Seguir um calendário promocional de acordo com as datas comemorativas é uma estratégia adotada pela maioria dos lojistas. Afinal, roupas e lingeries são ótimos presentes em qualquer época do ano. Então, se você está procurando dicas para vender mais no natal, confira aqui.
Para garantir o sucesso nas vendas, é preciso criar um planejamento, evitando que as coisas saiam do controle quando dezembro estiver mais próximo. Por isso, listamos a seguir 5 dicas essenciais de planejamento de vendas de fim de ano. Boa leitura!
1. Planeje seu estoque
O planejamento de estoque é um ponto importantíssimo quando falamos de vendas de Natal, por isso vamos começar por ele.
A cada ano, as pessoas antecipam mais as suas compras, portanto os lojistas precisam agilizar seus pedidos no início do segundo semestre do ano.
Então, se você ainda não está com todos os produtos de dezembro em estoque, é recomendável providenciá-los o quanto antes.
Graças ao clima quente nessa época do ano, algumas peças ganham destaque, como:
- sutiãs que ficam à mostra;
- sutiã com renda e decotes;
- roupas que valorizam o decote.
2. Prepare sua equipe
Com o aumento da circulação de pessoas na loja e do volume de vendas, é possível que a equipe fique sobrecarregada. Portanto, seus colaboradores precisam ser treinados. Cada um com sua função e em plena atenção nas atividades, de modo a proporcionar uma ótima experiência ao cliente e otimizar a rotina da loja.
3. Crie condições atrativas
Assim como você, todas as outras lojas estão se preparando para ofertar seus produtos no Natal. Por isso, para ganhar destaque, é preciso pensar em condições atrativas. As quais façam da sua loja a escolha ideal para presentear nesta data especial, como por exemplo:
- sorteio de cestas de natal;
- sorteio de vale compras;
- brindes como bijuterias que podem ser usadas nas festas;
- parcelamento em mais vezes;
- desconto à vista;
Lembre-se, no entanto, de que é essencial analisar as possibilidades do seu negócio de lingeries e não fazer uma promoção somente para atrair a atenção. Caso contrário, você pode obter muito mais prejuízo do que lucro.
4. Espalhe suas novidades
Logo no início do mês de dezembro, já comece a fazer posts nas redes sociais, convencendo seu público de que ele precisa fazer as compras com você.
Nesta etapa, é preciso passar a mensagem de forma clara, sem induzir a interpretações erradas sobre alguma promoção. Também é importante investir na qualidade dos anúncios, sejam eles feitos nas redes sociais, seja por meio de mensagens no celular ou até mesmo na distribuição de folhetos.
5. Ambiente sua loja
Quando um cliente entra na sua loja, inicia-se o processo de experiência de compra. Por isso, em épocas de festas e comemorações especiais, existe o hábito de enfeitar as lojas de acordo com o tema festivo.
Investir na ambientação da loja vai muito além de tradição e pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para seu negócio. Sendo assim, monte uma árvore de Natal bem bonita, além de ornamentar sua loja com muitos enfeites e artigos decorativos!
Embora essas sejam regras simples, são muito efetivas para que você consiga vender mais no Natal. Mas para que suas estratégias saiam do papel e se concretizem, é preciso começar já!
Então, se você ainda não se planejou para essa data tão importante do calendário promocional, a hora é essa! Aproveite muito nossas dicas e mãos à obra!
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