Você já ouviu falar em técnicas de vitrinismo para ambientar a sua loja estrategicamente? Então confira nossas dicas práticas para aproveitar a zona quente e zona fria de uma loja.
Um dos objetivos principais de qualquer negócio é aumentar as vendas. Se isso não está acontecendo em sua loja dentro do ritmo que você espera, algo pode estar errado e deve ser corrigido o quanto antes. Por isso, você deve estar atento ao tráfego em sua loja física e aplicar estratégias adequadas para aproveitar o fluxo de visitantes. Tanto na zona quente quanto na zona fria do seu ponto de venda.
Confira a seguir o que pode ser feito para otimizar ambos os espaços. E assim, aumentar vendas e receitas, fazendo seu negócio crescer ainda mais.
Qual é a diferença entre zona quente e zona fria de uma loja física?
Zonas quentes são as áreas mais visíveis e que recebem maior quantidade de visitantes. Isso varia de acordo com a disposição das prateleiras, gôndolas e estrutura arquitetônica de cada loja. Mas, em geral, são os locais que chamam mais atenção dos clientes e nos quais costumam parar com maior frequência.
Zonas frias, por sua vez, são aqueles locais em que os clientes não se detêm. Geralmente, próximo à entrada e à saída do ponto de venda. Os visitantes não costumam olhar para um produto exposto logo na entrada da loja, pois estão somente de passagem e olhando para a frente.
O que fazer na zona fria da sua loja?
Por contar com um número menor de visitantes, sua zona fria deve aplicar eficientes técnicas de merchandising para que seus clientes a percebam e realizem compras neste ambiente:
1. Avalie o espaço para a localização de vitrines
Suas vitrines devem ser cuidadosamente localizadas, com altura e visibilidade adequadas, para atrair os clientes à zona fria de seu PDV.
2. Determine sua mensagem
Elaborar eficientemente a mensagem que a loja endereça aos clientes pode fazer toda a diferença. Muitos clientes passarão rapidamente por ela, então, esforce-se para que seja marcante e condizente com o estilo de sua marca.
3. Escolha cuidadosamente os produtos que receberão maior destaque
A ocupação desta área deve ser projetada, principalmente, para vender os produtos expostos. Considere cuidadosamente quais receberão destaque. De acordo com as tendências de consumo, sazonalidades, promoções, além de qualquer outro elemento relevante para seu contexto de negócio.
4. Considere os requisitos de sinalização
Se você tem uma mensagem para dizer a seu cliente, vai precisar de palavras impressas. Será necessário considerar escala gráfica, design, estilo, impressão, desligamento fora do horário comercial entre outros elementos.
E o que fazer com a zona quente do seu PDV?
Para aumentar as vendas na zona quente, há três abordagens que, embora discretas, são muito eficientes:
1. Evidencie a zona quente
Você pode fazer com que sua zona quente se sobressaia. Por exemplo, aplicando cores contrastantes ou sombreadas em relação às demais áreas da loja. Sua estratégia de colorização pode ser colocada em prática por meio de uma simples pintura.
Dependendo das especificidades do seu negócio, a utilização de cores fortes pode ser o suficiente para começar a chamar a atenção dos clientes. Uma boa dica é usar vermelho se desejar realizar promoções ou ofertas especiais, por exemplo.
2. Realce os produtos nas prateleiras
Não há uma fórmula pronta e definitiva que estabeleça a melhor forma de realçar os produtos expostos em prateleiras. O segredo aqui é levar em consideração as características de seus clientes. Caso sua loja seja voltada para um público de alto poder aquisitivo e que busca exclusividade, ter prateleiras abarrotadas de mercadorias não é uma boa ideia.
Por outro lado, se os seus clientes se caracterizam por comprar produtos em grandes quantidades, uma boa dica é dispor produtos semelhantes (com pequenas diferenças sinalizadas) e destacar preços reduzidos.
3. Diga ao cliente o que fazer
Insira informações adicionais dos produtos expostos — principalmente aquelas não disponíveis ou pouco acessíveis em rótulos e embalagens. Ao lado destes dados, inclua um chamado à ação curto, claro e objetivo.
Além de estimular compras mais inteligentes, dados adicionais em uma zona quente geram a sensação de que sua loja estuda e conhece minuciosamente os produtos que comercializa.
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Bacana.
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