Para quem está pensando em vender lingerie, saiba que a revenda direta é uma tendência que está ganhando (mais) força no mercado brasileiro. Por isso, analisar a viabilidade de abrir uma loja, é uma ótima estratégia!

Vender lingerie é um ótimo investimento, visto que os produtos dessa área, de modo geral, são menos custosos e de uso cotidiano. Logo, são mercadorias de necessidade, de fácil giro. Mas, para seu empreendimento dar certo e proporcionar os resultados esperados, é preciso cumprir algumas etapas essenciais. Inclusive, criando uma espécie de plano de negócios.

Para te ajudar, elaboramos um passo a passo com 10 dicas para você montar e abrir uma loja, conquistar clientes e vender bastante lingerie! Vamos lá?

1. FAÇA UMA PESQUISA DE MERCADO

A primeira etapa é definir quem será o seu público-alvo. Você até pode estar pensando “Mas é claro que o meu público alvo são as mulheres”. Se essa for a sua ideia, trate de se atualizar! Qualquer pessoa, independentemente do gênero, é cliente dos seus produtos.

Existem vários nichos e subnichos de compradores. É possível vender lingeries focando no público plus size, por exemplo.

Por causa da pluralidade, são muitas as opções para quem vai revender, e isso pode ser um obstáculo. Mas, para você não se perder, temos uma dica para conquistar espaço aos poucos, com estabilidade e correndo menos riscos. Nossa dica é aproveitar um pedaço pequeno do mercado para, com o tempo, diversificar.

Por exemplo, se montar uma loja especializada em calcinhas e cuecas, você pode começar com modelos que estejam mais na moda. E assim, conquistar as primeiras vendas e conhecer o potencial público da loja. Com o tempo, você percebe a necessidade de investir em uma linha plus size. Pois, na sua região, essa é uma busca constante.

A partir desse conhecimento, você poderá fazer compras mais acertadas e com maiores chance de vendas. E tenha em mente: quanto mais específico for o seu público-alvo, melhor você poderá atendê-lo.

Nessa pesquisa, considere também a concorrência da região. Estude, além dos clientes, as outras lojas do setor que estão próximas da sua. Procure preencher um espaço na vida de suas futuras clientes que ainda não tenha sido conquistado. E assim, você evitará ser apenas mais do mesmo.

Guarde isto: os consumidores gostam de novidades e reparam quando os vendedores se importam em oferecer produtos diferenciados.

2. TENHA CAPITAL INICIAL

Depois de definir quem será o seu público-alvo e identificar os possíveis concorrentes em sua região, o próximo passo é estimar quanto será necessário para tirar a ideia do papel.

Para começar uma loja de lingerie, o investimento inicial deverá considerar alguns fatores. Tais como, a abertura de empresa, a compra de produtos, a decoração e montagem da loja, vitrines, fachada, aluguel do ponto comercial e contratação de funcionários. São várias responsabilidades, e você pode notar que empreender não é tão simples quanto parece. Apesar da boa possibilidade de retorno, os primeiros meses são duros e podem não ser lucrativos.

Por isso é tão importante reservar uma quantia para o capital de giro da loja, principalmente, porque, como dissemos acima, as vendas podem ser baixas no início. O capital de caixa ajudará seu negócio a se manter sem prejuízos até que as vendas decolem.

Se você quiser entender um pouco mais sobre finanças, confira esse post onde explicamos com mais detalhes.

Vale lembrar que todo o planejamento da loja deve ser feito sem extrapolar os limites do seu capital inicial. Monte o estabelecimento de acordo com o que o seu dinheiro permite e, mais para frente, quando as vendas estiverem boas, você poderá fazer uma reforma!

3. ESCOLHA UM BOM PONTO COMERCIAL

Esse será o fator determinante para o sucesso de sua loja de lingerie: a escolha do ponto certo. O local de seu negócio deverá ser definido levando em consideração o público que você deseja atingir e a quantia destinada para isso.

Abrir sua loja em centros comerciais, preferencialmente perto de outros estabelecimentos do mesmo gênero — local perfeito para atrair a clientela — pode ser bem positivo. Mas, um contraponto é que locais assim são caros. Então, é preciso consultar o orçamento para ver se valerá a pena.

Dito isso, é claro que a melhor opção seria abrir a loja no centro da cidade. Mas, não precisa se preocupar caso o aluguel seja muito caro e você não possa pagar por esse tipo de ponto. O ideal é que a loja esteja localizada em um local com movimentação, então, você pode encontrar opções boas e mais em conta em outros bairros.

