A sobrevivência do mercado varejista depende principalmente, da rotatividade de produtos e do volume de vendas. Inclusive, não importando tanto qual seja a época do ano ou de como esteja a situação econômica do país. Por isso, para que você consiga manter um volume de vendas satisfatório, separamos 4 dicas de promoções criativas.

Entendemos que, para a empresa se manter competitiva, é necessário considerar vários fatores. Por exemplo, a qualidade do produto, preços, credibilidade da marca e perfil do consumidor.

Entretanto, às vezes é preciso dar um “empurrãozinho” a mais para que as vendas mantenham-se em alta. Por isso, mostraremos algumas promoções criativas que ajudarão seu negócio a vender bem.

Continue a leitura do artigo para conferir!

1. Promoção em forma de incentivo à cultura

Este é o formato de promoção, com estratégias que promovem a venda de produtos por meio de concursos e ações culturais. Desse modo, você pode inclusive valorizar os talentos de seus consumidores. Se buscarmos em marcas evidenciadas na mídia, poderemos encontrar vários exemplos práticos.

Um deles, é o caso da batata Ruffles que realizou um concurso em que os consumidores deveriam criar sabores. Após, os sabores mais criativos foram escolhidos, produzidos e comercializados. Além disso, os criadores receberam prêmios em dinheiro. A grande sacada da Ruffles foi a ação de marketing que incentivou os consumidores a comprar mais produtos. Pois, isso aumentava as chances de vencer o concurso.

Portanto, caso sua empresa esteja com dificuldades para alavancar os resultados de vendas, aderir à promoções criativas que incentivam a cultura pode ser uma grande solução.

2. Promoção das bexigas da sorte

Esta promoção consiste em simplesmente pendurar diversas bexigas por toda a loja. As quais, contém papéis com ofertas, descontos e vale-brindes em seu interior.

Então, defina uma quantidade de produtos, ou um valor mínimo de compras, para o cliente poder participar da promoção. Assim, ele ganha o direito de estourar uma dessas bexigas para descobrir qual será o seu prêmio.

Essa é uma ótima estratégia para incentivar a venda de produtos, em maiores quantidades. Pois você pode limitar uma compra mínima. Inclusive, você pode direcionar que o cliente precisa comprar uma peça “encalhada” no seu estoque.

Já para o cliente, a vantagem é grande, pois ele receberá prêmios. E certamente, será atraído a comprar novas peças e até mesmo indicar a marca para amigos e parentes.

3. Promoção por frequência de consumo

Nossa terceira dica de promoção, é implementar um sistema para acompanhar a frequência que seus clientes têm consumido em sua loja. Seja por meio de selos, cartões, tickets, ou até mesmo no software de gestão financeira da empresa.

Dentre as formas de “recompensa”, você pode estipular um determinado valor ou número de compras que o cliente precisa realizar. E assim, ele ganha o direito a uma peça grátis ou alguma vantagem específica.

Além de incentivar o aumento no volume de vendas, essa estratégia pode fidelizar o consumidor. E até mesmo prospectar novos clientes por meio de indicações dos antigos.

4. Promoção da roleta da sorte

Para finalizar nossa lista de promoções criativas, separamos uma estratégia muito interessante. A qual pode atrair os clientes mais tradicionais.

A promoção da roleta da sorte consiste em oferecer ao consumidor – que atingir uma determinada meta de compras na loja – a possibilidade de girar uma roleta para ganhar um benefício extra.

Os benefícios podem ser:

  • brindes;
  • porcentagens de desconto;
  • bônus para compras futuras.

Entre outras premiações que podem despertar o interesse do cliente em continuar consumindo com sua empresa.

Você tem ideias de mais promoções criativas que deseja compartilhar? Então deixe um comentário contando para a gente!