Toda etapa de gestão de uma empresa requer um trabalho cuidadoso e específico — desde a criação até a expansão do negócio. E para o setor de moda íntima, essas regras também são válidas!
Primeiro, é preciso compreender a situação atual da sua loja. Mapeando seu papel no mercado, o posicionamento dos concorrentes e, principalmente, os interesses do seu público-alvo.
No setor de moda, isso precisa ser feito de maneira ainda mais criteriosa, visto que é um segmento que contempla vários nichos de mercado. Um dos exemplos mais fortes da atualidade, é investir numa linha Plus Size. Confira aqui como entender sua cliente plus size de moda íntima.
É fundamental estar sempre em busca de novos consumidores, ocupando mais espaços no mercado, certo? Pensando nisso, listamos algumas dicas práticas que você pode adotar para impulsionar a expansão do seu negócio no setor de moda íntima. Vamos lá?
1. Conheça bem a sua empresa
Quando você começa a se preparar para expandir seus negócios, é importante que você conheça bem a sua empresa. Para isso, você deve prestar atenção em alguns detalhes, como:
- Definir e entender qual é a identidade visual da sua marca;
- Definir e entender quem é o seu público-alvo;
- Conhecer quais são os produtos mais vendidos;
- Escolher fornecedores que sejam parceiros e que tenham produtos de qualidade;
- E ainda estar ciente da situação financeira da sua loja.
Sabendo de tudo isso, fica mais fácil saber em quais pontos de estratégia para expansão você deve focar mais e quais atenderão melhor as necessidades da sua empresa.
2. Repense sobre o programa de fidelização que você oferece aos clientes
Depois que você já definiu o seu público, está na hora de pensar em maneiras de fazer com que fiquem mais próximos do seu negócio. Para isso, você deve investir em ideias, que façam com que seus clientes possam se sentir mais à vontade em comprar na sua loja.
Mas você deve estar se perguntando como fazer isso? Existem diversas possibilidades: você pode criar um cartão de fidelidade e dar descontos para quem adquire o cartão, por exemplo. Outra dica é se manter ativo nas redes sociais, sempre informando seus clientes sobre as novidades.
3. Trabalhe com fornecedores de qualidade
Procurar se cercar de pessoas que te ajudem a fazer seu negócio crescer é uma prática fundamental para expandir seu negócio. Para isso, procure fornecedores que possam oferecer produtos de qualidade, com variação de modelos. Lembre-se que os produtos que você oferece na sua loja, precisam condizer com o perfil de cliente que você quer atingir.
4. Pense em estratégias de marketing
Dizem que um bom negócio se faz principalmente devido ao serviço de marketing. Ainda mais atualmente com a dominação das redes sociais, é muito importante que sua empresa esteja presente também nessas plataformas.
Crie um perfil para o seu negócio nas principais redes sociais e procure sempre mantê-las atualizadas. Ao usar esses canais de comunicação, é importante que você adéque sua linguagem para ficar ainda mais próximo do seu público. Aproveite as redes sociais para promover seus produtos, apresentar novidades e promoções, e estreitar o relacionamento com seus clientes.
5. Invista em um plano de ação estratégico
Para colocar todas essas dicas em prática, você deve fazer um plano estratégico de ação. Ou seja, colocar no papel o que de fato você vai fazer para expandir seus negócios. Estipule prazos e siga as estratégias adotadas no plano.
Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para expandir ainda mais os seus negócios, compartilhe esse artigo nas redes sociais. E dê uma forcinha para seus amigos que também querem ampliar seus negócios!