A atuação como revendedor autônomo traz algumas dificuldades, sendo necessário enfrentá-las de frente para obter sucesso. Com certeza, um dos principais desafios de qualquer negócio é descobrir como controlar o estoque com eficácia. Mas, isso é ainda mais complicado quando se trabalha sozinho ou com uma equipe muito pequena.

Pensando nisso, produzimos este post para mostrar como um revendedor autônomo pode aperfeiçoar sua gestão de estoque. Para isso, separamos algumas dicas que você pode colocar em prática ainda hoje. Assim, você poderá superar eventuais problemas e conseguir resultados cada vez melhores. Confira!

1. Mantenha a organização

A disciplina é um fator primordial para o sucesso de qualquer iniciativa. Portanto, o primeiro passo para um bom controle de estoque é ser rigoroso na maneira como as mercadorias são armazenadas. Se a organização do espaço não for cuidadosa, você provavelmente perderá muito tempo procurando peças perdidas.

Com o passar do tempo, a falta de organização pode ser tão prejudicial que você nem perceberá se algum item está em falta ou se já está encalhado há vários meses. Para evitar isso, mantenha um inventário atualizado e determine lugares específicos para guardar cada mercadoria, sem misturar as peças.

2. Analise a demanda

A demanda é o que determina seu giro de estoque. E as oscilações de demanda, indicarão a quantidade ideal de peças a serem compradas dos fornecedores. Para ser mais eficiente nesse sentido, o ideal é fazer um levantamento sobre suas vendas e comparar diversos períodos. Assim, você poderá classificar os produtos de acordo com o volume de vendas e saber quais devem ser priorizados.

Um elemento importante aqui é analisar a sazonalidade. Ou seja, a tendência de crescimento na procura por alguns produtos em determinadas épocas do ano. Você pode aproveitar datas especiais para alavancar as vendas, por isso, prepare-se antecipadamente para evitar furos no estoque.

3. Tenha bons relacionamentos com fornecedores

O apoio dos fornecedores é fundamental em qualquer negócio e pode impactar diretamente nos seus resultados. Geralmente o vendedor autônomo tem um poder de negociação mais limitado do que empresas maiores. Mas, a construção de relações saudáveis pode resultar em acordos vantajosos para os dois lados.

Manter uma parceria de longa data com um fornecedor costuma proporcionar melhores condições de pagamento e até mais agilidade nas entregas. Isso ajuda bastante em casos de emergência, quando seu estoque está baixo e você precisa antecipar algum pedido.

4. Controle entradas e saídas

É importante ter em mente que estoques sempre geram custos, portanto, eles precisam ter a medida certa. A falta de produtos é ruim, mas o excesso também é. Acompanhar com precisão os produtos que entram e saem do estoque é um elemento básico para manter tudo organizado e fazer estimativas de demanda.

Um controle eficiente garante que você comprará novos itens na hora certa e em quantidade adequada. Além disso, é um esforço para impedir que determinados produtos fiquem encalhados por muito tempo, algo que tem relação direta com nossa próxima dica.

5. Faça promoções para eliminar excessos

Por mais que você mantenha uma gestão de estoque exemplar, algumas mercadorias podem ficar encalhadas. A saída para esse problema é transforma-lo em uma oportunidade, criando ações específicas para vender peças paradas e abrir espaço para novos produtos. Além disso, as promoções também são excelentes estratégias para ganhar mais clientes.

Incorporar essas orientações ao seu cotidiano certamente evitará muita dor de cabeça e deixará mais tempo livre para você se dedicar a outras atividades importantes, como controlar as finanças. Gerenciar o estoque adequadamente é um ponto-chave para tornar seu trabalho mais lucrativo.

E aí, gostou desse artigo? Agora que você sabe como controlar o estoque, que tal aprender a explorar melhor as mercadorias que estão nele? Veja como as lingeries de renda podem atrair mais clientes e aumentar suas vendas.