Em se tratando de aumento de lucros e crescimento de vendas, muito se fala da necessidade de captar cada vez mais novos consumidores. Contudo, é vital que o empreendedor dê atenção àqueles que já são seus clientes. Pois a fidelização de clientes é peça chave para quem deseja continuar competitivo no varejo de moda.

Abaixo mostraremos 5 ótimas dicas, sobre como fidelizar clientes e impulsionar suas vendas. Acompanhe!

1. Conheça seu cliente

É importante direcionar o foco bem como as estratégias de propaganda e de fidelização a um público determinado. Por isso, o lojista deve ter em mente quem são seus possíveis clientes, ou seja, seu público-alvo.

Sabendo, por exemplo, que tipo de produtos eles procuram, suas preferências de cores e modelo etc. Dessa forma, pode-se direcionar de maneira mais assertiva e eficaz uma propaganda ou promoção com o intuito de fidelizar uma gama maior de consumidores.

Para isso, uma breve pesquisa de mercado pode ser uma boa tática para conhecer o público-alvo que você pretende atingir.

2. Esteja atento às novidades do mundo da moda

Para manter as vendas aquecidas é de grande valia que o lojista esteja atento às novas tendências da moda. Novidades em termos de cores, estilos ou mudança de estação são diferenciais. Os quais devem ser observados na hora de adquirir mercadorias para revenda.

Clientes que sempre retornam a uma determinada loja desejam produtos diversificados em relação àqueles que já tinham observado na última compra. Por isso, apresente inovação em produtos para dar mais vazão às vendas!

3. Ofereça produtos de qualidade

Não deixe que a reputação de sua loja seja associada a produtos de má qualidade ou a marcas duvidosas. Não basta apenas comercializar produtos da moda, o lojista deve buscar qualidade nos produtos que vai revender.

Um cliente que adquiriu um produto defeituoso ou de pouca durabilidade tenderá a buscar uma nova loja em sua próxima compra. Prejudicando, assim, o processo para fidelização do consumidor.

4. Utilize um programa de fidelização

Que tal um tratamento especial para aqueles consumidores fiéis? É isso que propõem os programas de fidelização. Uma ótima dica é criar um cadastro de clientes em que serão computados pontos para aqueles que comprarem em sua loja. Os pontos acumulados podem se destinar à aquisição de descontos ou brindes.

Em tempos de concorrência acirrada, é válido dar valor maior aos clientes que constantemente vão à sua loja. A consequência desse ato é um cliente satisfeito que acabará sendo um ótimo porta-voz para atrair novos consumidores.

5. Dê atenção ao pós-venda

As lojas físicas não são obrigadas por lei a trocar produtos que não tenham defeito. Mas, para oferecer mais comodidade e visando fidelizar o cliente é ideal que o lojista combine condições de troca com o consumidor.

O importante é combinar condições de troca já na hora da venda. Por exemplo, o prazo ou dia da semana específico para trocas, evitando constrangimentos futuros para consumidor e vendedor.

Vale ressaltar que, se o comerciante vender seus produtos fora da loja, pela internet, telefone ou catálogo por exemplo, estará obrigado a realizar a troca do produto mesmo que não haja defeito, no prazo de sete dias, de acordo com o Código de defesa do Consumidor. Então, se pela internet a troca é prevista em lei, vale considerar que a compra em loja física também pode seguir essa mesma prática!

Com estas 5 dicas, praticadas com consistência, você terá grandes chances de aumentar suas vendas! Portanto, sempre pratique a fidelização de clientes. Pois a rotatividade deles em sua loja será a base de sustentação financeira para o desenvolvimento do seu negócio!

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