte do caminho, principalmente para quem está iniciando. Por isso, te ajudaremos nesses desafios, e saber como precificar produtos, a partir de agora, será mais uma etapa feita!
Na revenda de lingerie, como em toda nova empreitada comercial, ao lidar com custos, gastos e lucros surgem dúvidas — o que é muito comum e compreensível. Porém, ao longo de sua jornada, com prática e aperfeiçoamento, ficará cada vez mais fácil precificar e conhecer suas clientes.
Então, para dar aquela ajuda amiga, neste artigo vamos mostrar a você como precificar produtos para revenda. Está pronta? Vamos lá!
Saiba quais são seus custos
Para chegar ao real preço de venda, existem dois tipos de custos a considerar: o fixo e o variado. Eles estão relacionados às despesas que você tem para adquirir produtos e também as que você ainda terá para atender bem os seus clientes. Se quiser se aprimorar ainda mais nos assuntos relacionados às finanças, confira aqui um conteúdo específico para revendedoras.
Custo fixo
Engloba as despesas que você sempre terá, independente de quanto você venda em um mês. Alguns exemplos mais comuns são:
- aluguel;
- impostos;
- internet, caso você trabalhe online.
Custo variado
Como o próprio nome já diz, vai variar de acordo com a sua venda ou necessidade. Entre eles, destacam-se:
- embalagens;
- mercadoria;
- reposição de estoque;
- valor que você gasta até chegar às suas clientes.
A soma desses valores representa o custo total gasto na compra de determinado lote de peças. Mas calma, esse ainda não é o valor final que você deve cobrar.
Veja como precificar produtos com facilidade
O preço não é algo que você estabelece sem antes fazer algumas contas e pesquisas. Isso porque quando o valor é praticado muito acima do ideal, afasta as clientes. Por outro lado, se o valor praticado for muito abaixo, você não lucrará o suficiente para manter seu negócio a pleno vapor.
Continuando, com o valor dos custos estabelecidos, é hora de acrescentar o lucro. Ou seja, o valor que resta da venda, após todos os gastos para adquirir o produto estarem sanados. Uma das formas de fazer a conta, considera essas três etapas:
Para exemplificar, vamos supor que uma revendedora tem custo fixo de R$ 200,00, adquiriu 100 peças no valor de R$ 30,00 cada e gastará um custo variado de R$ 50,00 com embalagens. O cálculo fica assim:
- Divida o valor do custo fixo pela quantidade de produtos. Sendo assim, (R$ 200,00 / 100) sabemos que o custo fixo por peça é de R$ 2,00;
- Adicione o valor fixo ao preço original de cada peça, (R$ 2,00 + R$ 30,00) resultando R$ 32,00;
- Agora vamos descobrir o valor variável unitário (R$ 50,00/100), teremos R$ 0, 50;
- Por último, você somará os valores encontrados (R$32,00 + R$0,50), e ao resultado de R$ 32,50, ainda adicionará a porcentagem de lucro desejada.
Para saber qual o lucro que você deve buscar, uma pesquisa é sempre bem-vinda. Confira o preço praticado pelos seus concorrentes e saiba mais ou menos qual o poder aquisitivo do seu público. Outro fator importante a considerar é a qualidade do produto que você oferece — quanto melhor ela for, mais você pode cobrar. A partir daí, estabeleça o seu valor.
Aqui vale uma dica: qualidade não está relacionada somente ao produto/marca, mas também depende do bom atendimento e do serviço de consultoria prestado!
Conheça seus diferenciais e suas clientes
Você já ouviu falar em valor agregado? Ele remete aos seus diferenciais, como oferecer um serviço personalizado, atender em casa, oferecer uma consultoria de moda e ter promoções, por exemplo.
Com esses diferenciais, você é capaz de fidelizar clientes e, até mesmo, aumentar o seu valor final de venda. Claro que para chegar a esse nível será preciso adotar outras ações, como estudar sobre a área de moda íntima. Além de ficar por dentro das notícias do mundo da moda. E ainda, criar um fluxo de relacionamento baseado em confiança com suas clientes.
Porém, embora o aperfeiçoamento venha com o tempo, você já pode colocar duas ações em prática: ter um bom atendimento e sempre ressaltar a qualidade das suas peças!
Sabendo quais são seus gastos, buscando o melhor preço de compra dos produtos e fazendo todos os cálculos certinhos, será fácil definir um valor para as suas peças. E convenhamos, não é tão difícil assim precificar produtos, não é mesmo? Agora, para ficar ainda melhor nas vendas, confira 5 dicas para arrasar na revenda de lingeries!