A fidelização de clientes é um elemento muito importante para o sucesso da sua loja. Pois, construir um relacionamento sadio com o consumidor permite uma melhor reputação da marca e o aumento do faturamento. Além destas vantagens, saber como fazer um bom cadastro de clientes, é essencial para alinhar suas estratégias.

Porém, para alcançar esses benefícios, a empresa deve conhecer seus compradores leais. Para isso, é essencial direcionar alguns dos seus esforços no cadastro de clientes.

Neste artigo, vamos explicar por que esse registro é tão importante para o negócio e como potencializar seus resultados com a estratégia. Confira!

O que é o cadastro de clientes?

O cadastro de clientes é basicamente o registro de uma série de dados pessoais fornecidos pelo consumidor, como:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • endereço;
  • número de telefone celular;
  • e-mail;
  • E no caso das lojas de vestuário, é importante ter a numeração (de roupas, calçados e moda íntima) do seu cliente.

Assim, essas informações permitem que as empresas se comuniquem melhor com os seus clientes. Além disso, auxiliam em estratégias de marketing. Abaixo, veja mais algumas das vantagens que o cadastro de clientes pode oferecer.

Quais os benefícios do cadastro de clientes?

Manter um registro atualizado dos consumidores é uma eficiente forma de gerar mais vendas e construir um relacionamento sadio com o consumidor. Com as informações disponíveis, a loja pode investir em uma série de ações, tais como:

  • descontos especiais: você pode oferecer uma vantagem exclusiva para o cliente que estiver de aniversário graças à data de nascimento fornecida pelo próprio consumidor;
  • marketing direto: com o telefone pessoal do cliente, a loja pode entrar em contato diretamente com ele por SMS ou WhatsApp. Avise sobre oportunidades de negócios, promoções criativas, eventos, entre outros;
  • envio de condicional: se a sua loja tem a prática de enviar condicionais para as casas dos clientes, o cadastro auxiliará na escolha das roupas em numeração correta;
  • estratégias de revenda: a companhia pode oferecer um outro produto que complemente uma aquisição recente;
  • práticas de pós-venda: ao entrar em contato com o consumidor após uma compra, a empresa demonstra uma preocupação em manter o seu cliente satisfeito;
  • ações de marketing digital: o cadastro de clientes ainda permite potencializar os resultados das ações de marketing, como o e-mail marketing, segmentação de anúncios, promoções especiais, entre outras.

De uma maneira geral, o cadastro de clientes é capaz de potencializar os resultados com as ações de marketing e fortalecer o relacionamento com o consumidor. Assim, a empresa ganha mais agilidade e precisão com suas estratégias.

Como fazer um bom cadastro de clientes?

Elaborar uma ficha cadastral não é algo complexo, já que consiste basicamente em um formulário. Porém, existem algumas maneiras de otimizar as informações. Então, confira abaixo algumas dicas para atingir melhores resultados com o cadastro de clientes:

Mantenha o formulário conciso

Ninguém gosta de preencher páginas e páginas de um formulário, certo? Por isso, procure exigir somente informações que são realmente importantes para o seu negócio. Pense em informações que poderão auxiliar de alguma forma nas operações da empresa.

Acrescente perguntas no cadastro

Uma forma de entender melhor o comportamento do cliente é acrescentando breves perguntas no cadastro. Mas, dê preferência a respostas de múltipla escolha. Essa ação pode auxiliar tanto nas estratégias de marketing da empresa quanto na tomada de decisão. Apenas não se esqueça de manter as perguntas breves!

Ofereça algo em troca do cadastro

Uma forma de obter cadastros de consumidores atuais e potenciais é oferecendo algo em troca das informações fornecidas. Por exemplo, você pode oferecer um desconto para a primeira compra. Assim, a loja estimula o cliente a fazer uma compra e, ainda, obtém acesso aos seus dados pessoais.

Utilize ferramentas de apoio

Utilizar ferramentas como um CRM (Customer Relationship Management) permite que a loja gerencie melhor os seus contatos. Além disso, alguns softwares oferecem recursos que permitem otimizar as estratégias da empresa.

O cadastro de clientes é uma ferramenta poderosa de prospecção e fidelização de clientes. Além disso, as informações obtidas auxiliarão — e muito! — nas estratégias de marketing, já que tornam o direcionamento das ações mais preciso.

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