Existe uma grande diferença entre conquistar um cliente e fidelizá-lo. Por isso as práticas usuais para atrais clientes, nem sempre serão as mesmas para implementar num programa de fidelidade eficaz.
Embora essas duas etapas do funil de vendas sejam essenciais em qualquer negócio – conquistar e fidelizar. A primeira convence uma pessoa a se tornar um cliente. Já a segunda garante que ele continuará rendendo boas vendas por tempo indeterminado.
Além disso, apesar da conquista de novos clientes representar um grande desafio, fazer com que eles tornem-se fiéis à marca pode ser ainda mais desafiador. Principalmente com a grande oferta disponível no mercado.
Por isso, pode ser muito vantajoso apostar em um programa de fidelidade. E assim, aumentar a percepção do cliente sobre as vantagens de comprar na sua loja e garantir vendas pelo ano inteiro. Então, você quer descobrir como implementar um programa desses no seu negócio? Confira abaixo!
O que é um programa de fidelidade?
Um programa de fidelidade é uma ação proposta por uma empresa a um cliente. A qual oferece vantagens que o estimulam a realizar novas compras, baseando-se em uma compra anterior.
De uma forma mais simples e prática, você pode oferecer um programa de fidelidade a seus clientes aplicando um desconto em sua primeira compra na loja. Ou ainda, oferecendo um brinde após ele adquirir um número x de peças ou até mesmo fazendo com que ele participe de um sorteio especial.
Esse tipo de ação aproveita a primeira compra do cliente e promete que, se ele voltar e comprar novamente dentro de um determinado período, terá ótimas vantagens.
Portanto, o senso de urgência e a sensação de alcançar uma vantagem inesperada, movem o cliente a comprar novamente. E ainda faz com que ele crie uma simpatia pelo seu espaço / sua marca.
Como criar um programa de fidelidade?
Existem alguns “modelos prontos” de programas de fidelidade. Mas, não é recomendado apenas lançar uma ação sem antes fazer todo o planejamento necessário para que ela realmente traga os resultados desejados. Pois, existem diversos nichos de mercado diferentes e não é confiável usar receitas prontas para obter sucesso com qualquer tipo de ação.
Portanto, é preciso conhecer profundamente seu produto e seus clientes para definir qual os melhores caminhos a seguir.
Reúna informações sobre seus clientes
Toda ação de marketing lançada por sua loja deve levar em consideração o perfil das pessoas que têm potencial para comprar com você. Isso faz com que você tome decisões mais certeiras em todos os aspectos do negócio.
Ao elaborar um programa de fidelidade, você precisa entender o que os clientes almejam como consumidores para que a proposta seja verdadeiramente atrativa. Senão, você terá gasto esforços em vão.
Para isso, você pode levantar informações importantes, como potencial de compra do cliente, idade, profissão, preferências pessoais. Mas, o principal é que sua pesquisa deve ser feita de forma a descobrir informações que serão valiosas para o seu negócio.
A pesquisa também pode ser implementada de várias maneiras. Existem empresas de marketing especializadas em levantamento de dados do público-alvo e perfil mercadológico. Mas nem sempre essa opção é a ideal para o bolso do empreendedor.
Outra sugestão, é você descobrir o que precisa pedindo que seus compradores respondam a questionários breves. Inclusive, fazendo pesquisas por redes sociais ou até mesmo criar uma base de cadastros que já solicite informações importantes do cliente.
Trace um perfil dos clientes diretos e indiretos
Em uma loja de lingeries é fácil imaginar o perfil do comprador potencial: mulheres, de determinada idade, procurando por peças para usar no dia a dia e em ocasiões especiais.
Mas, o que muitos empreendedores não levam em consideração é que existem também os clientes indiretos, que representam um público que compra em menor escala, mas que não devem ser ignorados.
Em uma loja de moda intima, por exemplo, um cliente indireto pode ser um marido procurando um presente para a esposa. Ou alguém interessado em revender seus produtos e assim por diante.
Defina os objetivos da estratégia
O que você espera alcançar lançando um programa de fidelidade? Quer conquistar a atenção de novos clientes? Quer oferecer uma proposta de valor aos clientes fiéis? Ou quer queimar um estoque que ficou parado?
Definir um objetivo para sua ação é essencial para o sucesso. Assim, fica mais fácil se concentrar no fluxo que a estratégia vai seguir, quais táticas e abordagens ela vai usar e como ela vai ser percebida por seus clientes.
Ofereça algo que beneficie o cliente
Ao fazer a pesquisa de perfil de compra você provavelmente já consegue conhecer seu cliente mais de perto. Mas, lembre-se que é essencial oferecer uma premiação que chama a atenção do público. Caso contrário, a ação corre sério risco de não conquistar o objetivo desejado.
Além de chamar a atenção, o benefício deve ser verdadeiramente vantajoso, para que não haja uma sensação de frustração e oportunismo por parte da empresa.
Analise as possibilidades da sua empresa
Agora que você já tem uma ideia das premiações que quer oferecer e já sabe que ela deve ser vantajosa para o cliente, é hora de alinhar isso às possibilidades da sua loja.
É muito comum ver ações que terminam em prejuízo para o empreendedor, principalmente quando ele não avalia as possibilidades financeiras . Por isso, avalie aspectos como o tempo em que a ação ficará em vigor e o número de pessoas que podem ser contempladas, sem gerar gastos fora do previsto.
O ideal é separar uma quantia monetária para realizar a ação. Além disso, fazer uma previsão de quantas pessoas vão participar, quantas delas chegarão ao benefício e quanto tempo elas terão para fazer isso. A premiação em si deve estar de acordo com as possibilidades da loja, seja ela um desconto, uma peça gratuita ou o que você escolher.
Decida como controlar a pontuação
A pontuação alcançada por suas clientes precisa ser controlada para que ninguém seja prejudicado ou beneficiado de forma indevida. Portanto, você pode fazer isso por meio de simples cartões de papel carimbados, cartões magnéticos, aplicativos ou programas eletrônicos.
A escolha vai depender do tamanho da sua loja e da quantidade de clientes participantes. Porém, tenha em mente que, quanto maior o negócio, mais tecnológica deve ser a ferramenta de controle.
Um programa de fidelidade não é algo tão complexo de ser implementado. Mas precisa de planejamento, metas e controle. Então, ao garantir que essas etapas sejam elaboradas detalhadamente, você terá uma ferramenta muito poderosa para alcançar diversos objetivos junto à sua loja. E assim, aumentando as vendas e fidelizando os clientes!
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