Com o crescimento das redes sociais como ferramentas de marketing digital, muitos empreendedores, sobretudo os vendedores, estão em busca dos melhores métodos para torná-las mais rentáveis. Principalmente em entender sobre como usar o Instagram para vender mais.
Mas afinal, por que o Instagram? A resposta pode ser encontrada nos seus números: são mais de 500 milhões de usuários ativos — tal margem representa 20% dos usuários de internet no mundo —, dos quais 29 milhões estão no Brasil.
Em outras palavras, a popularidade da mídia social voltada para o compartilhamento de imagens é um fator muito atraente. Especialmente, para as lojas que desejam expandir a presença online e, assim, aumentar suas vendas.
Se isso faz parte de suas pretensões para fazer a sua loja crescer, trazemos, a seguir, algumas ótimas dicas para ter sucesso com o uso do Instagram. Confira!
Saiba tudo a respeito de seu público-alvo
Não importa o tipo de ação de marketing digital a ser tomada, deve-se estudar a fundo e entender o perfil do seu público-alvo, considerando fatores como:
- Os hábitos do público na internet
- Onde se concentra a maior parte desse público
- Em quais mídias sociais o público-alvo é mais ativo
- As características da rede — no caso, o Instagram — que podem ser usadas em favor dos negócios.
Se você possui uma loja que vende lingeries, por exemplo, certamente seria muito interessante usar o Instagram para vender mais. Isso porque uma pesquisa realizada pela GlobalWebIndex no ano de 2014 constatou que 51% dos usuários do Instagram são mulheres. E o melhor: mulheres que apreciam o compartilhamento de fotos.
Isso significa que o Instagram é uma grande fonte não apenas de potenciais clientes. Mas, também, de pessoas com forte tendência em compartilhar o que gostam!
Crie uma persona
Determinado o público-alvo, vá um passo além: crie uma persona. A persona é um conceito do marketing digital, um personagem fictício que um negócio utiliza como um cliente ideal. Esse personagem tem um nome, uma idade, uma ocupação, objetivos e problemas específicos.
Qual a importância de se ter uma persona? É simples: isso direciona seu conteúdo, faz com que o diálogo seja estabelecido de uma forma mais próxima e os objetivos que a pessoa tenha sejam tratados diretamente. Sendo assim, você delimita melhor quais pontos abordar e como abordar o conteúdo postado.
E como criar uma persona? Verifique o perfil de seus clientes atuais e busque denominadores comuns. Junte isso a dados sobre o próprio negócio: quais as especialidades, qual o público geralmente atendido e quais problemas busca solucionar. Documente tudo, sintetize as informações principais e conte a história do personagem!
Estabeleça um vínculo com os seguidores
Ainda tomando como exemplo uma loja de lingeries, uma prática que faz toda a diferença para o público feminino envolve o seu relacionamento com a marca.
Marcas de grande sucesso, como o Boticário e a Natura, conseguiram estreitar essa relação com os clientes a ponto de serem consideradas as duas marcas mais amadas pelos consumidores. Outro exemplo disso é a Netshoes, que, com sua presença ativa nas redes sociais, é um paradigma de relacionamento entre a marca e seguidores. O reflexo disso nas vendas é natural.
Tenha em mente que trabalhar a presença nas redes sociais da empresa não apenas contribui para a criação de sua identidade em meio aos consumidores — por meio do branding — mas também para gerar atração. Essa atração é relevante tanto em momentos de captação de clientes, quanto na sua fidelização. Desse modo, ocupando um espaço cada vez mais relevante na mente dos seguidores.
Em cada publicação, a loja terá uma grande oportunidade de criar esse vínculo. Seja ao responder dúvidas, tratar sobre críticas e feedbacks diversos. Ou ainda, no exemplo específico da loja de lingerie, passar uma mensagem empoderadora para as mulheres, em que a identidade da marca é gradualmente formada. Quanto mais bem formada, maior a chance de os seguidores e visitantes se sentirem próximos dela.
Utilize fotos de alta qualidade
Ninguém acessa o Instagram para deparar-se com fotos pouco atraentes e de qualidade contestável. As pessoas gostam — e querem — ver coisas belas, visualmente atraentes.
Tratando-se especialmente do Instagram, imagens bem compostas são protagonistas para se vender mais com a ajuda da rede social. Portanto, faça com que as fotos de seus produtos ou ações sejam atraentes e chamativas, conquistando o olhar do público. Busque se destacar entre a infinidade de imagens com as quais um usuário da rede se depara.
Use softwares e aplicativos de edição com recursos profissionais, como o VSCO ou o próprio Photoshop. E, se necessário, conte com um designer para garantir que a beleza das fotos chame atenção e incentive o compartilhamento.
Uma dica bacana aqui, é aproveitar as postagens com fotos profissionais, que os seus fornecedores postam. E assim, você precisará somente fazer o compartilhamento destas postagens! Acompanhe o Instagram da Fidelitá, e aproveite essa dica com maior facilidade!
Saiba usar a prova social
Outro meio de tirar o máximo de suas imagens, é usando a prova social. Ou seja, busque modelos ou influenciadores para dar opiniões e postarem fotos usando seus produtos, e a reposte em seu perfil depois. O poder de persuasão de que sua marca tem qualidade aumentará drasticamente dessa forma.
Aproveite o poder das hashtags
Quando ouvimos falar em hashtags, logo concluímos que esse termo está tão presente no cotidiano do internauta que já se tornou um bordão.
Basicamente, as hashtags são um mecanismo — na prática, o símbolo “#” seguido de alguma(s) palavras(s) — que permite aos usuários do Instagram descobrirem as suas publicações. Elas podem potencializar as publicações de forma bastante considerável. Porém, é preciso utilizá-las de maneira correta.
Exemplo: uma hashtag precisa ser sempre nítida e legível. Contendo um número bem moderado de caracteres. E sempre inserindo iniciais em letra maiúscula, com palavras bem selecionadas.
Além disso, para que uma hashtag seja bem aproveitada, é preciso que ela reflita de alguma forma o que está na imagem. Pois, não gera muita credibilidade o fato de uma loja de lingerie, por exemplo, postar uma foto com a hashtag “#gato” apenas porque é um termo muito pesquisado, se na imagem não houver nada que a relacione ao termo.
Procure por meio do aplicativo quais são as hashtags mais utilizadas, pesquisando sinônimos. Além disso, a busca geralmente traz alguns termos relacionados que também são interessantes de serem colocados ao postar a foto.
Uma dica, por fim: postar fotos com algumas hashtags em inglês pode atrair um público maior, gerando uma quantidade interessante de curtidas e interações em sua página no Instagram.
Use um app de vendas
Aplicativos como o Instaby reduzem bastante o caminho que uma pessoa percorre entre visualizar um produto na rede e comprá-lo. Sua função é interligar seu perfil no Instagram com a página de e-commerce de seu negócio, de modo que, quando você posta uma foto exibindo algum produto, ela pode redirecionar o usuário para a loja online relacionada.
Neste post, vimos o quanto o Instagram pode ser uma ferramenta de altíssimo potencial para a sua loja. Assim como a necessidade em saber utilizar a rede corretamente, valorizando todos os detalhes que fazem diferença.
Por fim, seguindo as nossas dicas, não há dúvidas de que a sua loja estará agindo com maior sabedoria ao usar o Instagram para vender mais.
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