É geralmente nos seios que costumam surgir os primeiros sinais de gravidez, logo observados pelas gestantes. Mas isso não é exatamente uma regra, pois as mudanças no corpo durante o período de gestação variam de mulher para mulher. Mais cedo ou mais tarde, seja ainda no último trimestre da gestação ou somente no pós-parto, a mamãe vai precisar de um tipo especial de peça íntima: o sutiã de amamentação.

Por isso, preparamos esse post especialmente para explicar as principais diferenças entre esse modelo de sutiã e o tradicional. Vamos mostrar algumas opções disponíveis no mercado para ajudar você a esclarecer as dúvidas de suas clientes gestantes. Confira!

Como funciona um sutiã de amamentação?

Esse modelo é uma versão adaptada de um sutiã regular para atender às principais necessidades das gestantes. Isso porque seu molde foi projetado especialmente para suportar os seios com mais conforto no período da gravidez. Considerando que, nesse período, há uma variação de volume por causa da produção de leite.

Mas a principal diferença entre um sutiã de amamentação e um modelo tradicional está nos fechos na parte da frente. Os fechos das alças abrem e fecham, permitindo o acesso aos mamilos de forma prática. Além disso, as alças são mais largas, o que ajuda a reduzir a dor nas costas. E a utilização de algodão no tecido do forro, permite um toque mais macio no contato com os mamilos.

Esses diferenciais de conforto, pode ser um alívio para as mamães que ficam com a região dolorida e sensível nesse período.

Quais são as funções desse sutiã?

As mamas das lactantes também tendem a liberar secreção (colostro), especialmente no pós-parto. E o sutiã precisa se adequar a essa nova situação. Inclusive, esse também é um dos motivos de ele ter o forro de algodão. Pois, o algodão absorve melhor a umidade. Confira aqui os diferenciais da fibra têxtil de algodão.

Outra vantagem desse modelo é que a lactante não precisa retirar completamente a peça para o bebê ser amamentado. Por isso, os fechos nas alças são simples e práticos!

Uma das funções desse sutiã é também ajudar a evitar a ação da gravidade – já que os seios ficarão mais volumosos durante a gestação. Por isso, um sutiã que tenha uma boa sustentação na base, é importante! O modelo não deve ser muito apertado mas também não pode deixar as mamas sem suporte, pois isso pode provocar flacidez.

Quais são os principais modelos?

O tipo clássico de sutiã de amamentação tem o fecho de abertura na frente. E quando a “janelinha” se abre para a mãe amamentar, as alças continuam segurando a peça. Ele deixa os mamilos respirarem e é desenhado especialmente para o aleitamento. O fundo pode ter um modelo em outro tecido ou estampa, tornando a peça mais bonita.

Para quem deseja esconder nas roupas as alças mais largas do sutiã, o modelo nadador é perfeito. Ele também faz uma compressão leve nos seios e permanece sempre fechado nas costas, o que evita uma abertura acidental.

Há gestantes que escolhem modelos especiais para dormir. Nesse caso, o ideal é investir em peças sem bojo ou arame, para não machucar os seios. O estilo camiseta ou o sutiã de sustentação — muito utilizado por quem tem seios fartos — é o indicado e ajuda a manter uma elevação natural dos seios.

O que você achou do nosso artigo? Ele vai ser útil para você e suas clientes? Você tem alguma dúvida sobre as vantagens de usar esse modelo? Compartilhe com a gente nos comentários!