Andar pela cidade ou pelo shopping, sentir-se atraído por alguma vitrine e parar para admirá-la é algo que faz parte do dia a dia, não é mesmo? Mas os especialistas em Psicologia Comportamental explicam que o grande fascínio por essas caixas de vidro tem valor emocional. Por isso, as estratégias de vitrinismo são importantes para chamar a atenção de quem passa em frente a sua loja.

Parar para olhar algo e sentir desejo de adquiri-lo é um fator que está extremamente ligado à forma com que a vitrine se mostra ao observador. Você sabia que o vitrinismo é capaz de deixar sua loja muito mais atrativa para o público? Descubra mais sobre o assunto com estas 8 dicas valiosas!

1. Faça uma boa setorização

O primeiro passo para montar uma vitrine atrativa é investir em uma excelente setorização dos seus produtos. Portanto, esqueça os exageros, no que se refere aos elementos que compõem a vitrine. Opte por um design clean, ao usar letreiros, papéis decorativos, iluminação e arranjos de flores, por exemplo. E tome um cuidado extra com a superlotação de mercadorias ao montar a sua vitrine.

Procure setorizar no máximo quatro itens relacionados, utilizando uma distância considerável. E dê evidência aos seus artigos, sempre os mantendo no campo da visão. Também lembre-se de colocar a etiqueta de preço de maneira discreta, ao lado da peça.

2. Reforce os lançamentos

Outra atitude para montar uma vitrine atrativa é reforçar o papel que os lançamentos têm na atração dos consumidores.

Todo mundo adora uma novidade e você deve se valer disso na hora de ter uma boa estratégia de vendas. Por isso, procure colocar as peças mais recentes da sua loja nos expositores e nos manequins. Desse modo, você irá despertar a atenção de quem sempre passa na frente da sua loja. Outra dica é de trocar as peças da vitrine com frequência, pois senão, logo o público se cansará dela.

Além disso, aposte em tendências, looks completos, kits e combinações que incentivem a vontade de levar mais de um produto. Empreendimentos “unissex” devem colocar itens femininos e masculinos em igual proporção.

3. Aloque itens atrativos

Selecione artigos de grande valor atrativo e coloque-os em exposição nas áreas mais centrais da vitrine. Assim, você aumenta as chances de que o cliente pare para admirá-los e acabe entrando na sua loja.

Vamos a um exemplo prático?! Considere montar uma vitrine que destaca um produto específico. Por exemplo, um conjunto de lingerie com um valor um pouco mais alto, ao lado de um manequim vestido com peças todas pretas em um fundo branco. Nesse visual, os olhos dos clientes tendem a olhar para o produto, pois ele está em evidência, visualmente falando.

O consumidor que se sentiu atraído vai, provavelmente, entrar para saber mais sobre o produto em destaque na vitrine. Esse tipo de estratégia, está entre algumas das ferramentas utilizadas na prática do vitrinismo.

4. Considere o poder das estações

Outra forma de construir uma vitrine atrativa é guiando-se pelas estações do ano. Cada estação possui características distintas e poderosas, que podem contribuir para que as pessoas se identifiquem com as mercadorias e finalizem a compra.

Sendo assim, procure expor as peças mais atraentes e diversificadas, reforçando a exclusividade de produtos da loja. Misture itens mais baratos com mais caros, sabendo atrair públicos de baixo e alto valor aquisitivo ao mesmo tempo.

Também repare que a decoração tem um papel importante. Você pode investir em flores na primavera, com estampas coloridas e ilustrações com referências à natureza, por exemplo, enfatizando as características e cores da estação.

Esteja atento também às tendências de cada época: qual é a peça-chave ou a cor mais usada nas coleções da temporada? Identificar isso e utilizar na sua vitrine pode atrair o público mais antenado à moda.

5. Aposte na simplicidade

Em várias áreas da vida, a simplicidade pode ser um dos grandes segredos para conquistar o sucesso. E, ao montar uma vitrine atrativa, essa dica pode ser de grande valia. Ao expor produtos de segmentos diferentes, procure ostentar um ou dois deles, no máximo, e sempre levando em conta a setorização.

Por exemplo, se você coloca um baby doll e um espartilho lado a lado, isso não vai gerar tanta curiosidade. Mas, se eles estiverem posicionados em ângulos diferentes, o efeito é mais positivo.

Também procure usar cores mais fortes em lugares estratégicos, com tons semelhantes. Ao usar o vermelho, por exemplo, use o preto ou o branco para dar ideia de fundo para que o produto fique bem exposto.

6. Reconheça a força das cores

Não dá para pensar em uma vitrine atrativa sem pensar em utilizar as cores como meio de fisgar a atenção dos clientes, não é verdade? Dentro dessa realidade, utilizar as nuances corretas no momento certo pode ter um grande impacto nos clientes e até mesmo nas pessoas que estão apenas passando pelo seu ponto de venda.

Mesmo em épocas do ano em que reinam as cores mais discretas, os tons é que farão a grande diferença entre o que é perceptível ou não. Os olhos das pessoas voltam-se para matizes (cores) que tenham o poder de captar a atenção.

Por isso, se sua intenção for atrais o olhar, escolha opções mais fortes e vivas. Também dê preferência às peças com brilho ou estampas mais vibrantes. Mas lembre-se sempre de estar de acordo com as tendências atuais.

7. Aproveite as promoções e datas comemorativas

O carro-chefe da vitrine, sem dúvida, são as promoções, mas todo cuidado é pouco ao interagir com os clientes. Procure ousar, para chamar a atenção, com letras coloridas e grandes ou com letreiros no interior da loja, mas sem exagero. Aproveite bem os cantos e jamais concentre tudo no centro.

Vale dizer que as datas comemorativas devem ser um grande investimento, mas devem também ficar subentendidas. Não é preciso exagerar nos cartazes informativos, basta usar os itens corretos para transmitir a informação.

Vamos considerar como exemplo o Dia dos Namorados. Você pode usar cores como o vermelho e o rosa, mas sem a necessidade de corações e casais de manequins com mãos dadas, por exemplo.

8. Calcule o tempo de exposição

Pouco adiantará apostar em todas as dicas anteriores se você não prestar atenção em um fator importante para manter as pessoas atraídas em seus produtos: o tempo de exposição.

Se você não fizer mudanças pontuais ou não pensar em alterações que tragam de volta o olhar dos compradores, suas chances de sucesso serão drasticamente reduzidas.

Além das datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo, o tempo de campanha, normalmente, não deve ultrapassar um prazo de 15 dias. A rotatividade de produtos e da decoração da loja, fazem com que os clientes fiquem mais curiosos em ver a vitrine da loja.

Percebeu como o vitrinismo pode ser o grande segredo para atrair mais clientes à sua loja e aumentar o número de vendas?! Portanto, invista nas nossas dicas e prepare-se para o sucesso!

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