O mundo da moda é cheio de debates e contradições. Por um lado, sempre houve o estigma das modelos de passarela super magras e da chamada ditadura da beleza. Porém, não é de hoje que outro segmento vem ganhando muito destaque: o mercado plus size. Neste setor, as roupas e lingeries plus size são criadas especificamente para pessoas que vestem acima da numeração 44.

Também não é para menos: este é um mercado em forte ascensão no Brasil e no mundo. Foi-se o tempo em que beleza era sinônimo de magreza. E a cada dia que passa, mais marcas são extremamente criticadas por criarem peças apenas em tamanhos pequenos. E também por exporem em suas vitrines manequins esquálidas e bem longe da nossa realidade.

Por isso, o objetivo deste artigo é mostrar como sabemos pouco sobre o plus size. Afinal, está mais do que na hora de darmos a devida atenção a esse mercado que cresce dia após dia. Continue com a gente na leitura e venha descobrir mais sobre esse universo!

O que significa exatamente plus size

Em primeiro lugar, nada de achar que modelo plus size é gorda. Afinal de contas, tudo é uma questão de como você olha para as medidas. Há mulheres e homens com porte físico maior e, nesses casos, seu peso é naturalmente maior.

Por outro lado, mesmo quem está acima do peso pode sentir-se bem consigo mesmo. Não cabe a ninguém desvalorizar aquela pessoa. Mas o importante é estar saudável. Tirando isso, valorizar o corpo e libertar-se das pressões sociais só pode ser maravilhoso!

Oportunidade de ouro

E é justamente por ser tão carregado desse fator positivo de aceitação e de conquista da autoconfiança que a moda plus size vem se ampliando. De acordo com a Associação Brasileira de Vestuário (Abravest),por exemplo, o setor movimenta mais de 90 bilhões de reais por ano e cresce em uma média de 6% a cada 12 meses.

É um segmento para quem está disposto a lidar com clientes exigentes e altamente fidelizáveis, que buscam por uma marca de qualidade e com bom atendimento às necessidades específicas de cada um. É possível destacar, por exemplo, que os homens plus size tendem a valorizar, sobretudo, o conforto e o estilo. Já as mulheres buscam peças sensuais, que realcem seus pontos fortes e que sejam versáteis.

Sensualidade sem limites no mercado plus size

Sim, as mulheres que usam peças plus size também querem roupas sensuais (e lingeries sensuais também!). Esse é, infelizmente, mais um preconceito que precisa ser vencido: o de que as roupas com numerações maiores precisam ser largas, insossas e entediantes.

Veja o caso da modelo Ashley Graham, que tem 28 anos e não fica apenas nos desfiles, mas criou sua própria grife de lingeries sensuais plus size. É realmente uma quebra de paradigmas. Outro exemplo ótimo foi a criação da campanha #IAmSizeSexy (#EuSouDoTamanhoSexy, em tradução livre), criada pela empresária e modelo, que incentiva as mulheres a apreciarem seus corpos como são.

A moda plus size tem aparecido cada vez mais em eventos como o São Paulo Fashion Week, mostrando que é um nicho de mercado que ainda pode ser muito explorado.

Atendendo quem sabe o que quer

Mas não pense que é fácil conquistar os clientes plus size. Embora exista uma grande demanda por vestuário desse tipo, os consumidores possuem suas especificidades, e nem toda roupa em tamanhos grandes possui a modelagem correta para o segmente plus size.

Os clientes plus size possuem tipos de corpos diferentes, mas também querem estar atualizados com as últimas tendências de moda. Por isso, a qualidade e o atendimento personalizado para as vendas são dicas importantes para quem pretende investir no mercado plus size.

Vale também, cuidar na escolha dos fornecedores quando for adquirir suas roupas e lingeries plus size. Compare e analise todas as opções, para escolher as marcas que atendem aos quesitos de modelagem, qualidade e design atualizado com a moda.

A vestibilidade e o caimento das peças são essenciais

Bom, você já viu como é necessário ficar de olho nesse universo e que é uma ótima oportunidade de crescimento para as vendas. Mas não adianta apenas investir em peças maiores, sem se preocupar com a qualidade da modelagem e o conforto das peças.

É bastante comum ver roupas plus size retangulares e sem forma, só por serem de tamanhos maiores. Realmente isso acaba com o look de qualquer pessoa, seja ela de qualquer peso ou formato de corpo.

Para os clientes plus size, o mais indicado são peças volteando o quadril e acinturadas, principalmente nas costas. Assim, a roupa ganha a forma do corpo e cria, até mesmo, um bom look para quem quer valorizar suas curvas. Para as mulheres, as blusas com decotes estratégicos realçam a sensualidade e valorizam a beleza da silhueta feminina.

No caso das lingeries plus size, a sensualidade pode (e deve) estar alinhada ao conforto e à vestibilidade. Por isso, lingeries com modelagem de qualidade são essenciais para vestir bem e agradar a cliente plus size.

Quando o foco está no conforto, é indicado escolher sutiãs com base mais larga, em tecidos com elastano. As alças também devem ser mais largas, e os sutiãs com bojo proporcionarão uma melhor sustentação para os seios. Os bojos também devem ser do tamanho ideal dos seios da mulher. Se for maior, ele deixa uma linha marcando acima do peito. Já se for menor, o bojo divide o seio e causa muito desconforto.

Por isso, os sutiãs da Linha Plus da Fidelitá possuem numeração diferenciada para base e bojo, pois o sutiã precisa vestir as curvas da mulher de forma confortável e natural.

Para as calcinhas, os tecidos com elastano de leve compressão são a melhor escolha para vestir com conforto. Além disso, outra tendência é escolher as calcinhas com cós médio ou alto. Nada de laterais com tiras, ou bem estreitinhas, pois não vão realçar as curvas, e ainda trarão desconforto para a sua cliente.

A opinião da mulher sempre vai importar

Apesar das sugestões, respeitar o que cada mulher gosta é fundamental. Tem mulher que vai preferir, por exemplo, o sutiã sem bojo ou a peça toda rendada. Cada corpo é um corpo e a individualidade da cliente sempre deve ser levada em conta. Aliás, ter uma diversidade de modelos dá à mulher possibilidade de escolha.

Levando essas dicas em consideração, investir em oportunidades no setor de plus size tem tudo para dar certo. Afinal, estima-se que cerca de 60% das mulheres brasileiras estarão em situação de sobrepeso até 2020. Elas querem (e merecem!) estar bem consigo mesmas e lindas.

O mercado plus size chegou para ficar e para quebrar muitos preconceitos. É uma realidade e deve ser visto, inclusive, como uma oportunidade de crescimento para alavancar suas vendas e ampliar o seu público.

Gostou deste texto? Então assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes sobre negócios e moda!