Não ter os produtos quando os clientes procuram o seu estabelecimento comercial, deixando de realizar vendas por ineficiência na gestão de estoque, é sinônimo de prejuízo, não é verdade? Mas pensar em ter produtos “encalhados” também não é nada interessante. Então, encontrar o equilíbrio, é a resposta, para saber como vender peças paradas, e conseguir melhorar o giro de estoques na sua loja.

Por isso, é importante administrar o estoque corretamente. Fazendo com que, além de os produtos não ficarem parados, ao mesmo tempo não faltarem, caso o consumidor esteja à sua procura.

Neste artigo mostraremos as melhores práticas para vender peças paradas no estoque. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

Avalie o tempo de urgência de venda

Em um bom planejamento de gestão de estoque, o primeiro passo é analisar a gravidade de cada produto parado. Assim, você irá mensurar o tempo que cada item está armazenado, para poder classificá-lo mediante a urgência de venda.

Portanto, separe os itens em três grupos. Por exemplo, organizando-os por ordem de tempo em estoque como 30, 60 ou 90 dias sem saída.

Dessa forma, você terá muito mais facilidade para definir estratégias para vendê-los. Além de saber qual produto tem mais urgência de ser vendido, para que o seu investimento não seja completamente desvalorizado.

Ofereça combinação de produtos

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre a necessidade de venda de cada peça parada em seu estoque, é hora de começar a colocar as estratégias em prática!

Uma tática muito eficiente para vender produtos parados é a venda combinada. Na qual, você define promoções quando, ao comprar um produto, o cliente ganha outro de “brinde” com um pequeno valor adicional.

Além disso, você pode colocar o item parado em promoção e ofertá-lo com outra mercadoria com o preço normal. Por exemplo, ofereça um conjunto de lingerie: a peça parada mais a peça normal.

Por mais que o cliente não esteja em busca da peça parada, ao vê-la em promoção as chances de comprá-la são muito maiores. Principalmente por conta de estar com o preço mais baixo.

Invista em promoções criativas

Antes de prosseguir, é preciso lembrar que as liquidações são, de fato, uma ótima forma de se desfazer das peças paradas. Mas, quando realizadas com muita frequência, os seus clientes podem ficar mal acostumados. Pois irão esperar apenas por essa época para comprar com descontos.

Portanto, tome cuidado com as liquidações! Apesar de elas aumentarem a quantidade de venda de forma explosiva, precisam ter uma data limite. Por exemplo, “somente enquanto durarem os produtos em estoque”. Se você fizer promoções com muita frequência, o efeito posterior pode afetar o seu negócio, reduzindo as vendas futuras de forma brusca.

Por isso, invista em promoções criativas, para manter uma frequência positiva de clientes. Porém, sem que a sua lucratividade seja prejudicada, tais como:

Descontos especiais

Ofereça descontos atrelados a condições especiais. Por exemplo, ao comprar a peça Y, o cliente ganha um megadesconto na peça X (peça parada).

Brindes

Ao comprar o produto Y, ou em compras acima de determinado valor, o cliente ganha – de brinde – o produto X (peça parada).

Vale ressaltar que esse tipo de tática não somente ajuda a vender os itens parados, otimizando a sua gestão de estoque. Mas também aumenta o ticket médio do estabelecimento, prospecta novos clientes e fideliza os consumidores antigos.

Reposicione o produto em local estratégico

Uma das estratégias mais utilizadas no comércio varejista é o posicionamento das mercadorias, entre as zonas quente e fria da loja. A maneira como elas estão distribuídas na loja pode elevar ou diminuir as suas vendas.

Por isso, é muito comum que as peças com mais saída estejam sempre em evidência, posicionadas nos lugares mais iluminados e com maior fluxo da loja.

Entretanto, quando a sua gestão de estoque determina que está na hora de se desfazer das mercadorias paradas, é hora de começar a remanejar tudo de novo.

Considere posicionar os itens parados em lugares mais visíveis, expondo-os de forma mais explícita e em lugares estratégicos, para que os clientes não passem direto sem vê-los.

Vale lembrar, ainda, que os vendedores também não devem esquecer de ofertar esses produtos, mostrando o seu valor aos consumidores.

Nossas dicas de gestão de estoque para vender peças paradas foram úteis? Então confira também as nossas 5 dicas de marketing de moda para colocar em prática hoje!