É pensando assim que muitas pessoas optam por abrir lojas pequenas perto de casa e até mesmo dentro da própria residência. Neste último caso, embora o ponto possa não ser o melhor de todos, há a vantagem de não ter que pagar aluguel e toda a sua vizinhança já conhecer você. Esse é um diferencial interessante para começar, hein?

4. PROJETE A AMBIENTAÇÃO DA SUA LOJA

O espaço do ponto de venda tem que estar relacionado com a identidade do negócio e, especialmente, adequada para o público-alvo. Invista em displays limpos para expor suas peças, apostando em uma decoração “clean”, para não poluir o visual e valorizar os produtos.

Uma ótima dica é adicionar prateleiras com divisão de categorias, pois, assim, seus clientes poderão encontrar rapidamente o que desejam e terão mais conforto na hora da compra. É possível utilizar cabides criativos para mostrar corpetes e pijamas, por exemplo, em vez de colocar as peças em manequins.

Além de ocuparem pouco espaço, os manequins não são baratos de adquirir, portanto, você pode substituí-los por outros suportes, como araras e balcões.

Confira mais dicas sobre decoração de loja de lingerie aqui!

5. ADQUIRA BONS PRODUTOS PARA REVENDA

A escolha da empresa que fornecerá as peças para revenda é extremamente importante para o sucesso de sua loja. Afinal, de nada adianta o estabelecimento ser lindo, mas o produto ser de péssima qualidade. Os clientes percebem esse tipo de coisa. Confira aqui, como adquirir os produtos da Fidelitá para revender.

A dona ou o dono da loja precisa conhecer a marca que está colocando dentro de seu estabelecimento para, assim, repassar essas informações aos consumidores — isso ajuda muito na decisão de compra.

Opte por empresas que ofereçam produtos bonitos e bem acabados e que, acima de tudo, possuam uma estrutura capaz de fornecer mais peças, à medida que o seu negócio for se expandindo.

Também é importante que você tenha uma grande variedade de produtos à sua disposição, com peças íntimas de diversos tecidos e formatos!

6. TENHA UMA IDENTIDADE VISUAL ADEQUADA

Um passo importante para pessoas que estejam se aventurando em qualquer segmento do mercado é investir em uma boa identidade visual. Isso também é importante para você que deseja vender lingerie. Pois é essa estratégia que vai ajudar o seu empreendimento a ser identificado pelos clientes e até pela concorrência.

Para isso, é essencial contar com a ajuda de um profissional de design. E assim, desenvolver o logotipo do negócio, de acordo com a missão e os valores. Além de alinhar o posicionamento e os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo.

Para possíveis reformas e modificações no ponto de vendas, o auxílio de um arquiteto é importante. Mas, antes de contratá-lo, você também pode usar a internet para se basear e ter boas ideias.

Tudo isso faz parte da estratégia de branding, que é a gestão da marca e todos os elementos de sua identidade visual. Ou seja, representa o que a sua empresa é, quais ideais ela quer transmitir e quais valores quer passar.

Investir em branding te posiciona no mercado, faz sua marca mais forte e a torna única diante do mercado. Portanto, é essencial passar por essa etapa com um bom planejamento.

7. INVISTA EM VITRINISMO QUALIFICADO

A frente da loja é um grande chamariz de clientes. Por isso, você não precisará sempre fazer um excelente vitrinismo se deseja vender lingerie com qualidade e quantidade. Esse é o contato inicial que os clientes terão com a sua loja. E você não quer deixar uma péssima primeira impressão, né?

Antes de mais nada, sua vitrine precisa estar em consonância com a sua identidade visual. Além de chamar bastante a atenção, sobretudo do seu público-alvo.

É indispensável construir um cenário criativo. Mas que não peque por uma grande quantidade de produtos expostos ao mesmo tempo, o que acaba tornando o ambiente pesado e cheio de informações. Então, não tente expor tudo o que você tem a oferecer de uma vez só. O local deve ser bem iluminado e chamativo, mas precisa ser pensado com inteligência para não confundir o cliente.

Lembre-se de seguir o mesmo padrão da vitrine no interior da loja, nas araras e nos mostradores. O que também contribui para formar a identidade visual da marca. Outra dica, é montar a sua vitrine de acordo com as datas comemorativas — sempre procurando se destacar da concorrência.

