Vários negócios são fortemente influenciados pela sazonalidade de vendas, principalmente o comércio e o varejo. Por isso, as vendas sazonais já são muito conhecidas pelos lojistas. Referindo-se à épocas ou situações que se repetem periodicamente ou anualmente e exercem grande influencia nas vendas de um negócio.
A sazonalidade é um período em que existe grande variação na demanda por produtos. Ou seja, temporada em que se vende em maior quantidade. Por exemplo, em lojas de moda feminina, algumas datas se destacam mais. Tais como: dia das mães, dia dos namorados, ano novo e natal. Isso faz com que a procura por calcinhas, sutiãs e conjuntos aumente significativamente nesses períodos.
As vendas sazonais devem ser exploradas pelos lojistas, pois elas podem aumentar bastante o faturamento e os lucros do negócio. Por isso, vamos te ajudá-lo a aproveitar melhor essas situações. Separamos neste post 5 dicas para você lucrar com as vendas sazonais. Confira!
1. Planeje o estoque
Um dos detalhes mais importantes para que os lojistas consigam aumentar os lucros em períodos sazonais é planejando devidamente o estoque. Pois, é fundamental que uma loja tenha todos os produtos disponíveis para os clientes em períodos de grande demanda.
É sempre bom ter em mente que caso as pessoas não encontrem algum item, possivelmente irão buscar em outros estabelecimentos. Portanto, os empreendedores não podem deixar de realizar um planejamento prévio para os momentos de alta procura. Pois isso será fundamental para atender as necessidades dos clientes e garantir que se tenham todos os itens em estoque.
2. Aposte nas promoções
Em datas especiais, o que mais chama a atenção dos clientes são as promoções, e preferencialmente bem criativas. Por isso, ofereça ótimas condições de pagamento e prepare a loja para se destacar no meio da concorrência com ofertas imperdíveis.
Ao criar promoções, pense em fornecer brindes e incentivar as pessoas a comprarem mais. Por isso, abuse da criatividade, fazendo todo o possível para atrair os clientes e aumentar as vendas sazonais.
3. Venda kits especiais
Uma dica muito importante para sua loja de moda feminina em períodos sazonais, é a venda de kits especiais. Inclusive, como opções de presentes, para facilitar a escolha do seu cliente.
Procure criar caixas para o dia dos namorados, conjuntos especiais para cada comemoração e foque nas tendências. Em épocas como o dia dos namorados e o ano novo, a busca é por itens diferentes e com várias particularidades.
A venda de kits especiais nessas épocas representa grande parte dos lucros. Por isso não deixe de desenvolver itens específicos para cada data. Isso também ajuda bastante na divulgação de promoções e induz os clientes a comprarem.
4. Decore e arrume a loja de forma especial
Em épocas especiais os lojistas devem preparar a loja especificamente para o momento.
Por isso, em datas comemorativas mude a vitrine, decore a loja e crie um ambiente favorável ao cliente. Isso possivelmente irá induzi-lo a comprar.
5. Invista em marketing digital
Antes de comprar itens pessoais, ou até mesmo optar por um presente, existem muitos clientes que fazem inúmeras pesquisas na internet. Por isso, é importantíssimo investir em marketing digital. Assim, você estará presente em todas as redes sociais, e no meio virtual. Essa é uma excelente estratégia para os lojistas que buscam aumentar os lucros com as vendas sazonais.
Mas, para alcançar melhores resultados em épocas especiais, é fundamental que sua loja apresente aos clientes exatamente aquilo que eles buscam na internet. Pois, isso aumenta a conversão das vendas e ajuda a promover o negócio.
Você pode, também, divulgar kits e promoções nas redes sociais. Desse modo, você induz os clientes a conhecerem os produtos e possivelmente efetuarem as compras. Portanto, abuse das fotos nas redes sociais, mostre os produtos ao público e procure despertar neles o interesse pelos seus produtos. Aproveite e compartilhe os posts da Fidelitá para mostrar os produtos disponíveis na sua loja!
Aprendeu como lucrar com as vendas sazonais em sua loja de moda feminina? Agora assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para manter seu negócio sempre a frente da concorrência!
Show.
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Bacana.
😀