Há muito o varejo deixou de ser apenas um setor da economia brasileira. Ele passou a ser um dos maiores setores do país e, também, um canalizador de oportunidades. Sobretudo no mercado da moda. Mas, para ser bem-sucedido nesse setor é necessário estar disposto a crescer de maneira responsável e sustentável. Por isso, investir em qualidade é primordial!
FOCO NA QUALIDADE
O sucesso do negócio, seja ele grande ou pequeno, depende de vários fatores: visão empreendedora, diferencial competitivo, boa gestão financeira, atendimento personalizado, dentre outros. Apesar da importância desses aspectos, nada disso será suficiente se não forem comercializados produtos de qualidade.
Os varejistas devem investir em produtos de boa procedência, com ótimas matérias-primas e acabamento de excelência. Isso faz toda a diferença não somente nos lucros, mas também na imagem da empresa perante os clientes.
Inclusive, além dos produtos, a qualidade deve estar presente na estrutura da empresa e no atendimento prestado.
ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS DE MODA
Acompanhar as tendências de moda é uma excelente estratégia para impulsionar as vendas. O calendário da moda é dividido em duas grandes temporadas distintas: primavera-verão e outono-inverno.
Durante muito tempo, as coleções eram apresentadas em desfiles para um grupo seleto e demoravam alguns meses até serem divulgadas. Hoje, com o avanço tecnológico e o boom das mídias sociais, os desfiles também atingem os consumidores finais. Porém, o imediatismo é uma das características dos novos consumidores. Por isso, estar atenta às tendências e atualizar seus produtos e vitrine com rapidez é um fator chave!
APOSTE NA MODA INCLUSIVA
A moda também tem um papel social, uma função inclusiva. Boa parte das marcas, por exemplo, já têm reconhecido a necessidade de valorizar a diversidade.
A beleza padrão tem sido deixada de lado para dar lugar ao diverso nas passarelas, nas revistas e também nas lojas. Assim, modelos com diferentes silhuetas e tons de pele variados se misturam para dar um colorido especial aos desfiles.
Um exemplo disso, é o mercado plus size, que tem crescido bastante no Brasil. Especialmente porque valoriza diferentes tipos de corpo e reconhece a beleza de mulheres mais volumosas, com curvas fora do padrão da moda que costumávamos ver nas passarelas, editoriais e vitrines. Inclusive a moda plus size representa um nicho de mercado que ainda tem muito a ser explorado.
DIVULGUE NAS REDES SOCIAIS
As redes sociais são extremamente importantes para as lojas varejistas. Pois os consumidores estão mais conectados e atualizados. Estes encontram informações em tempo real e já não ficam presos a limitações espaciais. Nesse contexto, eles podem comprar o que quiserem com um clique. E isso representa um desafio e uma oportunidade para o mercado varejista.
Então, se você deseja atingir esse público, é crucial usar essas ferramentas da melhor maneira possível. Listamos 5 dicas para que você transforme-as em verdadeiras aliadas:
- Conheça bem o seu público-alvo e mostre nas redes o que ele quer ver;
- Use imagens atrativas e de alta qualidade. Isso vai despertar o interesse dos clientes;
- Responda às perguntas dos seguidores e interaja com eles. Essa prática aumenta a simpatia do consumidor pela empresa;
- Seja presente nas redes sociais. Não adianta fazer um post incrível e sumir nas semanas seguintes;
- Participe de grupos relacionados à sua área de atuação. Essa estratégia te manterá atualizado e pode ampliar seu networking.
O setor varejista de moda no Brasil é altamente dinâmico e competitivo. Como você viu, diariamente surgem novas tendências para movimentar o mercado, ao passo em que nascem empresas de todos os portes nesse ramo.
Portanto é preciso estar disposto a fazer a diferença na experiência de compra do cliente, oferecendo produtos e serviços de qualidade. Assim, qualquer empresa varejista, inclusive a sua, chegará ao sucesso.
A Fidelitá é sua aliada na qualidade dos produtos. Confira nesse outro post os diferenciais que definem uma lingerie de qualidade!