Se você tem uma loja, sabe muito bem a importância de ter bons resultados de vendas. Entretanto, o mercado está cada vez mais competitivo e empreendedores estão travando uma verdadeira guerra de preços, com margens de lucro baixas e opções que deixam os consumidores com uma difícil escolha em mãos. Então, como aumentar as vendas nesse cenário altamente competitivo?

Primeiro, é preciso encontrar maneiras de impulsionar as vendas e identificar as brechas deixadas pelos concorrentes para oferecer algo diferenciado. O desafio é ter preços mais atrativos, mas sem reduzir a qualidade dos produtos e/ou serviços prestados.

Nesse cenário, a principal dúvida dos empresários é: como aumentar as vendas de uma loja? Elaboramos algumas dicas que podem ser facilmente colocadas em prática para gerar melhores resultados para sua loja. Fique de olho!

1. Comece um bom planejamento

Não existe uma fórmula mágica para alavancar suas vendas. Contudo, um bom planejamento estratégico, pode ser a chave do sucesso de todo bom empreendedor. Pois, ele passa a trabalhar com os pés no chão e a não tomar decisões precipitadas.

Para gerar vendas, não basta simplesmente colocar um preço abaixo do mercado ou oferecer descontos e ofertas. Mais do que isso, é preciso adotar uma estratégia que represente bons resultados em curto, médio e longo prazo.

Além disso, é preciso estudar o mercado, a concorrência, o público-alvo, os produtos e/ou serviços que podem ser diferenciados, entre tantos outros pontos fundamentais e decisivos para o sucesso do empreendimento.

2. Tenha um bom atendimento

Se o atendimento, a entrega e o pós-venda não acompanham a exigência do consumidor, sua loja perderá o cliente para sempre. Muitas empresas gastam muito mais para recuperar sua imagem do que para mantê-la.

Portanto, invista em um atendimento diferenciado e personalizado, valorizando cada consumidor como se ele fosse único e especial. Essa é uma excelente oportunidade de conquistá-lo e fidelizá-lo. Gerando assim, mais vendas e melhores resultados.

Lembre-se que em tempos de crise, clientes satisfeitos valem ouro! Por isso, quando as suas expectativas são atendidas ou superadas, certamente voltarão a procurar os seus produtos e/ou serviços. Mas se, ao contrário, o que eles estão procurando estiver aquém do esperado, com certeza não procurarão mais a sua loja.

Portanto, saiba que priorizar a excelência do atendimento é um dos passos essenciais para o comerciante obter êxito. Afinal, essa ação é capaz de atrair e fidelizar o público.

3. Acerte na escolha dos produtos

Atirar para todos os lados não leva a lugar algum e pode acabar comprometendo o desempenho do seu negócio. Por isso, a importância de entender e definir o seu público-alvo. Assim, conhecendo o consumidor, é possível entender se ele prioriza qualidade, preço ou atendimento. Ou se ele prioriza todos esses fatores em conjunto. E assim, você poderá investir em estratégias que possam atrair mais visitantes e gerar maiores receitas.

O fato de acertar na escolha dos produtos está diretamente relacionado ao perfil do seu público-alvo. Ao focar no que o cliente deseja, a loja pode mostrar o seu diferencial e cativar a sua clientela.

Mas, para isso, é preciso compreender as necessidades e as vontades do consumidor, garantindo que a proposta da sua loja seja realmente a mais vantajosa para ele. Para acertar, converse com o seu cliente e saiba — acima de tudo — se colocar no lugar dele. Essa é a melhor forma de saber o que, de fato, ele pensa e sente. Oferecendo assim, aquilo que ele realmente deseja.

4. Aposte no Marketing

Apostar em canais de divulgação é uma excelente oportunidade de se aproximar dos seus clientes. Por isso, escolha quais podem ser aplicados ao seu negócio e realize testes até encontrar aquele que melhor se adapta ao perfil do cliente.

Com isso, será possível investir recursos em marketing com mais eficiência e ter melhores retornos financeiros. Além disso, utilize as redes sociais como aliadas nesse processo. Afinal, quando usadas corretamente, elas podem alcançar um número significativo de pessoas, sendo ótimas ferramentas de divulgação.

Para facilitar o seu trabalho, siga seus fornecedores e compartilhe as postagens deles, informando dos produtos que você tem na sua loja!

 

5. Invista na comunicação visual

Pode acreditar: a comunicação visual é capaz de aumentar as vendas em até 40%, segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP).

Por exemplo, tenha uma iluminação adequada, capriche na vitrine, organize o ambiente e possua uma boa infraestrutura. Estes aspectos interferem diretamente na experiência do cliente e, por isso, merecem atenção redobrada do lojista.

Tenha em mente, nesse contexto, que investir na comunicação visual é uma das formas mais viáveis de conquistar mais clientes e, claro, ampliar as vendas.

Vale destacar que não existe uma regra aqui. Quem empreende precisa apenas usar a criatividade e certificar-se de montar um espaço que realmente seja atrativo para o consumidor que você pretende alcançar.

6. Elabore ações e programas diferenciados

Já pensou na possibilidade de criar alternativas extras como estratégias para atrair o público? Ainda não? Então, saiba que este é o momento. O fato é que elaborar ações promocionais e programas de fidelidade é um mecanismo efetivo no processo de atrair e encantar o consumidor.

É importante ressaltar que a loja — em hipótese alguma — deve trabalhar com aquela concepção de que é vantajoso criar promoções falsas. Ou seja: alguns dias antes da ação, o empresário aumenta o preço das peças. Aí, quando chega na data da promoção, ele retorna para o valor original, passando a sensação de que aquele é um baita desconto.

Acredite: utilizar esse mecanismo é praticamente um tiro no pé. Afinal, uma hora ou outra o consumidor vai perceber essa estratégia antiética e, com certeza, não mais voltará, além de espalhar a notícia para os seus conhecidos. O resultado é uma empresa com má reputação no mercado, o que definitivamente prejudicará as vendas.

Portanto, conceda descontos reais, reduzindo de fato o preço da mercadoria e tornando aquela uma oportunidade única para os clientes.

7.  Qualifique a equipe

Ter colaboradores altamente capacitados faz toda a diferença no negócio. Afinal, são eles que comunicam diretamente com o público. O ideal, nesse cenário, é apostar em treinamentos periódicos com todo o time de vendas. Lembre-se de que conhecimento nunca é demais.

O mesmo vale para o alto escalão administrativo da empresa, que precisa também se atualizar constantemente para saber gerir bem o negócio. Outro ponto importante é manter os colaboradores motivados e satisfeitos, garantindo que eles vistam a camisa da organização e busquem por resultados expressivos.

Agora que já sabe como aumentar as vendas na loja, siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram). Assim, você ficará a par de tendências do mundo das lingeries, além de receber dicas campeãs de como turbinar o seu negócio!