Se você pedir para uma pessoa imaginar como seria o dono ou diretor de alguma grande empresa, as chances de ela imaginar uma mulher no comando, ainda são baixas, não é mesmo? Porém, o empreendedorismo feminino, vem ganhando força, e cada vez mais!
Até bem pouco tempo, era comum que os hábitos do mercado afastassem as mulheres mais empreendedoras desse meio. Porém, o que temos visto atualmente é uma verdadeira mudança nesse cenário. O qual tem dado ao empreendedorismo feminino o destaque que ele sempre mereceu.
Além disso, essa mudança também tem sido bastante importante para ajudar os negócios comandados por mulheres a sobreviver em meio à crise.
Quer saber mais sobre empreendedorismo feminino, e como as mulheres estão conquistando o sucesso em seus negócios? Então confira o post a seguir!
O empreendedorismo feminino no Brasil
Antes de tudo, vamos analisar alguns números. De acordo com uma pesquisa publicada pela Global Entrepreneurship Monitor, a porcentagem de empreendedoras no país não deixa nada a dever para a de empreendedores homens.
Dentre os donos de novos negócios no Brasil, pelo menos 49% são mulheres. Uma porcentagem levemente maior do que aquela vista em empreendimentos mais antigos, dos quais 44% foram criados por mulheres.
E esses números só tendem a aumentar nos próximos anos. Já que, de acordo com a mesma pesquisa, enquanto a participação masculina no mercado crescia cerca de 0,8% entre 2003 e 2013, a feminina apontava quase o dobro, com 1,4%.
Os desafios das mulheres empreendedoras
Mesmo que o número de mulheres empreendedoras no mercado tenha crescido bastante nos últimos anos, ainda é fato que os homens costumam ganhar um salário maior que elas.
Esse “conservadorismo” do mercado é um dos desafios que as mulheres ainda precisam enfrentar na hora de empreender.
Outro desafio presente para as empreendedoras é o dos estigmas sociais, que cobram que a mulher escolha o papel de mãe e esposa em detrimento do de empreendedora. Como se ela não pudesse ser os 3 ao mesmo tempo, ou não pudesse escolher ser apenas um ou dois deles.
No entanto, tudo isso pode ser resolvido com uma boa dose de esforço, e também com estas 7 dicas que separamos para você!
7 dicas para destacar o seu empreendimento
Procure se unir com outras mulheres no mercado
Nada melhor do que se unir a outras mulheres igualmente competentes na hora de buscar parcerias comerciais. Ou até se inspirar na história de outras mulheres empreendedoras.
Aproveite os benefícios da internet
Além de a web trazer mais velocidade e baixo custo para a divulgação do seu negócio. Esse ambiente é, de longe, o mais fácil para você encontrar pessoas que compartilham das mesmas necessidades que você.
Outro benefício, é a facilidade em conseguir informações. Assim, você pode estudar e alinhar as estratégias de seu negócio, podendo inclusive fazer isso de sua própria casa.
Utilize o meio virtual, também como canal de vendas e divulgação. Confira aqui como vender online!
Valorize o seu cliente
Se quando a economia está fortalecida essa já é uma das dicas mais importantes. Então, em momentos de crise ela fica ainda mais destacada. Pois, são os clientes já existentes os mais importantes para a saúde do seu negócio.
Uma forma de fortalecer ainda mais o vínculo com seus clientes, é através da fidelização de clientes. Uma forma poderosa de garantir suas vendas no longo prazo!
Faça mais network
Não espere pelo próximo grande evento para tentar fazer network. Procure e mantenha bons contatos também na hora de praticar esportes ou até mesmo nos comentários dos seus posts nas redes sociais.
Relacionamentos são uma excelente forma de buscar novas oportunidades, além de encontrar inspiração de novas ideias.
Faça parcerias
Nada melhor para reduzir os gastos de uma empresa do que encontrar bons parceiros de negócios. E não precisa ser somente através de uma sociedade.
Você pode promover eventos de moda, onde a sua loja e um grupo de lojas de outros ramos, farão um desfile, por exemplo. E é claro, o investimento será dividido entre todos estes lojistas.
E se quiser ir mais além, você pode promover eventos para noivas na sua loja. Para isso, você pode ter uma organizadora de casamentos como sua parceira. Confira aqui como promover um chá de lingerie na sua loja!
As possibilidades de parcerias, são infinitas. Por isso, seja criativa e ligada nas tendências.
Seja transparente
Mas não limite essa atitude à empresa. É preciso ser transparente com os colaboradores e também com seus clientes.
Muitas clientes, por exemplo, tem dificuldade em encontrar o sutiã ideal. E, se você for transparente no atendimento, poderá se tornar uma consultora de vendas. Além de fidelizar clientes diferenciadas, como no segmento plus size, por exemplo.
Continue investindo
Todo momento de crise é cíclico. Por isso, quem continua investindo costuma sair dele com mais força no final. Por isso, um bom controle financeiro pode ser um ponto chave para você ficar firme nesse período.
O empreendedorismo feminino vem ganhando cada vez mais força. E, com o auxílio dessas dicas você pode acreditar que vale a pena investir nos seus sonhos de sucesso!
E agora que você já sabe como tirar o melhor do mercado, aproveite para conferir também nossas dicas para decoração de loja e o bom desempenho do seu negócio!