Ver os negócios em expansão é o sonho de qualquer empreendedor. Afinal, esse é o termômetro que prova que uma empresa está crescendo. Mas, apesar das inúmeras vantagens de abrir novas lojas, é preciso ter consciência sobre os riscos desse investimento. Que pode, inclusive afetar a sua primeira loja.

Por isso, é preciso se preparar e fazer algumas análises antes de encarar esse desafio. Para ajudar você nesse processo, separamos algumas características capazes de sinalizar o momento certo de expandir seu negócio. Quer descobrir? Então acompanhe este post!

Quando o mercado está aquecido

O ambiente externo da empresa deve ser considerado em qualquer tipo de decisão, principalmente quando se pretende expandir o negócio. Ninguém se arrisca a abrir novas lojas quando o mercado está pouco movimentado ou quando apresenta quedas de vendas. Pois, essa realmente não é a melhor hora para ousar.

Portanto, faça uma boa análise de como anda o setor de moda íntima e faça disso o pontapé do seu projeto. Procure dados sólidos e evite fontes pouco confiáveis.

Quando há entrada de capital considerável

A melhor maneira de ver uma empresa crescer é investir todo valor que entra a mais na conta do negócio. Isso também é válido para possíveis expansões.

Então, se você tem um valor considerável entrando nas contas da empresa pode ser a oportunidade perfeita para expandir. Desde que essa ação esteja alinhada às necessidades do empreendimento.

Mesmo assim, é importante aproveitar a oportunidade quando se tem um plano bem estruturado. Já que a maior dificuldade de muitos empreendedores é conseguir capital para tirar seus projetos do papel.

Quando as dívidas estão quitadas

É comum que algumas empresas acumulem dívidas ao tentar fazer investimentos maiores. Mas, quando há um número muito elevado a quitar é interessante adiar o projeto de expansão e esperar a situação financeira se estabilizar.

Uma loja nova requer muito investimento e dedicação nos primeiros anos e, muitas vezes, o retorno demora a aparecer.

Para que esse retorno pague as dívidas e traga lucro o tempo é ainda maior, por isso, abrir uma loja em meio às dívidas é um risco muito perigoso.

Quando a demanda aumenta

Aumentar a demanda de vendas é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo? Mas, com o aumento vem também a ansiedade por expandir o negócio e criar ainda mais chances de venda.

O aumento de demanda é mesmo um ótimo sinal de que você pode crescer, desde que não se baseie apenas nessa informação para tomar decisões.

Procure entender por que seus produtos têm sido mais procurados e os motivos por trás desse interesse. Para que haja sucesso é preciso compreender essas razões, reproduzi-las e melhorá-las. Assim, é possível garantir o sucesso nas outras lojas também.

Quando há estabilidade financeira

Sua loja está bem situada no mercado? Você possui uma renda estável há um bom tempo? Se sua resposta para essas perguntas é “sim”, você já tem um ótimo requisito que valida a possibilidade de abrir um segundo espaço.

A estabilidade financeira garante a sua segurança caso haja algum problema com os ganhos do outro espaço. Por isso, será muito útil ter uma renda bem organizada e direcionada nos meses em que você ainda não estiver recolhendo lucros.

Se sua renda não é estável, será preciso lidar com a grande preocupação de manter dois negócios funcionando, afinal, nem o principal está organizado.

Para ver seus negócios em expansão é preciso, antes de mais nada, de planejamento. Levante a maior quantidade de informações sobre o mercado e o seu negócio. Tenha uma boa base financeira e comece aos poucos, com a certeza de que pode administrar mais de um negócio por vez. Organização e precaução são a chave para tudo dar certo!

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