O mercado de roupas direcionadas ao cliente plus size está em franca ascensão no Brasil. Seu grande desafio é conciliar a demanda por tamanhos grandes e especiais com a oferta de itens que ressaltem o estilo e beleza dos consumidores. Trata-se de um público cada vez mais exigente e sofisticado, principalmente quando o assunto é lingerie plus size.
O segmento apresenta uma série de oportunidades valiosas para pequenos negócios, com grandes possibilidades de expansão nos próximos anos. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com o objetivo de apresentar algumas dicas que ajudarão sua loja a atrair e fidelizar esse público. Confira!
1. Ouça e entenda seu público-alvo
Conhecer bem o perfil de potenciais clientes é essencial para qualquer negócio. Uma boa forma de fazer isso são as pesquisas de marketing, que podem ser realizadas com o preenchimento de formulários distribuídos presencialmente ou via e-mail, por exemplo. Estimule a participação das pessoas oferecendo descontos para a próxima compra.
A equipe de vendas também ajuda bastante nesse aspecto, pois está sempre coletando informações ao longo dos atendimentos. Suas vendedoras certamente terão ótimas percepções sobre o tipo de mercadoria com maior procura, portanto, é importante ouvi-las.
2. Ofereça produtos modernos e variados
Um dos grandes entraves para o público de moda plus size é encontrar peças diferenciadas. Geralmente, repetem-se os mesmos estilos de corte, mudando apenas a cor ou a estampa. Então, remar contra a maré e oferecer algo novo e com mais personalidade pode ser uma vantagem competitiva importante para sua loja.
Existem muitas formas diferentes de corpos, cada uma com características específicas. Consequentemente, há tipos de roupas, e de lingeries plus size, mais adequados para salientar seus pontos fortes. Ao escolher as mercadorias, busque itens que atendam essas necessidades e sigam as tendências da moda.
3. Tenha uma equipe bem preparada
Não basta entender de lingerie, mas é extremamente importante que sua equipe entenda os diferenciais de uma lingerie plus size, desenvolvida especificamente para este segmento.
A qualidade do atendimento deve ser prioridade. Além de entender de moda, o time de vendas deve ter amplo conhecimento sobre os produtos que oferece. Saber bem as diferenças entre modelos e tecidos diversos facilitará a comunicação com o público e ajudará a melhorar a experiência do cliente em sua loja.
O pilar fundamental do atendimento nesse segmento é compreender a importância de oferecer roupas que proporcionem conforto físico e mental. Por isso, as vendedoras precisam estar prontas para avaliar o tipo de produto que se enquadra ao tipo físico e ao estilo de cada cliente. Saber usar uma tabela de medidas pode ajudar nisso.
4. Utilize um cadastro de clientes
Uma boa estratégia para fidelização é montar um bom cadastro de clientes. Com as informações coletadas, sua loja pode encaminhar e-mails com os lançamentos de novos produtos, ofertas especiais e convites para eventos promocionais. Essa é uma excelente forma de construir uma relação de longo prazo.
Entretanto, seja cauteloso para não tornar esse processo invasivo e inconveniente. Ao realizar o cadastro, sempre dê ao cliente a opção de receber ou não os e-mails informativos. Mesmo que ele aceite, evite enviar uma quantidade excessiva de mensagens.
Seguindo nossas dicas, sua loja certamente ampliará a capacidade de conquistar e fidelizar o cliente plus size. Quer aprender ainda mais? Aproveite para conhecer melhor as oportunidades do mercado de moda plus size e alavanque os resultados do seu estabelecimento.