Dentre as ferramentas de marketing digital mais populares e de fácil uso, estão as mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, muito utilizados no Brasil. Porém, o desafio é saber como usá-las de forma a trazer resultados positivos, e aumentar as vendas do seu negócio. Se você é varejista, por exemplo, precisa saber como usar o Instagram para sua loja fortalecer a presença online, e assim, vender mais!

Mas afinal, por que o Instagram? E a resposta pode ser encontrada nos seus números: são mais de 500 milhões de usuários ativos — tal margem representa 20% dos usuários de internet no mundo —, dos quais 29 milhões estão no Brasil.

Em outras palavras, é alta a popularidade da mídia social voltada para o compartilhamento de imagens. E esse é um fator muito atraente para as lojas que desejam expandir a presença online e, assim, aumentar as vendas.

Agora que você já sabe a importância do Instagram para aumentar suas vendas, confira como usá-lo da melhor forma possível!

1. Saiba tudo a respeito do seu público-alvo

Não importa o tipo de ação de marketing digital a ser tomada, primeiro você precisa saber quem deseja atingir. Por isso, identifique sua persona, e estude a fundo o público-alvo. Para isso, você pode considerar alguns fatores, tais como:

  • Os hábitos do seu público na internet
  • Onde se concentra a maior parte desse público
  • Em quais mídias sociais o público-alvo é mais ativo
  • As características da rede — no caso, o Instagram — que podem ser usadas em favor dos negócios.

Se você revende lingeries, por exemplo, certamente seria interessante usar o Instagram para vender mais. Uma pesquisa, realizada pela GlobalWebIndex no ano de 2014, constatou que 51% dos usuários do Instagram são mulheres. E o melhor: mulheres que apreciam o compartilhamento de fotos.

Isso significa que o Instagram é uma grande fonte não apenas de potenciais clientes. Mas, também, de pessoas com forte tendência em compartilhar o que gostam!

2. Estabeleça um vínculo com os seguidores

Por exemplo, em uma loja de lingeries, uma prática que faz toda a diferença para o público feminino envolve o seu relacionamento com a marca.

Muitas marcas de grande sucesso, conseguem estreitar essa relação com os clientes. Por isso, utilize marcas que você gosta, como exemplos e inspiração. E assim, você também dará um passo a frente, para fidelizar ainda mais suas clientes.

Imagine que, em cada publicação, você terá uma grande oportunidade de criar esse vínculo. A loja de lingerie – ou a revendedora – por exemplo, pode se tornar uma verdadeira aliada para a autoestima das mulheres.

3. Utilize fotos de alta qualidade

Ninguém acessa o Instagram para se deparar com fotos pouco atraentes e de qualidade contestável. As pessoas gostam — e querem — ver coisas belas, feitas com o foco voltado para apreciar com os olhos antes de tudo.

E tratando-se especialmente do Instagram, esses princípios ganham um peso enorme! Portanto, faça com que as fotos de seus produtos ou ações sejam inspiradoras. E desse modo, mostre ao seu público o quão profissional e diferenciado é o seu trabalho e a sua marca.

Para ajudar na edição das imagens, você pode contar com a tecnologia. Por isso, use softwares e aplicativos de edição com recursos profissionais, como o VSCO ou o próprio Photoshop. E, se necessário, conte com um designer para garantir que a beleza das fotos chame atenção. Com esses recursos visuais, você conseguirá incentivar ainda mais o compartilhamento e engajamento das suas postagens!

4. Aproveite o poder das hashtags

Quando ouvimos falar em hashtags, logo concluímos que esse termo está tão presente no cotidiano do internauta, que já se tornou um bordão.

Basicamente, as hashtags são um mecanismo — na prática, o símbolo “#” seguido de alguma(s) palavras(s) — que permite aos usuários do Instagram descobrirem as suas publicações. Portanto, elas podem potencializar as publicações de forma bastante considerável. Mas, é preciso utilizar de maneira correta.

Por exemplo, uma hashtag precisa ser sempre nítida e legível. Precisa conter um número bem moderado de caracteres, sempre inserindo iniciais em letra maiúscula e com palavras bem selecionadas. Use hashtags que estejam “na moda” e esteja alinhada à linguagem do seu público-alvo.

Neste post, vimos o quanto o Instagram pode ser uma ferramenta de altíssimo potencial para a sua loja. Assim como a necessidade em saber utilizar a rede corretamente — valorizando todos os detalhes que fazem diferença.

Por fim, seguindo as nossas dicas, com certeza sua loja estará agindo com maior sabedoria ao usar o Instagram para vender mais.

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