8. USE TÉCNICAS DE MARKETING

Qualquer tipo de negócio precisa investir em técnicas de marketing para prosperar e aumentar as vendas. Pois uma empresa que anseie pelo sucesso precisa apostar em boas estratégias de divulgação. Afim de, atrair mais clientes e ter melhores resultados no final do mês.

Com o mercado de lingeries, isso não é diferente. Para lojas físicas e pequenos negócios, a propaganda “boca a boca” é uma arma forte. Portanto, certifique-se de prestar um bom atendimento e fidelizar seus clientes.

Aposte também do poder das redes sociais, tão utilizadas nas estratégias de marketing nos dias de hoje. Avise aos seus amigos e familiares sobre o seu empreendimento e peça que divulguem a sua loja. Invista também em perfis profissionais e páginas da marca, como uma fan page ativa no Facebook, uma conta no Instagram ou um site personalizado.

Táticas mais antigas também podem ter bons resultados. Por exemplo, a panfletagem nas imediações da empresa e o investimento na confecção de cartazes atrativos. Desse modo, divulgando os melhores produtos e promoções sazonalmente.

Existem muitas alternativas que você pode testar, mas é bom lembrar que não vale sair apostando em tudo que se lê ou se ouve por aí. Cada marca tem uma necessidade, uma capacidade e toda ação de marketing deve estar alinhada com a estratégia da empresa.

Assim, é essencial ter um panorama dos seus principais objetivos, afinal, cada estratégia deve pretender atingir um resultado. Definir esses objetivos te ajuda a ter mais clareza e evitar que você gaste dinheiro a toa em ações que não trarão resultado. Por isso, você pode seguir esses passos:

  • defina o objetivo de cada ação de marketing;
  • analise quanta verba existe disponível para cada ação;
  • determine um tempo em que a ação ficará disponível;
  • defina todas as regras em caso de promoções;
  • analise se a loja pode comportar essa ação ou promoção;
  • decida em quais canais de comunicação ela será divulgada;
  • controle todos os resultados obtidos em cada ação;
  • elimine ou reformule tudo aquilo que não trouxer resultados satisfatórios.

9. TREINE BEM A SUA EQUIPE

Por fim, o maior valor de qualquer empresa, independentemente do segmento de atuação, está na qualidade do trabalho e do atendimento de seus funcionários. Diante desse contexto, treinar a sua equipe é fundamental.

Um treinamento bem-feito e elaborado pode ter custos, mas isso deve ser encarado como um investimento e jamais como uma mera despesa. Com técnicas mais apuradas, seus colaboradores poderão proporcionar um atendimento melhor e, com isso, sua loja terá mais vendas, clientes satisfeitos e fiéis.

Workshops, palestras e cursos de aperfeiçoamento podem ser excelentes oportunidades para reforçar os conhecimentos do seu time, mas as melhorias não são feitas apenas por meio de ações externas. Você também pode instituir reuniões periódicas para transmitir novas informações e estimular o senso de time entre os seus vendedores.

10. ESCOLHA BONS FORNECEDORES

O fornecedor é uma peça importante no sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, a qualidade dos seus produtos, sua conformidade com as tendências, a variedade e muitos outros aspectos importantes vão depender desses parceiros.

Crie uma rede de contatos

Uma das melhores maneiras de chegar até bons fornecedores é fazer networking, criando uma rede de contatos influente, que pode oferecer boas dicas. Para isso, além de frequentar feiras do segmento, você pode usar as redes sociais.

Faça uma pesquisa

Ter fornecedores indicados por conhecidos já é uma grande vantagem, mas você não deve se guiar apenas com essa informação.

Pesquise tudo sobre cada um deles visitando suas redes sociais, site e fazendo buscas na internet. Hoje é muito fácil encontrar informações sobre um fornecedor online.

Visite seus fornecedores e suas fábricas

Conheça de perto seus fornecedores, fazendo uma visita em seu escritório ou até mesmo nas fábricas. Conhecendo e tirando todas as suas dúvidas sobre prazos de entrega, preços e assim por diante.

Um fornecedor transparente vai abrir as portas e se propor a tirar todas as suas dúvidas sobre qualquer assunto.

Abrir qualquer negócio é um desafio e tanto, mas temos certeza de que tudo ficará mais fácil se você seguir as dicas que nós citamos. As dicas sobre como vender lingerie são focadas em lojistas, mas tenha em mente que elas são muito úteis também para quem deseja trabalhar com revenda.

Independentemente da escolha, o importante é que você não desista de vender lingerie, por mais difícil que o começo possa parecer. Com o passar do tempo, você conseguirá enxergar os lucros!

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