Quem é lojista sabe que, para que seu empreendimento se torne referência no mercado, é muito importante que ele tenha uma presença marcante. Assim, é necessário investir em pontos como identidade visual, disposição de vitrine e decoração de loja.
Mas, e por onde começar? Continue lendo este post e confira 5 dicas de decoração que preparamos para você montar o seu espaço e acertar em cheio!
1. Defina quem é seu público
Antes de começar a pensar na decoração da sua loja, é muito importante que você tenha definido quem é o seu público.
Há algumas perguntas que podem ajudar na hora de fazer essa definição:
- Seu público é feminino, masculino ou unissex?
- Quais são os gostos que essas pessoas possuem em comum?
- Qual a idade do seu público?
- O que chamaria a atenção dessas pessoas ao passarem pela sua loja?
Com essas perguntas respondidas, ficará mais fácil escolher o estilo de decoração da sua loja.
2. Invista na identidade visual
Um dos primeiros contatos que os clientes têm com uma marca se dá através de sua identidade visual. Por isso, você deve pensar em um logotipo que chame atenção do seu público e tenha traços em comum com ele.
Com isso, é hora de pensar sobre as cores, iluminação, se a decoração será minimalista ou extravagante. E, por fim, como apresentar tudo isso na vitrine da sua loja.
3. Organize o espaço
Agora você já definiu bem o seu público, e alinhou à sua identidade visual. Então, este é o momento de começar a pensar sobre a decoração, mas também é importante pensar sobre a organização do espaço.
Dessa maneira, lembre-se de equilibrar a disposição dos pontos-chave da sua loja. Por exemplo, os provadores e o balcão do caixa. E nada de atrapalhar seus clientes, que transitem pelo local. Um dica, é manter esses pontos em cantos.
Lembre-se também de organizar o espaço do estoque. Mesmo que seus clientes não vejam essa parte da loja, um estoque limpo e bem organizado facilita muito na hora de buscar e repor produtos.
4. Organize os produtos
A posição dos produtos na sua loja podem fazer toda a diferença no seu faturamento. Se você possui uma coleção principal, coloque-os em destaque para que sejam os primeiros vistos pelos clientes.
Deixe os produtos organizados de maneira simples para não poluir o visual do ambiente. Assim, o cliente poderá encontrar o que procura com facilidade e rapidez. O que é mais um ponto positivo para sua loja considerando a rotina corrida das pessoas.
Para dispor os produtos em sua loja, você pode usar as técnicas de zonas quente e fria. Confira neste artigo, como utilizá-las!
5. Tenha atenção na hora de montar a vitrine
A vitrine é o cartão de visitas da sua loja. Sendo assim, capriche na hora de escolher os produtos que serão expostos nela. Opte por aqueles que mais representam o estilo e identidade da sua loja — tarefa facilitada pela definição do público, como vimos acima.
Colocando-os em pontos estratégicos e pensando bem na combinação de cores, você conseguirá criar uma vitrine atrativa e chamar muito mais clientes para sua loja.
Agora que você já sabe mais sobre organização e decoração de loja, compartilhe este post nas redes sociais e não deixe de acompanhar nosso blog!
Confira também nosso post sobre arquitetura de lojas, e torne-se um expert na decoração!