Andar pela cidade ou pelo shopping e sentir-se atraído pela vitrine são coisas quase que corriqueiras. Mas os especialistas em Psicologia Comportamental explicam que o grande fascínio por essas “caixas de vidro” tem valor emocional. Parar para olhar algo e sentir desejo em adquiri-lo, é um fator que está extremamente ligado à forma com que a vitrine se mostra ao observador.

E esse é o desafio que uma vitrine atrativa precisa alcançar! Por isso, continue a leitra e confira 5 dicas valiosas para montar sua vitrine e fazer sua loja vender mais!

1. Faça uma boa setorização

Esqueça os exageros no que se refere aos letreiros, papéis laminados, arranjos de flores em papel crepom. E, principalmente, superlotação de produtos ao montar a sua vitrine.

Procure setorizar no máximo três ou quatro itens relacionados, utilizando uma distância considerável. Dê evidência ao seu produto, sempre no campo da visão dos olhos. E lembre-se de colocar a etiqueta de preço de maneira discreta, ao lado do item. Além de chique, esse detalhe atrairá o cliente, já que mais de 85% das vendas ocorrem dentro da loja.

2. Aloque itens atrativos

Está comprovado que ao selecionar aqueles artigos de valor atrativo e colocá-los em exposição no centro da vitrine, faz-se com que o cliente pare para admirá-los.

Vamos a um exemplo prático? Imagine um conjunto de lingerie com um valor um pouco mais alto, ao lado de um manequim vestido com peças todas pretas em um fundo branco. Nesse caso, os olhos tendem a olhar para o produto, pois ele está em evidência, visualmente falando, além de possuir destaque e tornar-se mais atrativo.

Já o cliente que se sentiu atraído, provavelmente irá entrar na loja, para perguntar mais detalhes do produto em destaque na vitrine.

3. Aposte no vitrinismo simples que atrai

Ao expor produtos de segmentos diferentes, procure ostentar um ou dois deles. Sempre levando em conta a setorização. Por exemplo, se você coloca um baby doll e um espartilho lado a lado, isso não vai gerar tanta curiosidade. Mas, se eles estiverem posicionados em ângulos diferentes, o efeito é mais positivo.

Você também pode usar cores fortes em lugares estratégicos, com tons semelhantes. Ao usar uma lingerie vermelha, por exemplo, combine com o preto ou o branco para dar ideia de fundo. Desse modo, o produto ficará bem exposto e em evidência.

4. Aproveite as promoções e datas comemorativas

O carro-chefe da vitrine, sem dúvida, são as promoções. Nesse caso, procure ousar para chamar a atenção, com letras coloridas e grandes ou com letreiros no interior da loja, mas sem exagero. Além da vitrine, aproveite bem os cantos no interior da loja, jamais concentrando tudo no centro. Depois de sinalizar que o produto está em promoção, o cliente vai analisar e querer descobrir mais sobre o produto ali exposto. E, desse modo, você gera interesse de compra.

Vale dizer que as datas comemorativas devem ser um grande investimento, mas devem também ficar subentendidas. Por isso, não precisa exagerar nos cartazes informativos. Decore e prepare sua loja, de modo que a informação seja clara, e a intenção válida.

Vamos considerar como exemplo o Dia dos Namorados. Seria mais válido ter presentes interessantes para ambos os gêneros. Além de cores como o vermelho e o rosa – mas sem a necessidade de corações e casais de manequins com mãos dadas, por exemplo. Já, se optar pelos corações, por exemplo, procure não misturar tantas cores, concentrando no vermelho e um tom de fundo – como preto ou branco.

5. Calcule o tempo de exposição

Além das datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo, o tempo de campanha não pode ultrapassar uns 15 dias. Pois, a rotatividade de produtos e da decoração faz com que o cliente fique curioso em ver a vitrine mudar seu layout. Portanto, faça trocas frequentes em sua vitrine, para assim, sempre atrair novos olhares!

E então, como você tem trabalhado o vitrinismo de sua loja? Se você gostou deste post, deixe seu comentário abaixo!