Um dos principais desafios dos lojistas é aperfeiçoar a gestão do estoque da loja, equilibrada com a sazonalidade das vendas. Pois, um conjunto de fatores externos interferem nas vendas de produtos em períodos específicos. E essa diferença no desempenho das mercadorias, são as chamadas vendas sazonais.
Mas, e quais são os motivos que causam essa sazonalidade? Como exemplo, podemos citar as variações climáticas típicas das estações do ano. Ou até mesmo feriados e épocas festivas, como Natal e Dia das Mães.
Portanto, nossa proposta é apresentar algumas orientações que você pode aplicar para melhorar a gestão de estoque da sua loja. E assim, lidar melhor com as incertezas trazidas pela sazonalidade. Esses aspectos certamente ajudarão a melhorar o retorno do seu negócio. Pois podem direcionar adequadamente os recursos financeiros e ajudar a identificar formas de atrair mais clientes. Confira!
Identifique os períodos sazonais
Para facilitar seu planejamento para o ano, todos os períodos sazonais devem ser identificados com antecedência. Datas comemorativas e eventos como a Black Friday representam excelentes oportunidades para aumentar as vendas. Por isso, é importante identificar os produtos que tendem a vender mais nessas épocas e se preparar para não ficar com o estoque vazio.
Para se precaver, esteja sempre de olho no contexto. As lingeries utilizadas pelas famosas, por exemplo, podem virar tendência de uma hora para outra. Da mesma forma, pode haver períodos com sazonalidade negativa, nos quais as vendas de certos itens diminui.
Nesse caso, evite manter o estoque lotado de mercadorias encalhadas e pense em produtos complementares para compensar a queda nas vendas de outros.
Faça inventários e analise o giro de estoque
É fundamental ter um bom controle dos produtos disponíveis. Dependendo do tamanho do seu estoque, verifique a necessidade de fazer inventários mensais, trimestrais ou semestrais. Desse modo, você saberá a quantidade exata de itens armazenados. Portanto, monitorar rigorosamente todas as entradas e saídas facilitará esse trabalho!
Outra análise que você pode fazer, é o histórico de vendas, que irá te ajudar a entender a imprevisibilidade típica dos períodos de sazonalidade. Além disso, será possível verificar momentos de crescimento e queda no giro de estoque. E assim, identificar a velocidade com a qual seu inventário se renova, além do tempo médio de armazenamento de cada produto.
Estime a demanda
A eficiência na gestão do estoque depende de disciplina! Por isso, quanto mais informações forem coletadas, melhores serão as condições para prever a demanda.
Já a experiência acumulada ao longo do tempo, pode permitir que você planeje suas compras com mais precisão e antecedência. Desse modo, evitando gastos elevados com compras emergenciais para cobrir furos de estoque.
Negocie com fornecedores
Ter informações sobre o seu estoque, as condições do mercado e as estimativas de demanda, são formas de se preparar para negociar com fornecedores. Mas, tenha em mente que as tratativas sempre devem buscar a redução de custos, aliada à produtos de qualidade.
Saiba também que fornecedores tendem a praticar preços mais flexíveis nos períodos em que a demanda é baixa. Portanto, aproveite esses momentos, e facilite a negociação das condições de pagamento, prazos de entrega e quantidade de produtos.
Planeje promoções e queimas de estoque
O conhecimento profundo sobre os períodos de sazonalidade e as particularidades da sua loja favorecem a elaboração de estratégias de venda para aproveitar momentos específicos. Por isso, tenha atenção às tendências de consumo. Além de utilizar todos os dados disponíveis para criar promoções com descontos especiais e estratégias para zerar os estoques no Natal e em outras datas comemorativas.
Para aplicar as dicas apresentadas aqui e obter excelentes resultados, é essencial avaliar várias possibilidades e escolher metodologias que melhor se adaptem ao porte do seu negócio. Além disso, preze pela capacitação dos funcionários encarregados da gestão do estoque e estabeleça prioridades na hora de realizar as compras junto aos fornecedores.
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